Quando você pensa em comida mineira, provavelmente imagina pão de queijo, doce de leite, tutu de feijão, leitão à pururuca e outros pratos da gastronomia de Minas Gerais. Mas em uma pequena cidade localizada a aproximadamente 200km de Belo Horizonte existe uma iguaria muito gostosa e famosa: os biscoitos de São Tiago.
Já ouviu falar? Quer conhecer a história da cidade e a tradição dos deliciosos biscoitos? Então, continue acompanhando o texto!
História do município de São Tiago-MG
Com uma população aproximada de 10 mil habitantes, a cidade de São Tiago originou-se de um povoado fundado pelos bandeirantes espanhóis por volta de 1708. Eles estavam em busca de ouro, que era abundante na região.
Depois de ser distrito de São João del Rey e Bom Sucesso, foi apenas em 1948 que o município se emancipou, adquirindo independência política e administrativa. Desde então a cidade vem acumulando conquistas nas áreas turística e econômica.
Hoje a região faz parte do circuito da Estrada Real e detém o título de terra do café com biscoito. Isso se deve à importante tradição na produção desse produto que movimenta a economia local e atrai turistas de todo Brasil.
A tradição dos biscoitos de São Tiago
Essa tradição começou logo após a povoação, já que a cidade estava localizada em um ponto de parada dos tropeiros que conduziam as cargas entre as maiores cidades do estado.
Quando paravam em São Tiago, eram recepcionados pelos moradores locais com biscoitos. Reconhecendo a qualidade da comida, levavam grandes quantidades no momento da partida, o que acabou popularizando a iguaria fora da cidade.
Entretanto, foi somente na década de 1990 que a produção passou das cozinhas caseiras para as industriais, resultando na abertura de inúmeras padarias. Os produtos feitos à mão continuaram viajando e atingindo as cidades vizinhas, fazendo com que o município recebesse o título de terra do café com biscoito.
A economia local e a Festa do Café com Biscoito
Hoje, pode-se dizer que os biscoitos são responsáveis por movimentar a economia da cidade. São cerca de 60 fábricas que empregam aproximadamente 2500 pessoas, direta ou indiretamente, o que representa quase um quarto da população local. Essas fábricas são responsáveis por produzir, mensalmente, cerca de 200 toneladas do alimento.
Dentre a produção destacam-se os biscoitos de polvilho, que podem ser produzidos em diversos sabores. Também há os biscoitos doces, como rosquinhas de nata e casadinhos.
Com tanta oferta e demanda, há mais ou menos duas décadas surgiu a ideia de movimentar o turismo local com a Festa do Café com Biscoito. O evento ocorre todo ano no segundo final de semana de setembro, na Praça da Matriz.
A festa é promovida pela ASSABISCOITO (Associação São-Tiaguense dos Produtores de Biscoito) e atrai muitos turistas. Além da exposição e degustação dos produtos, o evento também conta com apresentações, shows e uma incrível oficina que tem como objetivo ensinar crianças a produzir os tradicionais biscoitos de São Tiago.
Para complementar a infinidade de versões doces e salgadas da iguaria, o evento também apresenta licores, doces de frutas e queijos, tudo com a qualidade da tradicional gastronomia mineira. Nos últimos anos, cerca de 50 mil visitantes passaram pela festa!
Gostou de conhecer a história dos biscoitos de São Tiago? Uma ótima alternativa é aproveitar a visita à cidade para conhecer Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Confira um guia prático que vai ajudar você a montar o roteiro dessa viagem incrível!