Que a gastronomia mineira é famosa nos quatro cantos do país não é novidade para ninguém, certo?
Mas o que muita gente não sabe é que, de uns anos para cá, a cena de restaurantes veganos e vegetarianos em BH têm se intensificado e surpreendido até mesmo quem ainda não cortou a carne e seus derivados da alimentação.
Ficou curioso? A seguir, indicamos 5 incríveis opções de restaurantes veganos e vegetarianos na capital mineira. Confira!
1. San Ro
O restaurante San Ro é um dos mais antigos estabelecimentos de BH voltados exclusivamente para a culinária vegetariana.
Fundado há 14 anos, no bairro Funcionários, o restaurante self-service oferece uma ampla opção de pratos incrivelmente saborosos e em 2018 levou o título de melhor restaurante vegetariano da cidade.
O espaço é administrado por 5 famílias oriundas de Taiwan, o que torna o cardápio do San Ro um diferencial entre os concorrentes.
Funciona diariamente das 11h30 às 15h30, na Rua Professor Moraes, 651.
2. Las Chicas Vegan
Localizada no Edifício Maletta, um dos mais conhecidos redutos boêmios de BH, o Las Chicas Vegan logo caiu no gosto do público jovem e descolado da capital.
E não é para menos! As paredes têm grafites incríveis, há apoio às causas das minorias e os hambúrgueres levam o nome de grandes personalidades femininas — como Frida (recheio de hambúrguer de feijão preto e guacamole) e Nina Simone (hambúrguer de shitake).
Também são servidos drinks, pratos executivos no almoço e incríveis milk-shakes (a dica é provar o de paçoca com leite de coco!).
Funciona na Avenida Augusto de Lima, 233, sobreloja 20, de segunda a sábado, das 11h às 15h e das 18h às 23h30.
3. Fonte Restaurante
A localização do Fonte Restaurante por si só já vale a visita. Localizado na Vila Werneck — um intacto pedacinho de tradição bem no Centro de BH — o estabelecimento conta com um fiel público que se preocupa não só com os sabor dos alimentos, mas também com a saúde.
A proposta do Fonte é oferecer pratos da culinária macrobiótica, que pode ser resumida como uma filosofia de vida espiritual e social com raízes na cultura chinesa. A macrobiótica valoriza o poder energético dos alimentos e é muito adotada por pessoas com restrição alimentar e certas enfermidades.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado de 11h às 15h. No local também funciona uma lojinha de produtos naturais.
4. Cogumelado
Se a ideia é desfrutar de um ambiente sofisticado, a dica é esticar um pouco mais o passeio até Nova Lima para conhecer o Cogumelado — um restaurante com conceito inédito, em que os cogumelos são o ponto alto de todos os pratos.
Para completar a experiência, música boa, carta de vinhos, cervejas especiais, refrigerante orgânico e vários drinks.
Fica na Alameda do Ingá, n° 77, Vale do Sereno. O funcionamento é de segunda a quarta, das 11h às 14h30; quinta e sexta, das 11h às 14h30 e das 17h às 0h; e sábado, das 12h às 22h.
5. Horta 31
Está pensando em encontrar alguém que não abre mão da carne? Não se preocupe! O Horta 31 não é necessariamente um restaurante considerado vegano/vegetariano, mas é o lugar perfeito tanto para quem deseja opções veganas, vegetarianas quanto para quem é carnívoro — o resultado final da refeição dependerá da sua escolha. Em resumo, a proposta é servir salada fresca durante todo o dia, independente de qual seja a refeição — almoço, lanche ou jantar — numa espécie de fast-food de salada.
O restaurante conta com mais de 50 ingredientes e quem prepara a salada é o atendente, de acordo com o pedido do freguês. Além das folhosas, há carboidratos (batatas doce e baroa,macarrão integral, entre outros), proteínas (ovo, frango, carne de boi e peixe), alho frito, damasco, frutas secas, castanhas,sementes entre outros. Além disso, o local conta molhos especiais e deliciosos. A dica é experimentar o molho da casa feito de gorgonzola e ervas!
Atualmente o Horta 31 está presente em 11 locais de Belo Horizonte: Savassi, Funcionários, Lourdes, Floresta, Serra, Barro Preto, St. Agostinho, V. da Serra, Centro, Grajaú e BH Shopping. Você ainda pode realizar seu pedido através de aplicativos como o iFood.
Como você viu, existem várias opções de restaurantes veganos em BH, cada um com uma proposta e estilo de gastronomia. Então, está esperando o que para experimentar novos sabores e se surpreender?
Já conhece algum desses restaurantes? Qual é o seu preferido? Deixe seu comentário no post e dê outras sugestões de restaurantes veganos e vegetarianos em BH!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo