fbpx
Cachoeira Véu da noiva Cachoeira Véu da noiva

Poços de Caldas: conheça a história e dicas do que fazer na cidade

10 minutos para ler
Poços de Caldas: conheça a história e dicas do que fazer na cidade

Não é novidade que Minas Gerais está recheado de cidades encantadoras, certo? Uma delas é Poços de Caldas, que se localiza no sul do estado, inclusive, sendo o maior município da região. Conhecida por se encontrar na cratera de um vulcão extinto, a cidade se tornou uma referência no turismo devido à descoberta de fontes de águas termais e sulfurosas. Atualmente, o local é considerado ideal para quem busca um destino que ofereça tranquilidade e descanso.

Quer saber mais sobre a história e quais passeios fazer enquanto você estiver na cidade? Então, continue a leitura, para conhecer os melhores pontos turísticos e saber como montar um roteiro de viagem, a fim de garantir que você aproveite ao máximo do seu tempo no local. No fim do texto, veja por que alugar um carro contribuirá para tornar a sua experiência ainda mais dinâmica e agradável.

Confira!

Conheça a história de Poços de Caldas

Os primeiros registros das descobertas das águas em Poços de Caldas datam de 1818. A partir disso, as pessoas passaram a desbravar os benefícios das águas térmicas e sulfurosas da região. Ainda nesse período, o imperador Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina foram conhecer as chamadas águas milagrosas. Sendo assim, a aristocracia brasileira se interessou pelo turismo da região, caracterizando o auge da cidade.

Já na década de 40, Poços de Caldas teve a era dos cassinos. No entanto, o jogo foi proibido em 1946 e, com a evolução da medicina e a descoberta dos antibióticos, a procura pela cura milagrosa das fontes começou a cair. Por outro lado, a cidade soube se reinventar e, atualmente, direcionou outro foco para o turismo, apostando no contato com a natureza e trazendo famílias e grandes grupos para visitar as termas, as fontes e as demais atrações de Poços de Caldas.

Saiba o que fazer em Poços de Caldas

Como você já deve ter percebido, o turismo em Poços de Caldas ainda abrange as águas, mas não é só isso que a belíssima cidade tem a oferecer. Confira, a seguir, as atrações turísticas da região.

Suba até o Cristo

Se você pensa que apenas o Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor, saiba que está enganado, porque Poços de Caldas também conta com um para chamar de seu. O monumento fica no Parque Municipal da Serra de São Domingos, 1686 metros acima do nível do mar. Com 16 metros de altura e cerca de 500 toneladas, a obra foi inaugurada em 1958, por José Raphael Santos Neto. Ela proporciona a vista da cidade do alto que, sem dúvidas, é uma das mais belas paisagens de Poços de Caldas.

Ande de teleférico

Considerado o maior do país, o teleférico de Poços de Caldas sai do Parque José Affonso Junqueira e leva os visitantes até a Serra de São Domingos, durante um percurso de 1.500 metros e torres de até 20 metros de altura. Ao fim, você pode visitar o Cristo ou o Aquário de Poços de Caldas, que tem estrelas do mar, tartarugas, tubarões e peixes de água doce e salgada.

Escale a Pedra Balão

A cidade também tem opções de aventura na natureza. Nesse caso, vale a pena escalar a Pedra Balão, que é um resultado de erosões, localizada na Serra de São Domingos. Na verdade, o monumento é composto por grandes pedras que estão sobrepostas, formando uma altura de, aproximadamente, 10 metros. Do topo, é possível conseguir uma vista privilegiada da cidade. No entanto, por necessitar de bastante cautela e equilíbrio para andar e subir pelas pedras, o passeio não é muito recomendado para crianças e idosos.

Se apaixone pela Fonte dos Amores

Localizada na rua Piauí, 1, centro de Poços de Caldas — MG, um dos principais acessos à trilha do Cristo, bem no alto da Serra de São Domingos, a romântica Fonte dos Amores é um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas.

Faça passeios pelas praças da cidade

Para quem gosta de praças, Poços de Caldas conta com ótimas opções de visitação. Por exemplo, você pode conhecer a Praça Pedro Sanches, que fica no centro da cidade. Nos fins de semana, na parte da noite, existem apresentações de serestas e chorinhos. Além disso, no Monumento Minas ao Brasil, grupos se apresentam todas as semanas.

Outra opção é a Praça Dom Pedro II, também chamada de Praça dos Macacos, que tem fontes de águas sulfurosas e belas flores. Já a Praça Brasil tem a fonte das rosas, mostrando 40 combinações de água e luz que são projetadas com filtros coloridos. Por último, ainda que não seja propriamente uma praça, vale a pena visitar o Parque José Affonso Junqueira. O local tem uma paisagem encantadora, permeada por vasta área verde, fonte luminosa com jogo de águas, plantas ornamentais e árvores de grande porte.

Visite as Thermas Antônio Carlos

Inauguradas em 1931, as Thermas Antônio Carlos se tornaram o primeiro estabelecimento termal moderno do país. Desde então, o local começou a oferecer serviços e tratamentos para o corpo por meio do uso da água termal. Os banhos acontecem com água sulfurosa, cuja temperatura na superfície terrestre chega a 45º, enquanto nas banheiras é de 37º.

Conheça o Museu Histórico e Geográfico

Construído no fim do século XIX, o prédio do Museu Histórico e Geográfico primeiro foi a residência de Martinico Prado Júnior. Contudo, apenas em 1972 que o local se tornou um museu. O acervo conta com quadros a óleo e aquarelas, coleção de porcelanas inglesas e francesas datadas do início do século XX, moedas e papéis-moeda da época do Império e da República, acervos fotográficos, vestimentas antigas e outros objetos. Além disso, acontecem apresentações musicais e partidas de xadrez no local.

 Saboreie as delícias do Mercado Municipal

O mercado municipal de Poços e Caldas é parada praticamente obrigatória para quem visita a cidade. Localizado na rua Pernambuco, no centro, o local reúne produtos típicos da região, como doces caseiros, queijos, cafés, artesanatos, entre outros produtos típicos de Minas Gerais. Quando visitar a cidade, não deixe de ir ao mercado para provar todas as suas iguarias e, claro, aproveite para comprar belas lembrancinhas artesanais de Poços.

Visite a cachoeira Véu das Noivas

Localizada no Complexo Turístico Véu das Noivas, a cachoeira é caracterizada por três quedas d’água, cuja maior tem dez metros de altura e quinze metros de largura. As águas formam corredeiras envoltas por pinheiros e flores, caracterizando uma paisagem única. Se preferir, ainda é possível fazer um passeio de trenzinho, para conhecer a beleza do parque e contemplar a natureza.

Veja a confecção de cristais

Os cristais de Poços de Caldas são conhecidos internacionalmente. A tradição vem desde a Antiguidade, pois os fabricantes são descendentes das famílias de vidreiros na Ilha Murano, na Itália, desde 1.300. Para ver a produção de perto, você pode visitar os Cristais São Marcos e os Cristais Cá D’Oro, pois, além de venderem os produtos, esses locais também mostram a confecção. Desse modo, não faltam opções de atrações turísticas para diversos gostos em Poços de Caldas. Com as dicas deste artigo, comece já a montar o seu roteiro e aproveite essa encantadora cidade mineira.

Monte seu roteiro de viagens em Poços de Caldas

Para você conseguir aproveitar tantos pontos turísticos, paisagens e locais diferentes, será necessário montar um bom roteiro de viagens. Caso contrário, você pode acabar ficando muito tempo em apenas um lugar, deixar de aproveitar um lugar que você gostaria muito, chegar nos locais atrasado e encontrá-los fechados, entre outros empecilhos. Para garantir uma viagem de qualidade, você deve colocar no papel tudo o que fará na sua viagem, o inclui:

  • local e horários de almoço, o que evita que você perca muito tempo procurando um restaurante;
  • os seus gastos com alimentação, gasolina, entradas nos locais, hotel, compra de lembrancinhas;
  • tempo de permanência em cada ponto turístico;
  • documentação necessária;
  • a melhor época para viajar;
  • o objetivo da viagem,
  • escolha dos hotéis;
  • trajeto do caminho a ser percorrido; entre outras informações.

O importante é que tudo isso seja definido com antecedência, assim você não terá dores de cabeça e muitas preocupações durante a viagem, o que torna a experiência muito mais proveitosa e agradável. Também, é necessário estabelecer a forma de locomoção. A mais vantajosa para quem quer aproveitar ao máximo de uma viagem para Poço de Caldas é alugando um carro.

Alugue um carro para viajar para Poços de Caldas

De forma geral, alugar um carro é muito mais vantajoso que adquiri-lo, já que você apenas usufrui de seus benefícios, como maior segurança, facilidade e liberdade para se locomover. Entretanto, não é preciso se atentar a manutenções, calibragem, desvalorização, pagamento de financiamentos, entre outros problemas. No caso de uma viagem para Poços de Caldas, você terá ampla liberdade em diferentes aspectos. Por exemplo, você não ficará à mercê de uma companhia de viagem, que ditará onde e quando serão as paradas e por quanto tempo você permanecerá nelas.

Já pensou se você encontrar um restaurante bastante gostoso, com clima agradável e queira ficar alguns minutos a mais para curtir o local? Você apenas conseguirá fazê-lo com independência na viagem e com um carro alugado. Dentro da cidade de Poço de Caldas, você não perderá tempo estudando as linhas de ônibus e não precisará aguardá-los no ponto, basta ligar o carro que você alugou e ir direto para o próximo ponto do roteiro, para o restaurante ou hotel.

Ao viajar com uma agência, normalmente, os pontos turísticos são bastante lotados, já que há várias outras pessoas que estão junto de você. Contudo, com um carro alugado em mãos, você não está preso ao roteiro e poderá ir para onde quiser, curtir outro local e retornar ao ponto turístico quando estiver mais vazio. Além disso, você pode alugar o carro ideal para a sua família ou amigos. Se você vai levar muitas pessoas, poderá alugar um modelo de carro mais espaçoso, para que todos tenham mais conforto. Essa escolha não é possível ao viajar de ônibus ou táxi.

Quando você tem um carro, é fundamental fazer uma revisão antes da viagem, para garantir que tudo está em ordem, assim você evita falhas ou panes durante o trajeto. Mas essa é uma preocupação que também é eliminada quando você prefere o aluguel de carros, já que as locadoras entregam um automóvel revisado em suas mãos.

Visitar Poços de Caldas é uma excelente alternativa para quem quer conhecer uma cidade histórica com inúmeros pontos turísticos. Entretanto, você precisará de um bom roteiro em mãos e, principalmente, alugar um carro de uma boa locadora, para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer.

Agora, que tal compartilhar este material nas suas principais redes sociais? Mostre já para seus amigos, colegas e familiares as belezas de Poços de Caldas!

Posts relacionados

Deixe um comentário