Você já ouviu falar em Macacos? O pequeno paraíso tem oficialmente o nome de São Sebastião das Águas Claras e pertence à Nova Lima, cidade vizinha à capital, Belo Horizonte.
O povoamento do local começou no século XVIII, devido à descoberta do ouro na região. Engana-se quem pensa que o local ficou conhecido como Macacos graças aos animais. Na época do ouro, os bandeirantes portugueses chamavam os contrabandistas da região de “macacos”, por isso o nome se popularizou.
A principal atividade econômica foi, por muito tempo, a agricultura. Isso tem mudado, cada vez mais o turismo de aventura e gastronômico crescem no pequeno vilarejo. Rodeado por rios e montanhas, Macacos é um ótimo destino, que sempre encanta os visitantes.
Que tal conhecer um pouco mais sobre esse belo local e planejar sua viagem? Confira em nosso artigo o que você não pode deixar de fazer no vilarejo e anime-se para arrumar suas malas!
Visite a Capela de São Sebastião
Pintada de branco e azul, a Capela de São Sebastião atrai olhares de quem chega na região. Construída em 1718, o local já passou por reformas, mas conserva o estilo arquitetônico da época.
No interior da capela, encontra-se um singelo acervo com destaque para o Altar-Mor e as diversas imagens em madeira. Em frente à igreja, há uma grande cruz do mesmo material.
A Capela é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico de Nova Lima. A igreja fica no centro e é aberta aos domingos.
Aventure-se no passeio de quadriciclo
Para quem curte adrenalina, o passeio de quadriciclo é obrigatório no vilarejo de Macacos. Os passeios são guiados e percorrem trilhas, estradas, rios e montanhas em meio à mata nativa que embeleza o vilarejo.
O passeio dura cerca de 1h30 e deve ser agendado com alguns dias de antecedência.
Aproveite as cachoeiras
Nada como curtir a natureza e visitar boas cachoeiras, não é mesmo? O vilarejo de Macacos conta com algumas que valem a pena conhecer.
A Cachoeira dos Macacos é a mais famosa delas. É formada por um único salto de aproximadamente 2 metros de altura e uma enorme piscina natural.
No local, é possível praticar esportes radicais, como trekking, rafting, caiaque, além de ser um ponto de partida para várias trilhas da região.
Para informações de acesso às cachoeiras, vale a pena buscar em pousadas ou com moradores locais, já que não há muitas placas de sinalização no vilarejo.
Aprecie o melhor da culinária mineira
Como um bom distrito mineiro, Macacos faz jus à fama que Minas Gerais possui por sua deliciosa gastronomia. No local há diversos restaurantes e bares dos mais simples aos mais sofisticados e que atendem a todos os paladares.
O ambiente campestre com área externa e interna do Restaurante Campagne, confere um charme a mais para quem busca locais agradáveis com pratos saborosos, bem apresentados e com toque especial. O local é uma excelente pedida para quem procura encontrar a perfeita harmonia entre o aconchego e a boa gastronomia.
Musica ao vivo, cerveja gelada e muita animação bem no centro de Macacos: essa é a melhor descrição para o Digníssimo, um bar e restaurante dividido entre uma área interna e um varandão, localizado exatamente de frente para a Capela de São Sebastião. No sábado à tarde o movimento é grande então chegue mais cedo e não deixe de experimentar o delicioso feijão tropeiro e torresmo servido no local.
Faça compras
Para quem vai ao vilarejo de Macacos, é indispensável conhecer a loja “Tiquim de Tudo”, que fica no centro perto da igreja. A lojinha realmente tem um pouco de tudo e é ótima para levar lembranças e artesanatos da região.
Além disso, aos sábados ocorre a feira livre no centro do vilarejo, em que são comercializados diversos tipos de lembranças, artesanatos e decorações.
Para quem não abre mão de comprar doces e iguarias regionais, a visita ao Empório Xuru é obrigatória. O local é muito visitado por turistas que buscam as “balas delícia”, feitas artesanalmente.
Também é possível encontrar outros itens típicos como a goiabada cascão de Ponte Nova, pimentas, cachaças, mel, doce de leite, rosquinhas, biscoitos etc.
Além dos passeios, também é válido apenas ficar em uma pousada e curtir um fim de semana de tranquilidade e de atrações da região.
O vilarejo de Macacos está localizado a cerca de 20 km de Belo Horizonte e é uma ótima opção de passeio pela proximidade com a capital. Aproveite que você sabe um pouco mais da região e veja por que alugar um carro para viajar é uma boa opção!