Vale a pena alugar um carro? Está mais do que provado que um carro garante muitas facilidades para quem possui um. Contudo, o grande problema é que a maioria dos veículos gera um custo alto para ser mantido — seja com sua depreciação, manutenção, impostos, taxas, combustível e estacionamento.
Não é à toa que contratar um serviço de aluguel de automóvel possa ser a solução para locomover-se com conforto e liberdade, sem precisar lidar com as altas despesas — que muitas vezes passam despercebidas. Pensando nisso, neste texto elencamos as principais situações em que vale a pena alugar um carro. Confira!
Quais são as principais vantagens de alugar um carro?
Antes de mostrar quais são as circunstâncias em que um carro alugado pode ser útil nós apresentaremos as vantagens dessa escolha. Entenda!
Custo-benefício
Gastos com o carro próprio são despesas a mais que podem ser bastante incômodas para qualquer orçamento. Afinal, é muito difícil que o automóvel seja quitado à vista. Dessa forma, além de lidar com o seguro, a manutenção e a gasolina, ainda é preciso — na maioria das vezes — arcar com as mensalidades e juros inerentes ao financiamento.
Essa situação não ocorre com um veículo alugado, já que as únicas despesas são com o serviço de aluguel e o abastecimento conforme o uso.
Pagamento de imposto e taxas
Como destacamos, quem possui um veículo deve pagar, ainda, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e as taxas de licenciamento e do seguro. São custos que, apesar de anuais, interferem no bolso do consumidor.
Ao alugar um carro, você não precisa lidar com isso: o seu único compromisso é conservar o veículo e pagar a locação.
Proteção por conta da locadora
Se o carro pertence ao motorista, o seguro é um investimento necessário para garantir a segurança do patrimônio contra roubos e acidentes. Nesse caso, o proprietário se vê praticamente obrigado a arcar com um custo mensal para proteger o seu bem — dinheiro que poderia ser investido em outra coisa.
Isso não acontece com o consumidor que aluga um veículo, pois ele não precisa se preocupar com essa despesa mensal: isso é de responsabilidade da locadora. A única coisa que ele deve arcar é com o custo de proteção, mas só pelo tempo em que ele estiver com o veículo.
Suporte a qualquer momento
Se houver algum problema na parte mecânica do carro e não for possível se locomover, o cliente pode entrar em contato com a empresa. Caso você tenha algum problema com o seu próprio veículo, não será tão fácil. Nesse caso, será preciso arcar com o gasto do conserto e esperar o prazo de conserto do mecânico.
Liberdade de locomoção
Ao ter acesso a um carro, o consumidor evita ficar dependente do transporte público. Em uma viagem, depender de ônibus ou de táxis pode tornar a experiência limitante e bastante frustrante.
Afinal, no caso do transporte público, você terá menos conforto e poderá ficar em pé durante o trajeto. Alugar um veículo é uma maneira de garantir que você chegará onde quiser, confortavelmente, sem se preocupar com horários ou rotas.
Sem custos diretos de manutenção
Em relação à manutenção do veículo, mais uma vez o bolso do motorista é preservado. Custos com visitas periódicas ao mecânico e trocas de peças são de responsabilidade da locadora.
Nesse quesito, o padrão é manter as revisões em dia. Além disso, como explicamos acima, em caso de qualquer problema durante o período vigente do aluguel é possível entrar em contato para ter suporte 24 horas.
Opções de categorias
Uma das grandes vantagens da locação do carro é que você tem à disposição diferentes categorias de veículos. Dessa maneira, é possível escolher o que melhor adaptará a sua viagem.
É possível ter acesso a carros pequenos, médios, luxuosos e até modelos específicos para trilha. Pode ser uma boa experiência para testar diferentes veículos, uma oportunidade que só é possível no caso do aluguel.
5 situações em que vale a pena alugar um carro
1. Festas em locais distantes
Bem, em certas ocasiões especiais, principalmente em festas, sabemos que é complicado chegar até o local de transporte público. Além de depender do horário dos ônibus ou do metrô, ainda há a possibilidade não chegar no horário combinado.
Alugar um carro é uma ótima solução, pois, além de facilitar conforto e conceder liberdade de horário, ainda é possível escolher um modelo de acordo com a situação e levar algumas outras pessoas com você. Mas lembre-se: se beber na festa, não dirija!
2. Test drive de verdade
Uma outra situação bastante interessante em que o aluguel pode auxiliar é para aqueles que pretendem comprar um veículo e não querem errar na escolha. A possibilidade de locar o modelo do seu interesse é uma forma de ver o desempenho do carro no dia a dia.
Afinal, sabemos que o test drive feito na concessionária, muitas vezes, é insuficiente e não contempla todas as situações que um carro pode passar. Essa é uma boa oportunidade para saber se essa é realmente a escolha certa.
3. Viagens
Viajar e não depender do transporte público da região é uma grande vantagem. Afinal, sem um carro, você e sua família ficam à mercê dos horários, das disponibilidades do local, além das infinitas paradas que são feitas durante o percurso e que muitas vezes fazem com que demore mais para chegar no destino final.
Com um carro alugado você tem mobilidade e liberdade para chegar a qualquer lugar da cidade visitada e não precisa se preocupar com horário — além de poder transportar quantas pessoas quiser, de acordo com a capacidade do carro.
4. Locações de longo prazo
Como mencionamos, ter um veículo próprio implica muitos gastos: prestações do financiamento e despesas que envolvem proteções, IPVA e mecânico. Todo esse dinheiro pode fazer uma grande diferença no fim do mês e poderia ser utilizado para fazer um investimento ou até uma viagem.
O aluguel de carro é uma excelente opção. Além disso, as locadoras oferecem diferentes prazos de locação, como planos mensais e anuais. Dependendo da sua necessidade essa é uma solução com melhor custo-benefício do que o transporte público diário.
Entenda como funciona a locação mensal na Lokamig Rent a Car:
Tenha um carro novo todo mês sem precisar se preocupar com manutenções, IPVA, proteções, entre outras despesas! ?? CLIQUE AQUI e solicite um orçamento personalizado!
5. Enquanto o seu carro estiver no conserto
Essa é uma situação bem interessante. Enquanto o seu automóvel estiver no mecânico, você pode alugar um carro para atender às suas necessidades. A locação é por um curto período de tempo, porém, os benefícios são os mesmos.
Além de ter a flexibilidade de sair no seu horário, você tem a segurança de ter um suporte caso algo aconteça e pode até escolher alugar o carro que mais esteja adequado às suas exigências.
Como mostramos ao longo este artigo, um carro alugado é útil para diferentes situações — ele é um bom meio de transporte para festas e viagens e pode servir até mesmo como uma forma de locomoção para as necessidades diárias — e gera menos custos para o motorista do que um automóvel próprio. Agora você já sabe o por que vale a pena alugar um carro.