Viajar por Minas Gerais, principalmente nas cidades históricas, é uma oportunidade de fazer uma viagem no tempo, já que a história do estado se confunde com a do nosso próprio país.
Há cidades que são consideradas patrimônio histórico do Brasil, convidando o turista a conhecer igrejas barrocas, ladeiras e casarões antigos que preservam e recontam o período do ciclo do ouro brasileiro.
Entre essas cidades, umas das menos conhecidas é Catas Altas, mas isso não quer dizer que ela seja menos interessante, muito pelo contrário! Se você quer fugir do óbvio e ainda aproveitar todo o turismo histórico e ecológico que o estado mineiro oferece, então não deixe de conhecer Catas Altas MG!
Veja, neste artigo, curiosidades sobre o município, o que fazer e onde se hospedar! Vamos lá?
Sobre Catas Altas
Como dito na introdução deste artigo, Catas Altas é um município localizado no estado de Minas Gerais, contando com uma população de cerca de 5.300 habitantes.
Sua distância até a capital, Belo Horizonte, é de apenas 121 km, fazendo fronteira com a famosa cidade histórica de Mariana. Catas Altas foi fundada em dezembro de 1703. mas só teve sua emancipação regulamentada, ou seja, adquiriu autonomia política e social, em 1995.
Geografia
O município tem uma área total de 240,042 km², sendo o tipo climático predominante o Tropical de Altitude. Esse clima é caracterizado por verões mais amenos decido à altitude elevada, não ultrapassando os 30º graus. Já no inverno pode fazer aquele friozinho gostoso de acender uma lareira ou aquecedor, com grandes possibilidades de geadas e temperatura mínima média de 6º.
Indicadores
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado mediano comparado às outras cidades do País, com 0,684. O Produto Interno Bruto (PIB) total, de acordo com a última medição do IBGE em 2016, é de R$ 257 090. Já o PIB per capita, que é o produto interno bruto dividido pela quantidade de habitantes, é de 48 746,71.
Curiosidades
O nome Catas Altas foi dado devido às escavações por ouro que eram feitas com bastante profundidade no alto do morro. Com o intuito de preservar todo o acervo cultural, histórico e religioso da cidade, o Poder Público decretou o tombamento de todos os limites urbanos de Catas Altas.
Assim, grande parte das construções de Catas Altas, como a igreja Matriz, casarões e praças, não poderá sofrer mudanças ou reformas que descaracterizem o design e a arquitetura do período histórico em que foram construídos.
Destinos turísticos de Catas Altas
Veja alguns pontos turísticos que você não poderá deixar de conhecer quando estiver visitando Catas Altas.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
A igreja costuma ser o ponto inicial dos turistas, já que ela fica na praça principal da cidade. Apesar de ser uma construção barroca, como a maioria das igrejas de Minas, a Matriz de Catas Altas se diferencia por um detalhe bastante peculiar: ela nunca foi concluída!
Pois é! O início das obras se deu lá no século XVIII, demorando quase 90 anos para ter o aspecto que podemos apreciar hoje em dia. No entanto, suas instalações nunca foram terminadas, já que, devido à decadência do Ciclo do Ouro, não houve mais recursos financeiros para que ela ficasse pronta por completo.
Esse fator, no entanto, não tira sua beleza e a faz ser especial quando comparada às inúmeras igrejas com design semelhante espalhadas pelo estado.
Cachoeiras
Poucas coisas nessa vida têm o poder revigorante que um bom banho de cachoeira proporciona, não é mesmo? Apesar de o clima da região não ser dos mais quentes, é praticamente impossível visitar Catas Altas e não conhecer a Cachoeira da Santa.
Sua queda d’água tem um comprimento de cerca de 8 metros e ela pode ser visitada de carro até o ponto onde termina a linha do trem. A partir desse trecho, há uma pequena trilha que só pode ser feita a pé.
O recomendado é que o turista traga toalha para se enxugar e roupas secas para se trocar depois do mergulho, já que, como dito, mesmo no verão as temperaturas não costumam subir tanto, e as águas são bastante geladas. Além disso, se decidir passar bastante tempo por lá, leve alimentos (de preferência aqueles que não fazem tanta sujeira) e recolha seu lixo ao ir embora.
Além da Cachoeira da Santa, existem várias outras espalhadas por Catas altas, como:
- Cachoeira do Valéria;
- Cachoeira Maquiné;
- Chapada do Canga;
- Cachoeira do Quebra-Ossos.
Se a sua estadia na cidade for longa, vale a pena conhecer cada uma delas.
Santuário do Caraça
O Santuário do Caraça foi fundado em 1774 com o objetivo de oferecer hospedagem aos peregrinos,encontrando-se no local a primeira igreja neogótica construída no Brasil, que conta com um jardim muito bem preservado e, em seus arredores, pode-se apreciar a vista de belas montanhas e diversas cachoeiras.
Além disso, nesse santuário é possível ainda conhecer uma biblioteca e um museu que ficam localizados no antigo colégio responsável pela formação educacional de figuras de destaques da nossa história, como Artur Bernardes e Afonso Pena.
Gastronomia
O restaurante mais conhecido e visitado na cidade de Catas Altas é o La Violla Brasserie. O cardápio é composto de comida brasileira e conta com a produção de cerveja artesanal. Sua decoração é rústica, com ambientes simples e acolhedores.
Para quem está acostumado com ritmo de cidade grande, vai um alerta: a maioria dos restaurantes, na hora do almoço, começa a servir comida a partir de 11h e encerra os serviços por volta de 14h. Por isso, se quiser almoçar em um restaurante de Catas Altas, vá cedo!
Hospedagem
Catas Altas conta com diversas pousadas com ótimo custo-benefício devido à pouca exploração do turismo na cidade. Várias delas proporcionam aos hóspedes uma bela vista para a serra, café da manhã típico mineiro e proprietários e funcionários bastante solícitos, que preservam a simpatia e a simplicidade do estilo de vida do interior.
Como visto, Catas Altas MG é uma cidade que não pode faltar na sua lista de lugares a serem visitados no Brasil. Para aproveitar ainda mais a paisagem e o ambiente, o ideal é optar pela locação de um carro, já que ele oferecerá todo o conforto e comodidade de que você e a sua família precisam.
E então, gostou do artigo? Aproveite e curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma das nossas dicas de viagem!
Preencha o formulário abaixo e economize na sua próxima locação: