fbpx
Estação e igreja em Passa Quatro Estação e igreja em Passa Quatro

Conheça as melhores cidades mineiras para visitar no inverno

22 minutos para ler

As cidades mineiras são bem conhecidas pelo seu cunho histórico — os turistas que escolhem conhecê-las ficam fascinados com os traços culturais fortíssimos que elas carregam. Muito além dos museus, esses lugares têm encantos e curiosidades em cada esquina. Nas ladeiras de pedra, na arquitetura colonial ou nos costumes da população, são diversos os atrativos turísticos dos municípios históricos de Minas Gerais.

Quando as temperaturas caem, é como se todo esse charme fosse realçado. Por isso, selecionamos uma lista imperdível de cidades mineiras para visitar no inverno. Confira!

Ouro Preto

Antiga Vila Rica, Ouro Preto teve um papel fundamental no povoamento de Minas Gerais. A cidade, que foi polo da extração de ouro e um dos pontos mais importantes da Estrada Real, foi palco de momentos históricos marcantes, como a Inconfidência Mineira. Hoje, Ouro Preto é um reflexo de tudo o que a cidade já viveu. Quem a visita se emociona com as memórias da escravidão e se encanta com a arquitetura colonial, cheia de histórias e lembranças.

O que fazer

São muitas as atrações turísticas em Ouro Preto. Além de conhecer os museus e as igrejas tradicionais, o visitante também pode se deliciar com um bom circuito de restaurantes e bares. A cidade também tem uma programação cultural intensa, com diversos festivais ao longo do ano — principalmente no inverno, como o Festival de Inverno (que acontece em julho) e a Mostra de Cinema (que ocorre em junho).

Para os mais aventureiros, a região de Ouro Preto também pode ser desbravada de carro. Quem fizer isso se encantará com cachoeiras, nascentes, parques ecológicos e pequenos povoados. Almoçar domingo em Lavras Novas é, sem dúvidas, um programa imperdível!

Como chegar

A apenas 100km de Belo Horizonte, é bem fácil chegar em Ouro Preto. Quem sai da capital deve seguir pela BR-040, em direção ao Rio de Janeiro. Depois de cerca de 20km, o motorista deverá virar à direita na BR-356 (próximo ao Alphaville) e seguir em direção à cidade histórica.

Para os visitantes de outros estados, uma boa opção é voar até Confins e alugar um carro no próprio aeroporto. A estrada para Ouro Preto é, em si, uma bela atração. Na altura de Itabirito, uma lanchonete/museu chamada Jeca Tatu exibe relíquias como vitrolas, vinis e revistas antigas, além de servir um pastel de angu delicioso. A paisagem e os mares de morros também são uma atração à parte.

Bem pertinho de Belo Horizonte, Ouro Preto é um dos destinos mais charmosos do interior mineiro. A cidade é um reduto de arte e religião, além de ser um marco importantíssimo da história do Brasil.

Bem pertinho de Belo Horizonte, Ouro Preto é uma dos destinos mais charmosos do interior mineiro. A cidade é um reduto de arte e religião, além de ser um marco importantíssimo da história do Brasil.

Diamantina

Diamantina também foi uma cidade muito importante durante o período de exploração de ouro e diamante — como o seu próprio nome já indica. Hoje, é um dos municípios históricos mais conhecidos e visitados do país, o povoamento de Diamantina começou em meados do século XVIII, por conta do garimpo.

Em 1938, a cidade recebeu o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, na década de 90, foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Além dos traços históricos, Diamantina é agraciada com paisagens naturais belíssimas e uma programação cultural intensa.

O que fazer

Além da arquitetura barroca, dos edifícios históricos e dos riquíssimos museus, a tradição religiosa e folclórica de Diamantina e região confere à cidade uma personalidade única. Dentro do circuito turístico tradicional, uma visita imperdível é a Casa de Chica da Silva, escrava negra alforriada que é um dos maiores ícones da historiografia brasileira.

A casa do ex-presidente Juscelino Kubitschek, na rua São Francisco, também deve ser conhecida. O imóvel foi transformado em um verdadeiro museu em homenagem ao político e está repleto de documentos e curiosidades históricas. Assim como acontece em Ouro Preto, Diamantina está cercada de pequenas cidades interessantíssimas e de uma paisagem natural belíssima.

O Parque Estadual do Biribiri tem cachoeiras lindas e trilhas de dificuldades variadas. No entorno de Diamantina, os distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras e de Milho Verde podem ser conhecidos de carro e contam com uma programação cultural e religiosa muito interessante — além de paisagens e cachoeiras de tirar o fôlego.

Como chegar

Saindo de Belo Horizonte, o percurso até Diamantina é de 300km e leva cerca de 4 horas. A melhor opção é seguir pela BR-040, pegar a BR-135 (no trevo do posto) e depois a BR-259. Sobre o que fazer em Diamantina, elaboramos um artigo para que você fique por dentro de algumas opções que são quase obrigatórias. Clique aqui e confira!

O que fazer em Diamantina? Elaboramos um artigo para que você fique por dentro de algumas opções que são quase obrigatórias. Clique aqui e confira!

Poços de Caldas

O clima bucólico de montanha, as ótimas opções de gastronomia e a natureza exuberante garantem o romantismo de Poços de Caldas, uma cidade conhecida pela sua tranquilidade interiorana, mas com toda a estrutura dos grandes centros.

O que fazer

Poços de Caldas é uma cidade nacionalmente conhecida por suas fontes de propriedades medicinais, que prometem melhorar a qualidade de vida de quem ali se banha. Os mais apaixonados não podem deixar de conhecer a Fonte dos Amores, onde uma estátua simboliza a lenda de um casal que se encontrava ali às escondidas.

O balneário mantém a sua arquitetura da década de 30, deixando o clima ainda mais charmoso. Para os turistas aventureiros, a dica é apostar nas trilhas e nos esportes de aventura na Serra da Mantiqueira. Outra atração imperdível é o voo livre saindo da Serra de São Domingos.

Como chegar

A cidade fica na região sudoeste do estado, a 463km de Belo Horizonte. O melhor caminho para quem sai da capital mineira é pelas vias BR-381 e BR-267. A Fonte dos amores foi criada em 1929, aproveitando os recursos naturais da Serra de São Domingos e atrai turistas pelo ar romântico. Para saber mais sobre a cidade, clique aqui e confira nosso artigo sobre a belíssima cidade do sul de Minas.

A Fonte dos amores foi criada em 1929, aproveitando os recursos naturais da Serra de São Domingos e atrai turistas pelo ar romântico. (Imagem via: Sulminas Turismo)

Tiradentes

Uma das cidades mais visitadas de Minas Gerais, Tiradentes tem o mesmo charme histórico de Ouro Preto e Diamantina, porém, sem as ladeiras intensas das duas primeiras. Seu povoamento também está fortemente ligado ao Ciclo do Ouro e aos acontecimentos históricos do Brasil Colônia.

O que fazer

O circuito turístico de Tiradentes, como é de se esperar, também está repleto de museus e igrejas fascinantes. Algumas atrações imperdíveis são a Igreja São Francisco de Paula (que oferece uma vista espetacular para o centro histórico e é um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol) e o passeio de Maria Fumaça para São João Del Rei.

Para quem busca passeios diferentes, uma boa opção é o Museu do Automóvel da Estrada Real, que foi inaugurado em 2006 e conta com um acervo de mais de 50 veículos de colecionador. O museu fica a 5km de Tiradentes, na estrada que leva até Bichinho — distrito muito charmoso e que também deve ser conhecido.

Em agosto, Tiradentes recebe o Festival de Cultura e Gastronomia, que em 2017 chega à sua 20ª edição. Um dos principais eventos gastronômicos do país, a festa conta com shows, apresentações de cozinha ao vivo e pratos criados especialmente para a ocasião.

Como chegar

A 189km da capital mineira, um bom jeito de chegar a Tiradentes é seguir pela BR-040 até Barbacena e, de lá, pegar a BR-265. Para quem vem de outros estados, o aeroporto mais próximo é o Internacional de Confins, onde é possível alugar um carro. Desde as aventuras ecológicas até os programas culturais e contemplando, também, os amantes da gastronomia, viajar para Tiradentes é, sem dúvidas, um programa imperdível.

Desde as aventuras ecológicas até os programas culturais e contemplando, também, os amantes da gastronomia, viajar para Tiradentes é, sem dúvida, um programa imperdível.

Maria da Fé

Na Serra da Mantiqueira, Maria da Fé é conhecida por ser a cidade mais fria de Minas Gerais, graças à altitude de 1.200 metros. No século XVIII, o município começou a ser povoado a partir de grandes fazendas da região.

O que fazer

Quem visita Maria da Fé pode encontrar por lá alguns dos melhores atributos de Minas Gerais: muita tranquilidade e deliciosas refeições no fogão a lenha. Uma das melhores cidades para se visitar no inverno, o grande atrativo do município é o frio — Maria da Fé tem uma temperatura média anual de apenas 10,1°C.

Entre os melhores programas da cidade está a visita à Fazenda Maria da Fé. Lá, é possível conhecer um pouco mais sobre a produção de leite, azeitona e azeite. O ecoturismo também é forte em Maria da Fé, já que a cidade é rodeada pelo Pico da Bandeira e pela Pedra do Pedrão, atrações ideais para quem gosta de aventura.

Como chegar

Localizada no Sul de Minas, Maria da Fé está a 440km de Belo Horizonte. O melhor caminho para chegar até lá é pela BR-381, em direção a Itajubá.

Geada em Maria da Fé – (Foto: Leonardo Bueno, Via: G1 Sul de Minas)

Monte Verde

O distrito que fica a 1.554 metros do nível do mar oferece aos visitantes uma temperatura amena durante todas as estações do ano. No inverno, o clima fica propício para aproveitar ainda mais as atrações locais. As áreas verdes e montanhosas são consideradas essenciais para encantar os turistas que visitam Monte Verde.

O que fazer

Se a sua intenção é comer bem, Monte Verde com certeza é uma das melhores cidades mineiras para visitar no inverno. Comidas mineiras, alemãs e italianas se misturam com um tradicional rodízio de fondue, que deixa todo mundo com água na boca. A Avenida Monte Verde é a principal rua da cidade e é lá que você encontra os melhores bares, restaurantes e lojas de presentes com lembrancinhas, sabonetes artesanais, queijos, chocolates e roupas.

As galerias Suíça e Celeiro não podem ficar de fora do seu roteiro de passeio. Os principais pontos turísticos são o Chapéu do Bispo e a Pedra Redonda, ideais para quem deseja ter uma visão privilegiada de Pouso Alegre. As lindas paisagens naturais, a culinária deliciosa e as baixas temperaturas fazem com que o turismo em Monte Verde esteja entre os favoritos dos casais apaixonados.

Como chegar

O distrito de Monte Verde está localizado na Serra da Mantiqueira. São cerca de 160km de distância da cidade de São Paulo e 480km de Belo Horizonte. Para chegar até o distrito, siga pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) no sentido da cidade de Camanducaia. Use a saída 918 e, a partir daí, siga as placas de sinalização que vão guiar você por 30km até o distrito de Monte Verde.

As lindas paisagens naturais, culinária deliciosa e as baixas temperaturas fazem com que o turismo em Monte Verde esteja entre os favoritos dos casais apaixonados.

Passa Quatro

Cerrado por mata atlântica e regiões montanhosas, Passa Quatro é, sem dúvidas, uma das melhores cidades mineiras para visitar no inverno. Por se tratar de uma região de interior, o foco local é o turismo rural. Considerada uma estância mineral por causa das suas fontes de água, a cidade também faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e do Circuito das Terras Altas de Mantiqueira.

O que fazer

O Trem da Serra da Mantiqueira, conhecido como Maria Fumaça, é imperdível para os turistas. As paisagens encantam os visitantes que disputam os vagões durante a viagem, que percorre cerca de 10km. Com construções do século XIX e XX, a sensação que Passa Quatro transmite é de tranquilidade e calmaria. As ruas de paralelepípedo formam um conjunto de cenários que atraem a atenção dos turistas que caminham pelo centro da cidade.

Para os fãs da natureza, a Floresta Nacional de Passa Quatro é o lugar ideal, mesmo no inverno. A região é formada por mais de 300 hectares de matas nativas com lagos, cachoeiras e espaços para piquenique. A Cachoeira de Iporã é a principal atração da Floresta Nacional e são apenas 500 metros de caminhada até ela. O local oferece uma estrutura completa aos turistas com banheiros, roupas para venda e viveiros.

Está em busca de uma gastronomia impecável? Os restaurantes de Passa Quatro deixam qualquer um com água na boca. São diversas variedades culinárias que vão desde pratos típicos até comidas árabes, chocolaterias e cervejarias.

Como chegar

Passa Quatro está localizada a 200km das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Quem sai desses dois estados deve usar a BR-116, passando por Cruzeiro, em São Paulo. Os turistas que se deslocam desde Belo Horizonte devem seguir até a BR-381, pegar o acesso a Caxambu no Trevo Três Corações e seguir viagem até Passa Quatro.

Ferroviária e Igreja em Passa Quatro
Estação Ferroviária de Passa Quatro e, ao fundo, a Igreja Matriz de São Sebastião – Foto: Blog Pelas Estradas de Minas

São Lourenço

São Lourenço fica no sul de Minas e é famosa principalmente por suas fontes de águas medicinais e balonismo. Conhecida como o balneário do Parque das Águas, a cidade tem águas de fontes medicinais no seu famoso Circuito das Águas. São Lourenço também faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e, durante o inverno, as temperaturas podem chegar a 0ºC.

O que fazer

Com programações que vão desde passeios de balão até uma viagem de Maria Fumaça com destino a Soledade de Minas, São Lourenço não desaponta ninguém quando o assunto é diversão e belas paisagens. E que tal um passeio de balão? A aventura costuma durar uma hora e é recomendável que seja agendada com antecedência, para não ser surpreendido com a grande demanda.

Para amenizar o frio da região, a Rota do Café mostra todo o processo de produção do Unique Café. O passeio apresenta aos visitantes desde a colheita até a degustação do produto, a duração é de 3 horas e meia e inclui uma viagem no tempo pela fazenda sede da fabricação e preparação.

Como chegar

São Lourenço está localizada a 384km de Belo Horizonte, 266km do Rio de Janeiro e 300km de São Paulo. Saindo de Belo Horizonte, siga pela Rodovia Fernão Dias sentido São Paulo até a saída para a BR-267 e, depois, encontre o acesso para a MG-383.

São Lourenço fica no sul de Minas e é famosa principalmente por suas fontes de águas medicinais e balonismo. Foto: Célio Ferraz, Via O Tempo.

Machado

Reconhecida como a Capital Mundial do Café Orgânico, a cidade é uma das maiores influências da agricultura nacional com a sua cafeicultura. Além disso, Machado abriga um polo do Instituto Federal de Minas Gerais e atrai cada vez mais empresários interessados em investir na região. Se você gosta do frio, Machado é um destino imperdível. A temperatura média nessa época do ano não ultrapassa os 10ºC.

O que fazer

Uma das principais atrações da cidade é o monumento que representa Cristo: ele fica exposto no alto de uma das dezenas de montanhas que rodeiam o município. O pastel de fubá, tradicional entre os moradores de Machado, não pode ficar fora de sua visita. Ele é encontrado no Mercado Municipal e custa aproximadamente R$4.

Falando em comida, variedade gastronômica não falta na cidade. Os restaurantes agradam a todos os turistas, oferecendo desde especialidades mineiras até japonesas e italianas. Os cafés produzidos em Machado são perfeitos para aquecer em dias frios. A Festa de São Benedito acontece durante 12 dias do mês de agosto é uma tradição no inverno de Machado. Ela é considerada uma manifestação cultural, folclórica e religiosa do estado de Minas Gerais.

Como chegar

Machado está localizada a 283km de São Paulo, 504km do Rio de Janeiro e 381km de Belo Horizonte. As principais rodovias que chegam até a cidade são a MG-453, MG-179 e BR-267. Os trechos são bem sinalizados e a paisagem é um diferencial a mais para encantar os turistas.

Os cafés produzidos em Machado são perfeitos para aquecer em dias frios ♥ (Gif por: cintascotch)

Mariana

Os atrativos de Mariana levam os turistas a uma viagem no tempo até o século XVIII. A cidade conta a sua história com as construções que mostram a realidade da primeira capital do estado de Minas Gerais. Uma cidade típica do interior de Minas que não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores cidades mineiras para visitar no inverno. Mariana é uma cidade pequena, sendo assim, não precisa separar mais que dois ou três dias para conhecer.

O que fazer

Para conhecer a história de Mariana, não deixe de visitar a Casa de Câmara e Cadeia. Uma construção colonial portuguesa do século XVIII que já abrigou a Prefeitura Municipal, a Cadeia Pública, o Fórum e, atualmente, é a sede da Câmara da cidade. Também, é possível conhecer a Mina da Passagem, que está aberta para visitação de turistas.

Ela foi fechada para exploração porque os custos sairiam mais altos que o retorno lucrativo da venda do ouro. As Igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo também são pontos turísticos importantes e não devem ser deixadas de lado durante o passeio.

Como chegar

São aproximadamente 20km desde Belo Horizonte até Mariana. Siga pela BR-040 até o trevo de Ouro Preto e depois use o acesso da BR-356 até a cidade.

Igrejas de São Francisco de Assis (esquerda) e Nossa Senhora do Carmo (Foto viaviagens e caminhos)

Sete Lagoas

São mais de 100 anos de história, que consolidaram a cidade como um dos polos econômicos mais importantes do estado de Minas. Como diz o nome, Sete Lagoas, o município abriga um complexo com sete lagoas, sendo elas: Lagoa Paulino, Boa Vista, José Félix, Cercadinho, Matadouro, Catarina e da Chácara.

O que fazer

Em agosto, a cidade apresenta a ExpoSete, uma feira de exposição focada na agropecuária e na agricultura, que atrai pessoas de várias cidades vizinhas para curtir uma grande festa. O principal atrativo de Sete Lagoas é a Gruta Rei do Mato. As passarelas e luzes artificiais permitem que os turistas interajam com o ambiente natural. Com quatro galerias para visita, a principal é conhecida como Salão dos Castelos.

A história da cidade está registrada no Museu Histórico Natural, que conta com um grande acervo de fotos, objetos e peças ligadas aos escravos e personagens históricos da região. Um passeio emocionante que retrata a evolução da região e do Brasil.

Como chegar

Com apenas 75km de distância entre Sete Lagoas e Belo Horizonte, a viagem de carro não demora mais que uma hora e meia, se o motorista seguir pela BR-040 e depois pela BR-135. Do Rio de Janeiro até Sete Lagoas são 500km de estrada, mas que compensa a distância com as paisagens da BR-040, que é a mesma durante todo o percurso.

Para os turistas que se deslocam de São Paulo até uma das melhores cidades mineiras para visitar no inverno a distância é um pouco maior. São 640km de estrada, porém, a BR-381 está preparada para proporcionar um passeio inesquecível até Sete Lagoas, com toda a estrutura necessária para a sua viagem.

Lagoa Paulino em Sete Lagoas – (Foto via: descubraminas)

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é conhecida por suas belas cachoeiras, que atrai os turistas no verão. Mas como ela pode ser atrativa no inverno? A cidade está localizada a 1440 metros de altitude, o que proporciona uma vista 360º das paisagens, além de uma visão deslumbrante do pôr do sol.

O que fazer

A cidade é bastante simples. No entanto, há ótimas opções de restaurantes para aproveitar a comida mineira e pousadas aconchegantes para passar os dias e as noites de inverno. Como o frio é mais forte na região, o que mais atrai os turistas durante o inverno é a tranquilidade da cidade e a vista exuberante que se tem.

Como chegar

São Thomé das Letras fica a 305km de BH. Para quem sai da capital, a melhor rota é pela BR-381. Quem sai de São Paulo, por exemplo, vai percorrer 349km pela BR-381. Para percorrer o trajeto com mais conforto, caso você esteja em outro estado, pode ir de avião até Belo Horizonte e alugar um carro para chegar a São Thomé das Letras.

Foto de São Thomé das Letras
Casa da Pirâmide – Foto por www.saothomedasletras.net.br

Gonçalves

Gonçalves é a cidade perfeita para os amantes de paisagens. Isso porque é cercada de verde e belas cachoeiras. Além disso, é cheio de pousadas charmosas e aconchegantes, ideais para aqueles que buscam relaxar, principalmente durante o inverno, que é quando a cidade fica ainda mais bonita.

O que fazer

No inverno a cidade tem geadas e frio próximo ao 0º C, às vezes, até abaixo de zero. É um dos polos turísticos em desenvolvimento da Serra da Mantiqueira. Além disso, você pode fazer trilhas visitando as belas cachoeiras da região. Contudo, não se esqueça de se agasalhar bem durante o inverno.

Como chegar

Gonçalves fica a 190km de São Paulo e a 460km de Belo Horizonte. Saindo do estado de SP, você pode seguir pela rodovia SP-070 ou optar pela rota da BR-381. Para tornar o passeio mais seguro e atraente, alugar um carro é a melhor opção.

Pousada da Serra, em Gonçalves - MG
Pousada da Serra, em Gonçalves – Foto: Booking.com

Conceição do Ibitipoca

Localizada no município de Lima Duarte, a vila de Conceição do Ibitipoca é um dos destaques entre as cidades mineiras para se visitar no inverno. Isso porque os chalés charmosos e as belas paisagens, com vistas para a Serra da Mantiqueira, tornam o passeio ainda mais mágico.

O que fazer

A principal atração visitada na região é o Parque Estadual do Ibitipoca. A trilha mais famosa do local leva a uma piscina natural de borda infinita, com uma vista de tirar o fôlego. Além disso, o parque oferece diversos outros passeios, onde você pode conhecer belas cachoeiras e grutas.

Como chegar

Saindo de Belo Horizonte, Conceição do Ibitipoca fica a 318km, seguindo pela BR-040. Agora, se você for sair de outro estado, como São Paulo, terá que seguir por 449km pela BR-116.

Foto do Parque Estadual do Ibitipoca
Parque Estadual do Ibitipoca – Foto: Vivian Reis/G1

São João Del Rei

A cidade de São João Del Rei compartilha do mesmo momento histórico de Tiradentes. Por esse motivo, hoje, os turistas podem aproveitar de um belo passeio pela arte e história da cidade. No inverno, as construções históricas ganham ainda mais charme, chamando a atenção dos turistas.

O que fazer

Uma das principais paradas da cidade é a Igreja de São Francisco de Assis, construída no século XVIII, com traços de Aleijadinho. Além disso, São João Del Rei tem belíssimos casarões, que encantam por sua arquitetura histórica. A Rua Getúlio Vargas é umas das mais visitadas da cidade, com o Museu de Arte Sacra e o Solar da Baronesa. Ademais, existem vários museus que contam a história local.

Como chegar

A cidade fica a 180km de Belo Horizonte e 11km de Tiradentes. Assim, se vier de outro estado, o aeroporto mais próximo é o Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins. Para chegar até a cidade, você pode alugar um carro e fazer o trajeto pela BR-040 e MGC-383.

Foto do Museu Regional de São João del Rei
Museu Regional de São João del Rei – Foto: João Victor Militani

Agora que você conhece as melhores cidades mineiras para visitar no inverno, é hora de começar a planejar os passeios! A estação mais fria e charmosa do ano se estende até o fim de setembro e promete temperaturas baixas em todo o estado.

Ficou com vontade de arrumar as malas e conhecer esses destinos? Para que você tenha segurança para alugar um carro, preparamos um artigo com todas as dúvidas sobre aluguel de carros que você precisa conferir.

Posts relacionados

Deixe um comentário