Casinhas coloridas, cachoeiras e trilhas incríveis, restaurantes deliciosos, pousadas charmosas e muita magia. Que tal conhecer Lavras Novas? O povoado é um distrito de Ouro Preto e fica a pouco menos de duas horas de Belo Horizonte de carro.
Ideal para curtir um feriado prolongado, um fim de semana romântico ou até mesmo um domingo diferente, Lavras Novas tem potencial para fazer qualquer um se encantar! Que tal conhecer um pouco mais sobre o vilarejo? Continue a leitura e confira curiosidades e dicas especiais sobre o lugar!
Conheça o distrito
Até o início da década de 1990, Lavras Novas era uma vila praticamente desconhecida. O destino atraía turistas mais aventureiros, desapegados de luxos e em busca do contato com a natureza.
Hoje, a localidade tem uma infraestrutura mais completa, que agrada até aos viajantes mais exigentes. As pousadas são bem charmosas e confortáveis e é possível encontrar, inclusive, hospedagens de alto luxo por lá — o que não quer dizer que os aventureiros perderam seu lugar.
Lavras Novas é um destino que oferece opções para todos! A natureza local é maravilhosa, os restaurantes oferecem o melhor da gastronomia mineira e o artesanato é uma atração à parte.
História de Lavras Novas
Embora não haja muitos registros históricos sobre a região, o documento mais antigo de Lavras Novas data de 1717. Trata-se da certidão de batismo de Maria dos Prazeres, herdeira de uma tradicional família paulista.
Muitos historiadores discordam sobre como ocorreu o início do povoamento. Alguns acreditam que o vilarejo tenha começado com a família Cubas de Mendonça e outros defendem que foram os irmãos Antônio e Feliciano que encontraram o povoado, que reunia mineiros em torno do Ribeirão dos Prazeres.
Existe, ainda, quem afirme que Lavras Novas surgiu graças à extração de ouro comandada pelo guarda-mor que residia no distrito. Independentemente de qual tenha sido o pontapé inicial, a história da área está intimamente ligada à mineração e era grande o número de escravos que frequentavam a região.
Lendas e causos
Seja pela falta de documentos históricos, seja pelas diversas histórias contadas e recontadas pelos moradores, várias lendas rondam o distrito de Lavras Novas.
Muitas dessas histórias estão ligadas às tradições dos escravos que viviam por ali. Uma delas, inclusive, diz respeito à própria origem do povoado, que teria sido um quilombo de negros fugidos de Ouro Preto e Mariana.
Garganta do inferno
Uma das lendas mais famosas de Lavras Novas foi narrada pelo escritor ouro-pretano Bernardo Guimarães. A história conta a tragédia da jovem Lina, que teria fugido de casa para viver um grande amor ao lado do filho do guarda-mor da região.
O romance não deu certo e ela voltou para casa. Triste e arrependida, a jovem se jogou em um buraco que parecia não ter fim. A mãe, Gertrudes, se jogou atrás dela. Pouco depois, um padre exorcizou o local e mandou fechar o buraco, já chamado de garganta do inferno.
Em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, há um S escrito no chão. Diz a lenda que a letra representa a palavra segredo e teria sido gravada pelo primo da jovem, que carregava uma paixão secreta por ela e foi quem cobriu o túnel sem fim a pedido do padre.
Opções de passeios
Cachoeira dos namorados
Ideal para casais apaixonados, a cachoeira dos namorados tem fácil acesso e costuma ser bastante concorrida. A queda d’água fica a 5,5km do centro do povoado, mas não é possível chegar até lá de carro comum e a caminhada leva aproximadamente uma hora.
Cachoeira do rapel
Mais indicada para quem tem experiência com trilhas e escaladas, essa cachoeira tem uma queda d’água de aproximadamente 200m. A trilha até ela é cansativa e tem alguns trechos arriscados — é essencial que ela seja percorrida com o acompanhamento de um guia local. A distância do centro é de cerca de 2km.
Cachoeira dos prazeres
Sem dúvida, essa é uma das cachoeiras mais bonitas de Lavras Novas. Fica a apenas 4km do povoado, mas o acesso pode ser um pouco complicado. Por isso, é recomendável fazer a trilha na companhia de um guia que conheça bem a região.
Visita à Chapada
Não muito longe de Lavras Novas é possível encontrar o povoado da Chapada. Mais preservado, o destino ainda guarda um pouco do clima de tranquilidade que dominava Lavras Novas até algumas décadas atrás.
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres
Em toda cidade do interior de Minas Gerais, é ao redor da igreja que acontece o agito. Não seria diferente em Lavras Novas: construída no período barroco, a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres tem uma arquitetura que, por si só, já vale a visita.
E nos banquinhos despretensiosos na praça em frente à construção, ou nas mesas de bares, restaurantes e padarias ao redor, é que está a grande atração. Por ali, é possível conversar com os moradores e conhecer, em primeira mão, muitas das lendas que rondam a localidade.
Dicas de viagem
Quando visitar
Durante os feriados prolongados, já é bem difícil encontrar o clima pacato e tranquilo que deu fama a Lavras Novas. Em datas como réveillon e carnaval, então, fica praticamente impossível.
Portanto, quem busca tranquilidade deve dar preferência para os fins de semana comuns. Se estiver à procura de muita animação, porém, vai encontrá-la por lá durante as férias e os feriados.
O que levar
Ao visitar Lavras Novas, não deixe de levar roupas de banho e tudo o que é preciso para curtir um dia de cachoeira (protetor solar, toalhas e afins). Também leve sempre um agasalho, mesmo no verão, já que a temperatura costuma cair bastante durante a noite.
Se a viagem acontecer no inverno, providencie roupas bem quentinhas, bem como luvas, toucas e cachecóis. Não há bancos em Lavras Novas e nem todos os estabelecimentos aceitam cartões de débito e crédito. Portanto, leve dinheiro vivo.
Em caso de emergências, também pode ser complicado conseguir atendimento médico. Vale a pena, então, ter um kit de primeiros socorros e uma farmacinha com os remédios que costuma usar.
Como chegar
Uma das maiores vantagens de Lavras Novas é que o acesso ao povoado é fácil e rápido. Ao sair de Belo Horizonte, siga pela BR 040 até o trevo que dá acesso a Ouro Preto e ao condomínio Alphaville. Siga por 95km até a rotatória de entrada de Ouro Preto. Lá, pegue a direita, em direção à Mariana.
Siga em frente e vire novamente à direita no trevo de Saramenha. Quando encontrar o trecho da Estrada Real, vire no entroncamento à esquerda. A partir daí, o caminho de pouco mais de 10 km é muito bem sinalizado e a viagem dura cerca de 20 minutos.
Ao chegar ao destino, há grandes chances de se apaixonar à primeira vista por Lavras Novas! Afinal, Minas Gerais é um estado repleto de surpresas e encantamentos.