Ao fazer uma viagem para a capital mineira, existem diversas atrações turísticas para aproveitar, como as belas praças que compõem a cidade. No entanto, se o seu intuito é entender um pouco melhor a cultura local, vale a pena conhecer as diferentes opções de teatro em BH.
Com infraestruturas modernas, apresentando espetáculos para adultos e crianças, esses lugares podem ser uma ótima forma de usufruir das maravilhas que Belo Horizonte tem para oferecer.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você saiba quais são os principais teatros da cidade e por que visitá-los. Acompanhe!
1. Palácio das Artes
Sendo obra de Oscar Niemeyer, o Palácio das Artes já encanta apenas ao se deparar com a sua estrutura arquitetônica. O complexo tem 18.000 m², cuja construção foi iniciada em 1941, mas finalizada apenas em 1971.
Em 1997, o Palácio das Artes sofreu um incêndio e precisou ser reconstruído. Depois das obras, ele passou a contar com novas características que o inserem na lista dos mais modernos espaços culturais do Brasil.
O local é dividido em diferentes partes, como o Grande Teatro, que conta com espetáculos voltados para a música e a dança, a Sala Juvenal Dias, o Teatro de Arena João Ceschiatt, o Cine Humberto Mauro e mais três galerias de arte. Além disso, o espaço conta com salas de ensaio, áreas para convivência e o Centro de Formação Artística, que conta com escola de música, dança e teatro.
2. Cine Theatro Brasil Vallourec
O teatro pioneiro de Belo Horizonte é o Cine Theatro Brasil Vallourec, que foi inaugurado em 1927. Por alguns anos, ele foi o prédio mais alto da cidade, fazendo com que as pessoas pagassem o ingresso para ver a vista do terraço.
Esse espaço foi criado para contar com diferentes tipos de arte, como cinema, música, ópera e teatro. Além disso, também já recebeu tradicionais bailes de carnaval e se tornou ponto de encontro da população.
O teatro tem 1.827 lugares e, além dele, o espaço já abrigou salas comerciais, o primeiro Restaurante Popular e o tradicional Bar Brasil. Desse modo, o Cine Theatro Brasil Vallourec respira história e fazer uma visita nele é imprescindível para conhecer de perto a cidade.
3. Teatro da Assembleia
O Teatro da Assembleia faz parte da Assembleia Cultural, que conta com mostras de artesanato, espetáculos de danças e exposições de artistas plásticos. Além do teatro, o local tem a Galeria de Arte e o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
Esse espaço foi pensado para ser um moderno e bem equipado teatro de bolso — apresentações em lugares pequenos com público reduzido, contando com 145 lugares e três para cadeirantes. Existem dias que são reservados especificamente para eventos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas eles não incluem as segundas e sextas, quando ocorrem o Programa Segunda Musical e o Zás.
O local tem espetáculos tanto para adultos quanto para crianças, dentre eles, shows de música, comédia e apresentações de teatro. Por ser um espaço reduzido, ele é ideal para espetáculos de pequeno porte, tornando-se aconchegante tanto para o público quanto para aqueles que ali se apresentam.
4. Sala Minas Gerais
A Sala Minas Gerais é um espaço construído para abrigar, especialmente, a sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ela foi inaugurada em 2015 e, atualmente, apresenta capacidade para 1.477 espectadores nos seus 32.464 m².
Desde a sua inauguração, a sala de concertos, que conta com recursos de acústica variável, tem recebido os espetáculos das séries da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, anteriormente conhecida como Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais.
Além de ter a sala principal onde acontecem os ensaios e as apresentações, o local também abriga a área administrativa da orquestra, espaço para arquivos e exposições, salas para ensaios de naipes, saguões com banheiros e café.
5. Centro Cultural Minas Tênis Clube
O Centro Cultural Minas Tênis Clube foi inaugurado em 2013, com o objetivo de ser um espaço voltado para manifestações artístico-culturais. O local conta com diferentes partes, como a Galeria de Arte, que é focada no trabalho de consultores, oferecendo obras da produção contemporânea mineira.
Existe também o Centro de Memória que, na verdade, funciona há algumas décadas, mas foi transferido para o Centro Cultural Minas Tênis Clube. O local visa a democratização do acesso do público ao acervo, sendo prioritariamente voltado para a pesquisa de estudantes, imprensa e pesquisadores no geral. O acervo conta com fotografias impressas e digitalizadas, fitas VHS e DVDs, recortes de matérias em jornais e revistas, além de troféus.
Outro espaço é o Centro de Documentação, que conta com os arquivos do Clube e uma pequena biblioteca voltada para o esporte. Existem ainda as Salas Multiuso, cujo foco é a capacitação artística e a pesquisa, além de contar com eventos de dança, música e artes cênicas. Por fim, existe também um teatro, que falaremos adiante.
6. Teatro Bradesco
Inaugurado recentemente, em 2013, o Teatro Bradesco faz parte do Centro Cultural Minas Tênis Clube. O local conta com uma área de 2.207 m², com 602 lugares e estacionamento pago para 720 carros.
Com palco italiano, tecnologia cênica e equipamentos de alta tecnologia, o teatro suporta espetáculos de grande porte, mas os de pequeno e médio porte também podem se apresentar nele. Em geral, o espaço recebe apresentações audiovisuais, cênicas e musicais.
Prezando pelo conforto do público, o teatro tem ar-condicionado e poltronas ergonômicas, que possibilitam maior comodidade da plateia durante os espetáculos. Além disso, ele oferece espaços especiais para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Dessa forma, não faltam opções de teatro em BH para você visitar e conhecer melhor a história e a cultura da cidade. Por isso, vale a pena incluir a ida a espetáculos no seu roteiro de viagem, pois elas são um show à parte promovido pelos belo-horizontinos. Se tiver mais tempo de estadia, experimente visitar um ou dois e se surpreenda.
Agora que você já quais são alguns dos melhores teatros da capital, desculpa não falta para pegar o carro e se programar para explorar toda a diversidade artistica e cultural de BH, certo?
Preencha o formulário e economize na sua próxima locação:
Falando em teatro, que tal ficar por dentro dos eventos culturais que acontecem na cidade? Para isso, confira o nosso artigo especial sobre o assunto!