Quando você vai viajar, seja por um longo ou curto tempo, a intenção é que saia tudo perfeito! Porém, alguns imprevistos podem acabar acontecendo como, o seu carro precisar ir para o conserto, ou você viajou de avião e está sem um automóvel na cidade destino. Na maioria das vezes depender do transporte público é algo desagradável, e pagar altas tarifas com táxis ou aplicativos de mobilidade podem extrapolar o seu orçamento. Sendo assim, uma boa opção é alugar um carro!
Para muitas pessoas que vão fazer a locação de um veículo pela primeira vez, surgem muitas questões sobre como funciona o processo. Se você tem este tipo de problemas, fique atento, porque aqui serão respondidas as principais dúvidas sobre o assunto!
Afinal, como faço para alugar um carro?
Alugar um carro é sempre uma ótima opção, pois ter um veículo a sua disposição te permite um melhor aproveitamento do tempo, sem a preocupação com cronogramas, itinerários de transporte público, etc.
Para alugar o carro, uma das primeiras coisas a se pensar é sobre o tipo de quilometragem a ser escolhida, uma vez que as tarifas do aluguel podem variar de acordo a distância percorrida com o veículo.
Existem duas opções de quilometragem, a livre e a restrita. Na quilometragem livre, o preço é calculado depois do uso do carro por meio da quantidade de quilômetros que foram percorridos. Já na quilometragem restrita é cobrado um valor fixo para usar 150 km/dia.
Quais são as principais dúvidas sobre aluguel de carro?
1. Quais os pré-requisitos para realizar a locação?
Existem alguns pré-requisitos para locação do carro, como idade, documentação necessária, entre outros. A idade mínima do condutor que for alugar o veículo é a partir de 21 anos, e com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) definitiva e, na maioria das locadoras, esta deverá ter sido emitida há mais de dois anos. Essa idade varia de acordo com o país em que for feita a locação.
Em países que não aceitam a CNH brasileira, é necessário entrar com um pedido de PID (Permissão Internacional para Dirigir) emitido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Também é necessário que a pessoa que vai contratar o serviço apresente um cartão de crédito com limite disponível para a pré-autorização.
2. Qual tipo de proteção escolher?
Sobre a proteção para o veículo, é sempre indicado escolher a opção mais completa possível, para evitar problemas e danos com o carro.
A maioria das locadoras já incluem uma proteção básica no pacote de locação. Porém, ainda existe um pacote de Proteção Total em que a responsabilidade financeira é reduzida em casos de furto, perda total, abrangendo incidentes envolvendo vidros e terceiros.
3. O que levar em conta durante a vistoria?
É aconselhável que você sempre acompanhe o atendente da locadora durante a vistoria. É importante estar atento quanto ao estado do veículo para que não haja cobrança sobre danos não encontrados no automóvel antes do aluguel.
Fique atento aos detalhes da pintura, amassados, estados dos vidros, faróis, retrovisor, estofamento, retrovisor e pneu. Se julgar necessário, peça uma cópia do laudo e, questione itens que deveriam estar no documento. Estas ações são apenas medidas preventivas para evitar mal entendidos.
4. Como proceder em caso de acidentes?
Em casos de acidentes, é indicado que você entre em contato, imediatamente, com a locadora, que geralmente tem um serviço de assistência 24 horas, a fim de solicitar um guincho e fazer um boletim de ocorrência. Peça auxílio para o levarem até a loja mais próxima para substituição do veículo, caso seja possível dentro da situação ocorrida.
5. O veículo pode ser devolvido em outra loja?
Após o fim da locação do carro, o mesmo pode ser devolvido em qualquer um dos pontos de atendimento da locadora na sua cidade sede, no caso da Lokamig, em Belo Horizonte.
Se a entrega for feita em algum outro ponto fora da cidade ou estado, é acrescido um valor de taxa de devolução calculado de acordo com a distância do local até uma unidade da locadora.
6. Qual a diferença da locação para pessoa física e pessoa jurídica?
Para pessoa física, é necessária estar com a documentação exigida no item 1, juntamente com um comprovante de residência, CPF e cartão de crédito cujo limite disponível esteja dentro do valor do veículo escolhido. É preciso que o titular do cartão esteja presente fisicamente no momento da retirada do veículo.
No caso de pessoa jurídica, é necessário apresentar um contrato social atualizado, cartão do CNPJ , 2 referências bancárias e 2 referências comerciais, para cadastro como também a documentação do condutor, para retirada.
7. Como funcionam as tarifas?
A Lokamig oferece a tarifa restrita, que conta com o valor limitado de 150 km/dia, podendo haver acréscimos se ultrapassar essa quilometragem, e a tarifa km livre cujo valor compreende apenas aquilo que for usado.
O cliente é obrigado a escolher uma das duas tarifas antes da locação, porém, na Lokamig é bastante flexível e isto pode ser alterado após o uso do carro, de acordo com a quilometragem rodada.
O caução é geralmente uma pré-autorização feita via cartão de crédito do cliente. É um serviço solicitado pelas locadoras como garantia na dedução de despesas não previstas no valor da locação. Este caução é mantido durante o uso do carro, e quando o veículo é devolvido nas mesmas condições da entrega, sei valor é estornado para o cliente.
8. Qual é o procedimento em caso de indisponibilidade da categoria reservada?
É necessário fazer uma reserva do veículo. A garantia vem após a confirmação da reserva. Com a reserva confirmada e se não houver disponibilidade do carro escolhido, será concedido um modelo superior com o mesmo valor de tarifa do reservado.
Agora que você já sabe detalhes sobre como alugar um carro, ficou fácil escolher a forma correta de fazer a locação de um veículo e se beneficiar com todas as vantagens que esse serviço pode trazer.
E então, tirou todas as suas dúvidas sobre aluguel de carro? Ficou interessado em contratar o serviço? Entre em contato com a nossa empresa e alugue um veículo com a gente!