Já imaginou fazer uma viagem de carro e, repentinamente, sofrer com os conhecidos defeitos mecânicos em automóveis? Isso prejudicaria todo o planejamento do passeio; por isso, é importante ficar atento aos principais problemas que surgem nos veículos.
Afinal, assim é possível evitá-los ou, pelo menos, percebê-los a tempo. O uso frequente do carro causa desgastes, e nem sempre todo o cuidado do proprietário consegue deter as suas consequências.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com os 4 principais defeitos mecânicos em automóveis, para que você não seja surpreendido com falhas deles na rodovia. Acompanhe!
1. Superaquecimento
Por ser bem complexo, o superaquecimento é um problema cuja solução costuma ser cara. Quando ele acontece, o motorista repara que o barulho da ventoinha está mais alto, e aparece uma curva de aquecimento acima do normal no indicador do painel. Caso você perceba essa situação na estrada, pare o carro, deixe-o esfriar e confira o nível de água no reservatório.
Um carro pode funcionar perfeitamente com a temperatura média do motor a até 92º C, mas, caso esse número seja ultrapassado, o sistema de arrefecimento usa a circulação da água com aditivo para diminuir o calor do motor com a ajuda do radiador.
Isso poderia solucionar o caso, mas o problema é quando não acontece a devida circulação de água ou há algum outro defeito que impeça o adequado funcionamento do sistema de arrefecimento. Para não sofrer com esse tipo de situação, é mais recomendado fazer os seguintes cuidados:
- complete o nível de água do motor (se essa ação tiver que ser feita muitas vezes em um curto período, é melhor levar o automóvel à oficina);
- observe as mangueiras internas, pois, se alguma estiver estufada, isso significa que pode haver circulação inadequada da água;
- verifique o ponteiro que marca a temperatura e, se ele chegar ao vermelho, leve o carro a um mecânico ou chame um guincho para fazer o transporte.
2. Pane elétrica
A pane elétrica acontece quando os componentes elétricos do sistema estão falhando; então, o veículo deixa de funcionar normalmente e pode, inclusive, parar. Para prevenir esse acontecimento, você pode adotar as seguintes medidas:
- observar se há dificuldade para ligar o carro;
- conferir se as luzes diminuem ao dar a partida;
- verificar se não há nenhum ácido vazando;
- analisar se a correia do alternador está em boas condições.
Como esse problema pode surgir por diferentes motivos, separamos abaixo os componentes que mais causam a pane elétrica e, por isso, merecem mais atenção.
Bateria
A descarga da bateria do carro pode ser a responsável pela pane elétrica, mas isso não acontece somente devido ao desgaste natural do automóvel, como também pelo hábito de esquecer as luzes acesas e acessórios ligados.
Velas de ignição
Se estiverem sujos, queimados ou mal encaixados, os cabos e velas da ignição não vão permitir que o carro ligue, já que a sua função é permitir a partida do motor.
Fusíveis
Sobrecargas elétricas podem afetar os fusíveis; então, problemas como mau funcionamento do farol ou luzes de freio podem ser causados por isso, sendo necessário fazer a troca desses itens.
3. Ruídos
Existem diferentes ruídos que podem significar defeitos mecânicos em automóveis. Confira os principais a seguir.
Em curvas com o carro em baixa velocidade
Na hora de passar por uma curva, caso você esteja em baixa velocidade e ainda tenha dificuldade de fazer a manobra corretamente, surge um barulho de pneu cantando? Isso quer dizer que o carro não está devidamente alinhado, o que pode gerar desgaste no pneu e aumento no consumo de combustível.
Em obstáculos
Se, ao passar por obstáculos, o carro demonstra um rangido na suspensão, provavelmente, os seus componentes estão danificados, sendo necessário fazer a revisão e a troca das peças.
Agudo ao pisar no freio
Caso você escute assobios ao pisar o freio, isso significa que as suas pastilhas estão comprometidas. Essa situação pode ter diferentes causas, sendo importante investigá-la com um profissional de confiança.
Contínuo ao dirigir
Ao dirigir, se você ouve um ruído frequente das rodas, os rolamentos provavelmente estão danificados. Dessa forma, ao notar qualquer ruído, é fundamental descobrir a sua causa e solucioná-la.
4. Pneus Carecas
Apesar de não ser de fato um defeito, mas sim um desgaste, o uso inadequado dos pneus pode trazer graves consequências para o carro, principalmente se eles estiverem carecas. Afinal, essas peças são fundamentais para manter a aderência do veículo ao solo, conseguindo, assim, promover a estabilidade.
Então, se os seus pneus estiverem bem desgastados, isso pode causar um grave acidente. Por isso, é fundamental não ignorar a validade deles. Caso isso seja desrespeitado, saiba que os pneus podem, inclusive, desmanchar.
Em geral, recomenda-se que sejam trocados a cada 60 mil quilômetros ou de acordo com a orientação específica do fabricante. Se o seu veículo não estiver com essa quilometragem, mas já apresentar pneus carecas, faça a troca mesmo assim.
Com isso, você consegue evitar acidentes, garantindo a sua segurança e a dos outros indivíduos na estrada, além de prolongar a vida útil do seu carro.
Todos esses defeitos e desgastes mecânicos em automóveis afetam financeiramente o motorista, já que a recuperação de um motor travado, por exemplo, pode chegar a custar R$ 5 mil. Imagine ter esse tipo de gasto surpresa no final do mês.
Logo, ter um carro é uma enorme comodidade, mas não chega a ser um investimento, pois o gasto é bem maior que o lucro. Então, para não sofrer prejuízos financeiros e, ainda assim, contar com os benefícios de ter um automóvel, a melhor opção é fazer o aluguel de carro.
Nesse caso, você pode fazer o pagamento como mensalista e desfrutar das vantagens sem precisar se preocupar com manutenções e outros custos do veículo, a não ser o combustível. Para isso, conheça a Lokamig, que atua no mercado desde 1981 oferecendo os melhores veículos e unindo conforto, segurança e qualidade para os clientes.
Entenda como funciona a locação mensal:
Além disso, é a única empresa que fornece automóveis inseridos na tarifa de categoria básica com ar-condicionado, insufilm e direção hidráulica. Ao alugar com a Lokamig, você não é responsável por cuidar dos defeitos mecânicos preventivos em automóveis.
Então, que tal fazer o aluguel conosco? Entre em contato e veja as opções que mais se enquadram no seu perfil!