Situada a aproximadamente 185 km de Belo Horizonte, São João Del Rei é um dos pontos históricos do estado de Minas Gerais. A cidade traz as marcas do auge da exploração do ouro na região, preservando muito da arquitetura colonial e transbordando cultura, arte e História.
O barroco mineiro é destacado em suas igrejas com altares dourados e abastados, que — aliados aos inúmeros museus e manifestações culturais de rua — ajudam a transportar o turista ao passado. O município preserva também um passeio de Maria Fumaça pela Estrada de Ferro Oeste de Minas e uma diversidade ecológica na Mata Atlântica, com belas cachoeiras e paisagens.
Neste artigo, vamos conhecer detalhadamente 6 pontos turísticos imperdíveis de São João Del Rei. Confira!
1. Centro histórico
A cidade de São João Del Rei é bem estruturada, desenvolvida e moderna. Mas quem busca voltar ao passado e ter uma experiência histórica deve ir a um lugar especial.
É no centro histórico do município que você encontrará os museus, as igrejas, os restaurantes, os cafés, as lojas temáticas e as ruas de paralelepípedo. Trata-se de características que marcam as cidades coloniais e a história da construção dos locais mais antigos do Brasil.
2. Igreja São Francisco de Assis
Um dos símbolos da cidade, a igreja de São Francisco de Assis foi erguida em 1774, pela Venerável Ordem Terceira de mesmo nome. Essa é uma das marcas da arquitetura colonial de São João Del Rei.
A igreja foi construída no estilo rococó, com uma riqueza artística enorme e que traz os traços do mestre Aleijadinho, autor do projeto posteriormente modificado por Francisco Cerqueira. Devido à importância histórica e para garantir sua preservação, a construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Uma das tradições do lugar é a missa de domingo, às 9h15 da manhã, em um momento de paz acompanhado pela música barroca. A igreja está situada em meio a um jardim com palmeiras imperiais, o que emoldura toda a imponência da fachada esculpida em pedra sabão.
3. Ponte da cadeia
Um dos atrativos mais conhecidos da cidade de São João Del Rei, a Ponte da Cadeia é imponente por sua arquitetura. Feita de pedra, com arcos marcantes e uma cruz no meio do arco central, a estrutura começou a ser erguida em 1797, após a queda de uma ponte de madeira que ficava no mesmo local.
Trata-se da primeira ponte de pedra da cidade, que foi inaugurada em 1849. O nome foi dado após a transferência da cadeia da cidade para o subsolo da câmara, onde hoje fica a prefeitura, bem próximo à ponte.
Em 1926, foi criada uma lei que muda o nome para Ponte Municipal. Mas, para os moradores e visitantes, o simbolismo do nome antigo ainda é predominante.
4. Museu Ferroviário
Quer conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil Império? Então, não deixe de ir até o Museu Ferroviário. Além de se inteirar sobre essa época importante para a construção e a formação cultural do nosso país, você terá a oportunidade de ver locomotivas antigas e o vagão que foi utilizado por Dom Pedro II.
A estrutura foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional há mais de 25 anos, o que garante uma conservação impecável.
5. Maria Fumaça
Que tal fazer um passeio pela História a bordo de uma Maria Fumaça, observando pela janela a belíssima paisagem da serra mineira? Você precisa conferir os 12 quilômetros que separam São João Del Rei de Tiradentes, em um trecho histórico que passa pelos caminhos da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 pelo imperador Dom Pedro II.
A locomotiva carrega até 280 pessoas — que, em 50 minutos de viagem, terão tempo suficiente para contemplar toda a beleza da natureza, com os rios e vales da região. Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer as duas cidades e está fazendo um tour mais econômico.
Vale lembrar que Tiradentes também apresenta um cenário cultural bem marcante, principalmente em épocas de festivais, como o de cinema e gastronomia. Assim, São João Del Rei surge como uma opção mais barata de hospedagem para curtir esses períodos de alta temporada na cidade vizinha.
6. Cachoeiras
Além dos atrativos históricos, que encantam os visitantes, São João Del Rei tem como característica uma paisagem natural exuberante. Para quem pretende ir além do roteiro cultural e busca a paz do encontro com a natureza, visitar as cachoeiras é um programa obrigatório. Entre as principais, estão as que listamos abaixo. Acompanhe!
Cachoeira do 14
O caminho até a cachoeira do 14 já é um presente para o turista, pois, para chegar até ela, é necessário encarar uma trilha por algumas fazendas da região. No local, o visitante pode aproveitar uma das belas quedas d’água para se refrescar e contemplar a natureza.
Cachoeira do Urubu
Situada a aproximadamente 15 minutos do centro de São João Del Rei, a Cachoeira do Urubu fica na região de Tiradentes, com poços naturais e magníficas quedas d’água. Esse paraíso é responsável por unir as duas cidades históricas.
Cachoeira Reserva do Cala Boca
Essa é mais uma oportunidade de juntar a trilha ecológica a um banho na Cachoeira da Reserva do Cala Boca. O lugar é ideal para quem quer fazer um piquenique e tirar belas fotos na parte mais alta.
Cachoeira do Bom Despacho
Pertinho de São João Del Rei e Tiradentes, a Cachoeira do Bom Despacho é uma excelente opção para quem está viajando em família. Isso porque a região é de fácil acesso e suas águas calmas são perfeitas para crianças e idosos.
Está animado para conhecer essa beleza de Minas Gerais? São João Del Rei, por oferecer uma excelente estrutura em sua parte moderna, pode ser a primeira das cidades da região a ser explorada. O Brasil é um país lindo e cheio de lugares que contam a história de nossa pátria, sendo que boa parte deles está na rota do ouro em Minas Gerais.
Gostou do artigo? Então, que tal aprender um pouco sobre a gastronomia mineira? Veja quais são os 6 doces de leite de Minas Gerais que você precisa conhecer!