Por que terceirizar uma frota pequena?
Com o cenário econômico do país tão volátil na atualidade, empresários buscam meios de manter a estabilidade financeira de seus negócios. Uma das opções encontradas tem sido a terceirização de veículos.
Para empresas de médio ou grande porte, terceirizar a sua frota é principalmente uma questão de redução de custos. Porém, para pequenas empresas, a terceirização tem um papel até mais importante.
Ao contratar essa prestação de serviços, elas conseguem ganhar um fôlego financeiro maior, já que trabalham com fluxos de caixa quase sempre justos. Além disso, não precisarão alocar um colaborador para administrar essa atividade. Dessa maneira, você poderá aproveitar o seu funcionário em outras tarefas mais relevantes a atividade-fim do negócio.
Como funciona o processo de terceirização?
A terceirização de frota é um processo muito simples. Primeiramente, é necessário encontrar a locadora de veículos que mais se encaixa com o perfil da empresa e fazer uma solicitação.
Um representante comercial se desloca até a instituição para fazer o levantamento da frota, da sua demanda e das suas principais necessidades. Em seguida, ambas as empresas entram em acordo sobre os itens a serem cobertos pela locadora, como:
- tipo e quantidade de veículos;
- serviços de manutenção;
- proteção veicular;
- reserva de frota;
- prazo da contratação;
- controle de multas; dentre outros.
Logo, é desenvolvida uma proposta comercial, para atender às necessidades da empresa, que esteja de acordo com a sua realidade. Depois de todas essas verificações, é firmado o contrato entre as partes.
Além disso, as locadoras permitem que os clientes façam, em empresas de comunicação visual, a personalização dos veículos. Essa é uma prática muito interessante para as empresas que querem investir na divulgação de sua marca, o que ajuda a fortalecer a imagem dela perante o mercado.
Quais são as vantagens da frota terceirizada?
As funções de um veículo em uma empresa são inúmeras. Geralmente, são utilizados para deslocar funcionários, realizar entregas de mercadorias, visitar clientes, buscar encomendas, entre outras.
As despesas com esses automóveis custam caro para uma instituição, começando pela sua compra. Depois, vêm os custos com taxas obrigatórias, impostos, seguros, manutenção, depreciação do veículo, dentre outros.
Muitas vezes, quem opera com frota pequena não tem o devido conhecimento sobre os riscos de uma desmobilização, que acarreta em:
- desvalorização alta;
- falta de liquidez;
- problemas com documentação;
- risco de inadimplência.
Com a terceirização, é possível eliminar todos esses custos diretos, que ficarão por conta da locadora de veículos. Além do mais, ela é bem flexível: é possível aumentar ou diminuir a frota para atender a um rápido aumento ou diminuição de demanda — ainda mais em um país com economia tão instável quanto o Brasil.
A seguir, veja mais algumas vantagens.
Redução de custos sem perda de eficiência
Reduzir os custos de uma empresa não é uma tarefa muito fácil. Por isso, esse processo deve ser desenvolvido com muita cautela, sem prejudicar a sua produtividade.
Como dito, a terceirização de frota elimina todos os custos diretos relativos à manutenção de um automóvel e possibilita que a eficácia da empresa se mantenha ou aumente. Isso porque ela poderá voltar toda a energia gasta pelos seus colaboradores com a gestão de frota para outras atividades.
Além disso, de uma forma geral, não será necessário perder tempo e dinheiro com veículos parados em manutenção, enquanto seu automóvel poderia fazer entregas ou visitas, por exemplo. Sempre que isso acontece, as locadoras logo providenciam a substituição desses veículos.
Frota sempre renovada
Ao terceirizar a frota, você terá uma substituição regular dos seus veículos. Além de poder contar com carros sempre novos — o que traz mais conforto e segurança para seus colaboradores —, sua empresa não precisará se preocupar com ociosidade e custo com novo investimento.
Essa vantagem é muito interessante, pois você não precisa dar atenção à troca dos veículos sempre que estiverem com valor depreciado ou se começarem a apresentar problemas. É uma economia de recursos importantíssima, uma vez que sabemos que valores de automóveis, seguro, taxas, e manutenção são elevados no Brasil.
Além do mais, seus clientes observarão que a frota da sua empresa é formada por veículos novos e de qualidade. Isso passa uma visão muito positiva de que o empreendedor preocupa-se com a qualidade de seus bens e presta serviços visando conforto dos fregueses e colaboradores.
Possibilidade de personalização do veículo
Com a terceirização, é possível personalizar o seu veículo. No caso dos veículos utilizados para fins empresariais, é uma ótima chance de reforçar a identidade visual da sua marca. Você pode, também, adicionar itens para maior controle, como rastreamento e telemetria.
A contratação de serviços de terceirização de frota deve ser feita por uma empresa especializada no assunto, pois somente ela poderá orientá-lo em relação ao tipo de serviço que mais se encaixa ao seu perfil.
Maior capacidade de previsão orçamentária
Outro fator de muito destaque na terceirização de frotas é a possibilidade da observação de um custo fixo. Ora, isso é um benefício essencial para todo empreendedor, sobretudo para o gestor de uma pequena empresa.
Por menor que seja uma frota, além dos gastos de aquisição e tributos, os veículos apresentam taxas de manutenção. Esses gastos de consertos e multas podem variar todos os meses, de modo que fica complicado para o gestor traçar um planejamento. Por exemplo, serviços em partes internas, como motor, podem custar muito caro e comprometer o orçamento da empresa no mês.
Na terceirização você não tem essa dor de cabeça. A depender da contratação, você conta com uma frota nova, seguro dos veículos, manutenção preventiva e reparadora etc. Tudo isso a custo fixo e sem ter mais despesas durante o mês. Assim, o planejamento melhora muito e o empresário poderá investir sem se preocupar com despesas supervenientes.
Energia canalizada no core business
O core bussiness é a chamada atividade-fim da empresa. Ou seja, investir nesse setor é a principal forma de potencializar lucros e evidenciar a sua atividade no mercado.
A terceirização de frota apresenta-se como uma medida primordial para trabalhar esse ponto. Como ressaltamos ao longo do texto, gerando economia de recursos, mantendo gastos fixos mensais com a frota e possibilitando que não só o capital, mas também os planejamentos e métodos de gestão sejam investidos nessa atividade-fim. É um verdadeiro dreno de energia dentro de uma instituição.
Então percebemos que a terceirização de frota é uma estratégia muito salutar, inclusive para pequenas empresas com poucos veículos. Essa medida permite que o planejamento seja desenvolvido de uma maneira mais organizada e gera economia de recursos, que podem ser investidos em outros setores empresariais.
Como escolher uma boa empresa de terceirização de frota?
Existem diversas empresas terceirizadoras disponíveis no mercado para escolha, mas nem todas elas serão capazes de atender às necessidades de sua empresa. Apesar de parecerem semelhantes à primeira vista, elas operam de forma diferente e tem seus próprios diferenciais competitivos.
Nos tópicos seguintes trazemos o que você precisa analisar para que você encontre a ideal para seu negócio.
Conheça as suas necessidades
Apesar de estarmos tratando de uma frota pequena, seu negócio tem exigências específicas que precisarão ser atendidas pela empresa contratada. Por exemplo, é possível que seu negócio tenha alto risco elevado de acidentes e precise de veículos reserva. Exemplos de elementos a serem analisados para satisfazer necessidades do seu negócio são:
- serviço de atendimento prestado, com suporte dedicado, especializado e personalizado durante 24 horas;
- tem proteção especial em caso de furtos, roubos, acidentes ou incêndios;
- fornece carro reserva em casos de panes ou acidentes;
- pontualidade no cumprimento dos prazos das solicitações, como envio da frota;
- capacidade financeira de arcar com sua demanda; outras características que forem relevantes ao seu negócio.
Também é relevante analisar se a terceirizada atenderá às necessidades de sua empresa quando ela expandir seus serviços. Como a terceirização de frotas torna seu negócio mais eficaz, produtivo e rentável, ele inevitavelmente crescerá e, consequentemente, precisará redimensionar sua frota e receber mais veículos.
Entenda como é feito o pós-venda
O pós-venda são ações tomadas pela empresa depois do fechamento de contrato. Após a contratação, será preciso entrar em contato.
Por essa razão, certifique-se de que a organização tenha muitos canais de comunicação, como um e-mail para cada um de seus setores, telefone e chat de mensagens instantâneas. O suporte deve estar disponível 24 horas e sem intermediários, ou seja, os próprios colaboradores realizarão o atendimento.
Pesquise referências e o histórico da empresa
As melhores pessoas para informarem sobre a qualidade do serviço de uma empresa são os seus clientes, por isso, procure clientes atuais ou antigos do negócio. É comum que a empresa forneça referências de cases de sucesso, mas também é possível encontrar clientes em redes sociais ou sites de reclamações.
Ao entrar em contato com eles, pergunte sobre os seguintes aspectos da terceirizada:
- forma que foram atendidos;
- se os resultados desejados foram alcançados;
- velocidade da prestação do serviço;
- qualidade do pós-venda;
- metodologias usadas para solucionar problemas; entre outros dados que considerar necessários.
Essas informações trazem uma ideia mais clara sobre a administração da empresa e o nível de satisfação dos clientes de forma geral. Lembre-se de que a opinião de um ex-cliente não é absoluta, é possível que ele tenha gerado problemas à terceirizada ou feito exigências que não poderiam ser atendidas.
Avalie a frota com cuidado
Outro aspecto que não pode ser negligenciado é a frota terceirizada em si, ou seja, o estado e diversificação dos veículos. Isso é importante pelo fato de que você poderá requisitar o carro que melhor atenda ao seu negócio.
Também é recomendado que os veículos fornecidos sejam equipados com tecnologia de ponta e insulfilm para incluir proteção ultravioleta e trazer mais segurança.
Veja se o serviço é personalizado
Por fim, o serviço prestado pela terceirizada deve ser personalizável para que atenda às especificidades de cada contratante. Por exemplo, seu negócio pode exigir customização dos veículos — como instalar equipamentos específicos —, bem como precisar aumentar ou diminuir o tamanho da frota durante o ano.
A terceirizada contratada deve ser escalável, flexível e acompanhar as mudanças do seu negócio sem prejudicar a qualidade do serviço prestado.
Ter uma frota terceirizada proporcionará um grande rol de benefícios para seu negócio e permitirá que ele supere seus desafios. Sua empresa conseguirá potencializar seus lucros, agradar os clientes e conquistar um melhor lugar no mercado. Para aproveitar os benefícios, é importante contratar uma terceirizada de qualidade.
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