Para muita gente, os pets são como parte da família e deixá-los para trás durantes as viagens não é uma opção. Com apenas alguns cuidados, levar o animal de estimação em viagens pode ser bem tranquilo e todos poderão ter dias de descanso incríveis.
Antes de viajar, garanta que a saúde do pet está em dia e certifique-se de que o transporte seja seguro e confortável. Quer conferir as outras dicas? Continue a leitura!
1. Faça o planejamento prévio
Para levar o seu animal de estimação em viagens é preciso ter uma atenção ainda maior com o planejamento. Uma das prioridades deve ser a garantia de que o bichinho está em boas condições de saúde, pois dependendo da viagem e da personalidade de seu animal, a viagem pode ser uma experiência muito estressante. Por isso, é importante marcar uma consulta veterinária para um check up geral.
No caso de viagens de avião ou ônibus é preciso garantir, também, as vacinas exigidas.
2. Prepare um transporte seguro
Na hora de viajar com o seu animal de estimação é importante cuidar para que o transporte dele seja seguro e confortável. Quando possível, o ideal é optar pelas viagens de carro, já que assim é mais fácil garantir o bem-estar do seu companheiro.
Mesmo de carro, a viagem exige uma atenção especial com o transporte. Nada de deixar os animais soltos pelo carro. Esse costume pode colocar o seu bichinho em risco, já que, no caso de qualquer movimento brusco, não há nada que garanta a segurança dele.
De olho nas leis de trânsito
É imprescindível providenciar uma estrutura adequada para a viagem. Hoje em dia, além da típica caixinha de transporte, os donos de pets também podem encontrar cadeirinhas parecidas com aquelas vendidas para crianças e bebês. Outra opção ainda mais prática, são as coleiras que se encaixam no cinto de segurança do próprio veículo.
Além de arriscado para os animais, o transporte inadequado pode gerar multas para os motoristas. Transitar com animais soltos pelo carro pode acarretar em uma penalidade de R$53,20 e para levá-los na parte externa (como nas carretas) a multa é de R$86,13.
3. Separe petiscos e brinquedos para a viagem
Os pets podem ficar entediados durante as viagens, principalmente nos trajetos mais longos. Para solucionar esse problema, você pode levar alguns petiscos e brinquedos para oferecer de tempos em tempos.
No caso dos petiscos, o ideal é escolher as opções menos gordurosas e de fácil digestão, para evitar que ele passe mal ou fique enjoado.
4. Faça paradas na estrada
Outra dica importante para levar os animais de estimação em viagens é realizar algumas paradas ao longo do trajeto. Elas são importantes para que o pet possa alongar e se divertir um pouco, além de se alimentar melhor e fazer as suas necessidades.
5. Reserve uma hospedagem confortável
Para viajar com os animais de estimação é preciso encontrar uma hospedagem que também seja confortável e segura para eles. Mais do que aceitar a presença dos pets, esses ambientes devem estar preparados para eles.
Entre outras coisas, os hotéis e pousadas pet-friendly devem incluir pisos antiderrapantes, escadas e varandas com proteção e barreiras para o acesso das piscinas.
6. Pesquise os estabelecimentos pet-friendly
Antes de montar o roteiro da sua viagem com os animais, é interessante pesquisar que tipos de atrações aquele lugar oferece aos bichinhos. Além de parque, praças e outras opções ao ar livre, também é uma boa ideia procurar saber quais estabelecimentos, como restaurantes e cafés, são pet-friendly.
Ao passearem nas ruas, lembre-se de sempre levá-lo na coleira! Com essas dicas preciosas, será fácil levar o seu animal de estimação em viagens e vocês poderão curtir muito os seus dias de descanso!