Ao escolher o destino para a viagem em família, Minas Gerais pode ser considerada uma das melhores alternativas. No nosso estado, é possível encontrar locais para os mais variados gostos e momentos.
Em Minas, existem lugares para quem deseja se aprofundar na história de nosso país, onde os personagens que aqui moraram influenciaram diretamente os rumos da nação. Também é possível explorar locais repletos de uma típica culinária, com cachoeiras e parques que contribuem para um fim de semana inesquecível.
E você, sabe quais são os melhores destinos para conhecer em Minas Gerais? Se ainda tem dúvidas, continue neste post e confira nossas sugestões!
1. Ouro Preto
Ouro Preto é eclética: você terá alternativas suficientes para visitar e se admirar por apenas um fim de semana, mas também terá opções de sobra para ficar por um período mais longo. No entanto, caso o seu prazo seja curto, o ideal é focar nos principais pontos turísticos da antiga capital mineira.
Entre as opções, é possível percorrer as muitas igrejas abertas para visitação — e elas são muito mais do que apenas templos religiosos, são uma verdadeira obra de arte do nosso período colonial. É preciso priorizar aquelas mais famosas, uma vez que as disponíveis para os turistas estão na faixa de 20. Ou seja, se for uma viagem em família rápida, vocês não terão tempo para visitar todas.
Afinal, também é válido conhecer os museus e fazer um passeio nas antigas minas de ouro. Tenha certeza de que todos vão adorar!
2. Lavras Novas
Lavras Novas é um dos 13 distritos de Ouro Preto: é possível conhecer os dois locais caso a viagem seja de um período maior. No distrito, a família pode admirar os casarios presentes nas poucas ruas do local. Além disso, a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, do século XVIII, é quase que uma parada obrigatória para quem conhece a região.
No entanto, o que realmente chama atenção ali são as trilhas e cachoeiras. Entre as muitas opções, a cachoeira dos Namorados é ideal para quem viaja com crianças, pois a queda é fraca e forma um poço raso, perfeita para banho. A 6 km da avenida principal, também é recomendável conhecer a Represa do Custódio, com acesso fácil por uma trilha.
E se você estiver interessado em ir a um local que mais parece ter parado no tempo, não deixe de visitar o Vilarejo de Chapada, com pouco mais de 60 habitantes! Ali ainda se encontra a Cachoeira do Castelinho, uma das mais bonitas da região.
3. Santana dos Montes
Santana dos Montes também remete claramente ao Brasil Colônia. Ela surgiu em uma época em que as vilas que exploravam ouro necessitavam de mantimentos para a subsistência. Sendo assim, a sua fonte de renda era a agropecuária, o que fez com que ela ganhasse o nome de “a cidade das fazendas”.
A Cachoeira do Santinho é o destino preferido dos turistas. Mas não vale a pena ir para ficar apenas alguns minutos, tudo bem? Reserve uma tarde para curtir com a família tudo o que a natureza proporciona aos visitantes.
Além disso, a rota das fazendas é o que faz a fama de Santana dos Montes. Fazenda Guarará, Fonte Limpa e do Tanque são algumas das opções. Nelas você praticamente entrará em uma máquina do tempo direto para os séculos passados. Uma dica essencial para quem não conhece a cidade é fazer o download prévio de todos os mapas, pois o sinal da internet é fraco ou inexistente em alguns locais.
4. Tiradentes
Se você deseja descansar em uma cidade que encanta os olhos dos visitantes, Tiradentes é o destino certo. Estar ali faz você se sentir em um período muito distante do nosso. Bem conservado, o local conta com museus, igrejas e bares onde você vai curtir o melhor da gastronomia mineira.
A Matriz de Santo Antônio é uma das principais igreja da cidade, visita quase que obrigatória. Mas também não deixe de visitar as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade, pois valem muito a pena! E se a família quiser se sentir exatamente no século XVIII, que tal um passeio de charrete pela cidade? Assim, é possível conhecer os pontos turísticos de uma maneira mais clássica e tradicional.
5. Cordisburgo
Essa é a terra do escritor Guimarães Rosas, um dos mais importantes autores da nossa literatura. Na cidade, é possível visitar a casa onde ele morou e a Gruta de Maquiné em um único dia, pois são bem próximas. A sua localização também é privilegiada, pois se situa a apenas 120 km de Belo Horizonte — caso esteja de carro, é possível inclusive fazer um “bate e volta“.
A Gruta foi descoberta por Peter Lund, em 1835. Hoje, é aberta para visitantes e tem uma infraestrutura excelente para receber os turistas. Ao total, são 7 salões em seu interior, com caminhos seguros e iluminados.
6. Catas Altas
Mais um refúgio para mostrar que não falta o que fazer em terras mineiras! Essa é uma cidade pequena, de apenas 5 mil habitantes e que oferece experiências incríveis aos visitantes.
O Santuário do Caraça costuma ser o destino preferido dos turistas, nele fica a primeira igreja neogótica do Brasil. Também é recomendável conhecer uma obra feita pelos escravos para coletar água da Serra do Caraça, denominada Bicame de Pedra — seu entorno é perfeito para um piquenique!
Se deseja pernoitar pela cidade, escolha as épocas mais frias. As temperaturas baixas são ideais para experimentar o vinho de jabuticaba, de produção local.
7. Belo Vale
Mais uma cidade em que é possível desfrutar de muita história e belas cachoeiras! Ela fica apenas a 92 km de Belo Horizonte e tem uma infraestrutura ideal para receber turistas. Ali, é possível conhecer a Fazenda Boa Esperança, construída por escravos no século XVIII.
Para quem se interessa pela história do Brasil, há o único museu nacional destinado apenas aos escravos: Museu do Escravo. Seu acervo conta com peças e utensílios utilizados pelos fazendeiros da época.
Neste post, você pôde conhecer ótimos locais em Minas Gerais para uma viagem em família. Para isso, o ideal é contar com um veículo para poder aproveitar os diversos pontos turísticos que esses destinos têm a oferecer. Essa opção pode oferecer conforto e comodidade para o turismo sem a preocupação com o transporte público — que, em locais pequenos, tende a ser um pouco mais escasso e complicado.
Ficou interessado e deseja entender um pouco mais sobre a hospedagem em Minas Gerais? Conheça agora alguns hotéis muito convidativos para as crianças!
E que tal aproveitar sua viagem em família economizando no transporte? Preencha o formulário abaixo e economize na sua próxima locação:
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo