fbpx
Ir para o conteúdo
Dicas e Viagens – Blog Lokamig Aluguel de Carros
  • Home
  • Quem Somos
  • Destinos
  • Dicas
  • Locação
  • Logística
  • Terceirização
  • Materiais Gratuitos
  • Fale conosco
  • Reservar um veículo!
Destinos

Inhotim e Brumadinho: dicas para visitar o museu e a cidade mineira

Por Equipe Lokamig Rent a Car em 12/01/2018
6 minutos para ler

Viajar por Minas Gerais é sempre uma caixinha de surpresas. O estado oferece várias opções de turismo para todos os estilos, com muita história, gastronomia e belas paisagens. Um roteiro que não foge a essa regra é o que contempla Inhotim e Brumadinho.

Inhotim é um dos maiores centros de arte ao ar livre da América Latina. O lugar possui um dos acervos de arte contemporânea mais interessantes do Brasil, além de uma coleção botânica repleta de espécies raras e deslumbrantes.

O instituto fica a menos de 60 quilômetros de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho, localizada na região metropolitana da capital mineira. Além das atrações culturais riquíssimas, Brumadinho também possui excelentes restaurantes e uma natureza exuberante.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre Inhotim e Brumadinho e começar a planejar o próximo passeio? Continue a leitura!

Inhotim: onde fica?

Se você estiver em Belo Horizonte, o tempo médio de viagem de carro até o Inhotim é em torno de 1 hora e 30 minutos. Já para quem sai do aeroporto de Confins, o trajeto é de aproximadamente 2 horas.

Como chegar

Para visitar o Inhotim saindo de Belo Horizonte, você deve seguir pela Avenida Amazonas no sentido Contagem. Após passar por um posto da Polícia Federal, prossiga por cerca de 800 metros até a entrada da rodovia MG-040, na altura do quilômetro 501.

Vá de carro

Se você quer aproveitar de todas as riquezas de Inhotim e Brumadinho com bastante conforto e praticidade, alugue um carro. Isso vai permitir que você tenha bastante autonomia e escolha os melhores horários para você.

O que fazer em Inhotim?

Chegue bem cedo ao museu

Você vai precisar de bastante tempo para poder conhecer o museu com calma e desfrutar de todas as atrações. Por isso, chegue cedo para evitar as filas e aproveitar de toda a estrutura antes mesmo que o local comece a receber grandes grupos de visitantes.

Planeje o seu itinerário previamente

Mesmo chegando bem cedo ao museu, o Inhotim possui uma grande estrutura e é praticamente impossível conhecer todas as atrações em um só dia. Por isso, planeje o seu roteiro com antecedência para escolher as galerias culturais e os destaque botânicos que você tem mais interesse em conhecer. Para isso, você pode visitar o site do Inhotim e conferir o mapa da instituição com antecedência!

Fique de olho na programação

Outra boa dica para poder planejar bem o seu itinerário é conferir previamente a programação do final de semana em que você pretende visitar o Inhotim. Isso porque a casa possui exposições e galerias permanentes, mas também conta com atrações temporárias.

Então, se a sua intenção é apreciar alguma obra específica, é importante garantir que ela estará em exposição no dia da sua visita. Além disso, o Inhotim também recebe diversos eventos especiais, como feiras, shows e festivais, o que poderá deixar a sua ida ao museu ainda mais interessante!

Pesquise as regras de visitação

Além de ser um instituto repleto de atrações e galerias de arte contemporânea, o Inhotim também é casa de diversas espécies de plantas e animais. Isso reforça a importância de algumas regras de visitação, que garantem a segurança dos visitantes e a conservação das obras e das espécies. Conheça algumas delas:

  • Não é permitido entrar com animais domésticos no Inhotim.

  • Não é permitido entrar com brinquedos ou instrumentos musicais.

  • Não é permitido entrar com bicicletas, patins e outros equipamentos esportivos.

  • O visitante deve evitar se aproximar dos lagos e dos animais.

  • Não é permitido tocar as obras de arte. Quando for possível interagir com alguma obra, os visitantes serão informados pelos monitores.

  • É proibido o uso de telefones celulares nas galerias.

Cuide da hidratação e use filtro solar

O passeio por toda a estrutura do Inhotim pode ser bem cansativo e desgastante, por isso é importante tomar cuidado com a hidratação. O museu possui alguns bebedouros ao longo do caminho, mas você pode carregar uma garrafinha de água para garantir o seu conforto.

Além disso, lembre-se de que muitas atrações e trilhas são ao ar livre, portanto não deixe de passar filtro solar antes de sair de casa e também leve o produto para reaplicar ao longo do dia.

Opte por roupas confortáveis

Tenha em mente que você vai caminhar bastante, então nada de salto alto e roupas apertadas. Escolha calçados e peças de roupas frescos e confortáveis, que permitam que você faça todo o passeio com tranquilidade e sem sentir muito calor.

Se locomova da forma mais fácil

Se você acredita que as longas distâncias podem ser um problema, o Inhotim ainda oferece um transporte interno com carrinhos elétricos para facilitar a visitação. O parque recomenda que as visitações sejam feitas a pé, mas essa pode ser uma boa alternativa para ter mais conforto ou se você estiver com alguma dificuldade de locomoção.

E o que fazer em Brumadinho?

Aproveite das muitas opções de hospedagens

Por possuir um turismo bem movimentado, Brumadinho possui diversas opções de hospedagem. Além de pousadas charmosas e hotéis confortáveis, a cidade também oferece alternativas com preços mais acessíveis, como hostels e albergues,

Conheça os bons restaurantes

Brumadinho é um dos destinos de fim de semana preferidos dos moradores de Belo Horizonte. Além do Inhotim, a cidade possui diversos restaurantes de boa qualidade, principalmente no povoado de Casa Branca, a poucos quilômetros do museu.

Após a sua visita ao Inhotim, você pode aproveitar para conhecer algum desses estabelecimentos e aproveitar o que há de melhor na gastronomia mineira!

Aprecie a natureza da região

Brumadinho é uma cidade privilegiada por uma natureza exuberante. A região é rica em cachoeiras, trilhas e serras com vistas de tirar o fôlego. Em um final de semana prolongado, por exemplo, você pode tirar um ou dois dias para conhecer o museu e também algumas horas para apreciar a natureza da região. Nada mal, não é mesmo?

Com tantas opções de diversão, um passeio por Inhotim e Brumadinho é tudo o que você precisa para aproveitar alguns dias com muita cultura, comida boa e contato com a natureza.

Quer saber mais sobre o turismo em Minas Gerais e receber mais sugestões de viagens? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos! Estamos no Facebook e no Instagram!


Posts relacionados

Carro por assinatura: Entenda como funciona e quais as vantagens

Equipe Comercial Lokamig, 08/05/2025

Quais as melhores praias perto de Minas Gerais? Confira

Equipe Comercial Lokamig, 21/03/2023

Conheça os 8 modelos de carro mais procurados para aluguel

Equipe Comercial Lokamig, 21/03/2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Alugue um carro para explorar as montanhas mineiras!

Posts populares

  • Carro por assinatura: Entenda como funciona e quais as vantagens

Categorias

  • Aluguel de Carros
  • Destinos
  • Dicas
  • Empresas
  • Locação
  • Logística
  • Sem Categoria
  • Terceirização
Site criado por Rock Stage.