Em uma época que o contato com muitas das pessoas de que gostamos acontece principalmente pelas redes sociais, viajar com amigos pode ser uma ótima oportunidade de retomar os vínculos e reviver os bons momentos. Ao lado daqueles com quem nos identificamos, é possível relaxar, se divertir e guardar na memória momentos mais que especiais.
No entanto, muita gente acaba adiando esses passeios por colocar outras coisas como prioridade e acreditar que viajar com amigos pode sair caro. No post de hoje, vamos apresentar algumas importantes dicas para quem deseja curtir e ao mesmo tempo economizar. A ideia é mostrar que é possível dividir grande parte dos gastos e fazer uma trip que não pesa no bolso de ninguém.
É disso que você precisa? Então, continue a leitura, chame os amigos e comece a planejar a sua próxima viagem!
O que levar em conta ao viajar com amigos?
Mesmo quando o passeio é feito com pessoas próximas, o dinheiro é um assunto muito delicado e que pode até gerar brigas e inimizades. Por esse motivo, é necessário ter muita transparência e organização no gerenciamento dos gastos.
Para começar o planejamento, o grupo deve escolher a pessoa que ficará responsável pelas finanças. É muito importante que ela tenha disponibilidade e seja muito organizada! Afinal, esse membro deve ficar responsável por fazer o pagamento dos serviços, entrar em contato com agências e fornecedores e até mesmo recolher quantias de cada integrante do grupo.
O líder também deverá pensar nas melhores maneiras de repartir os custos, já que podem haver particularidades. Por exemplo: se uma família tem dois membros e outra tem três, como fica a divisão da conta de restaurante? Ao escolher uma hospedagem, o casal que ficar na suíte deve pagar mais?
Ou seja, a pessoa responsável pela organização deve estar disposta a negociar bastante com todos para que nenhuma injustiça seja cometida e ninguém fique chateado ou frustrado. O diálogo deve ser a base do planejamento ao viajar com amigos.
Como deixar a viagem com amigos mais barata?
Poucas coisas na vida valem tanto o investimento quanto viajar, não é mesmo? Mas, sempre é possível economizar e deixar tudo ainda melhor. Confira a seguir nossas dicas de como economizar na viagem com os amigos.
Viaje fora de temporada
Nem sempre é necessário esperar o período de férias para aproveitar. Existem vários destinos incríveis que podem ser curtidos em um feriado prolongado ou mesmo em um final de semana.
Vocês podem, por exemplo, visitar uma cachoeira próxima, fazer uma trilha, acampar, conhecer uma cidade histórica, passar alguns dias em um sítio, pescar, entre várias outras opções. Além disso, fora de temporada, é possível conseguir ótimos descontos em hospedagens e as atrações ficam bem mais tranquilas de visitar.
Alugue um carro e divida os custos
Muita gente acaba agindo no automático ao tomar decisões no dia a dia. A princípio, seu grupo de amigos pode pensar que usar um aplicativo de transporte durante a viagem ou mesmo o transporte público é a melhor forma de economizar com os deslocamentos.
No entanto, ao colocar os cálculos na ponta do lápis, vocês podem perceber que a melhor alternativa é alugar um carro. E isso vale também para viajar de uma cidade para outra. Afinal, essa é uma ótima maneira de economizar, por exemplo, com a revisão do seu carro. E você ainda viaja com muito mais conforto.
Outra grande vantagem de alugar um carro é a liberdade de ir e vir dentro da cidade visitada. Isso ajuda a poupar tempo, energia e a aproveitar muito mais os passeios.
Aposte em hospedagens alternativas
Se a ideia é economizar na viagem com os amigos, a melhor alternativa de hospedagem pode ser o AirBnb. O site disponibiliza casas mobiliadas em todo o mundo e é perfeito para quem vai viajar em grupo.
Ao dividir o aluguel de uma casa de temporada com os amigos, há outra vantagem: vocês podem cozinhar em casa alguns dias e deixar o passeio muito mais em conta. Em um dia chuvoso ou em uma noite em que todos já estão cansados, essa é uma ótima alternativa.
Use aplicativos que auxiliem na divisão das despesas
Felizmente, hoje podemos contar com a tecnologia para tornar o planejamento de viagem muito mais fácil.
O aplicativo PayBack, por exemplo, disponível para IOS, foi elaborado exatamente para ajudar na divisão das despesas das viagens em grupo. Ele é perfeito para aqueles dias em que cada um paga uma conta e no final ninguém sabe quem está devendo quem! É só guardar todas as notinhas, inserir as informações no App e ele revela quanto cada um precisa pagar. Simples, não?
O Splitwise é outro aplicativo com as mesmas funções e gratuito. O download pode ser feito para IOS, Android ou Desktop.
Pesquise os passeios gratuitos
Toda viagem exige muita pesquisa prévia, tanto para fazer economia, quanto para montar o roteiro mais adequado para o grupo.
Ao fazer a sua programação, tente buscar por opções de passeio gratuitas e de qualidade. Dependendo do destino, vocês podem curtir shows em praças, visitar museus, passar a tarde em algum parque bacana ou mesmo aproveitar a natureza.
Feche pacotes para grupos
Esta dica também é essencial para quem viaja com os amigos. Afinal, muitos passeios ficam mais em conta quando feitos com um grupo maior, já que os gastos são divididos.
Vocês podem comprar um passe família para visitar um ponto turístico, negociar descontos em pousadas e hotéis, contratar um guia turístico para visitar uma gruta ou cachoeira e por aí vai. Também é possível contratar seguro-viagem para grupos.
Ao longo do post, você viu que é possível viajar com amigos de forma econômica e ao mesmo tempo fazer passeios incríveis e inesquecíveis. Mas, para que tudo saia conforme o esperado, é fundamental ter muita organização, diálogo e tolerância. Afinal, por mais próximas que as pessoas sejam, sempre pode haver algum desentendimento, mas com companheirismo tudo pode ser resolvido numa boa.
Quer conferir mais dicas para viajar com os amigos? Então, confira nosso post com 5 situações em que vale a pena alugar um carro!