fbpx
ecoturismo em minas gerais ecoturismo em minas gerais

Conheça destinos incríveis de ecoturismo em Minas Gerais

14 minutos para ler

Enquanto existem pessoas que gostam de viajar para metrópoles, outras preferem ter contato com a natureza em cidades mais afastadas dos centros urbanos movimentados. Se você faz parte do segundo grupo, já pensou em conhecer o ecoturismo em Minas Gerais?

Todo o estado tem atrações turísticas para os mais variados gostos, mas, especialmente para quem curte cachoeiras e trilhas, Minas Gerais oferece uma enorme gama de opções. Aliás, devido à grande quantidade, pode até ser difícil escolher uma só.

Pensando nisso, separamos neste artigo, 12 destinos muito procurados para o ecoturismo, com lugares e atividades incríveis e apaixonantes. Confira!

1. Capitólio

Certamente, esse é um dos destinos mais procurados por quem deseja fazer ecoturismo em Minas Gerais. O Capitólio fica entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas e conta com uma diversidade de atrações turísticas voltadas para a natureza, como o Mirante do Cânion, considerado uma parada obrigatória para os visitantes da cidade.

Para conhecer o Lago de Furnas, você ainda pode andar de lanchas ou chalanas, experienciar um bar flutuante ou pegar um helicóptero para ter uma visão panorâmica do local. Aliás, para quem gosta de cachoeiras, cascatas e cânions, opções não vão faltar. Na Trilha do Sol, por exemplo, é necessário caminhar de 3 a 4 horas para conhecer a Cachoeira No Limite, o Poço Dourado e a Cachoeira do Grito.

Outro passeio imperdível por Capitólio é a Lagoa Azul, que tem um poço de águas bem claras. Vale lembrar que essas visitas às cachoeiras e lagos têm um custo, já que se localizam em propriedades privadas.

Já para pessoas que preferem um ecoturismo mais radical, existem opções incríveis na cidade, como:

  • balão — como o passeio de helicóptero é caro e dura pouco tempo, mesmo assim, muitas pessoas preferem inovar e pegar um balão para conhecer Capitólio do alto;
  • hiking — para os trilheiros de plantão, é possível se surpreender ao praticar o hiking e se deparar com cachoeiras e cânions exuberantes;
  • off-road  já para quem curte uma aventura em quatro rodas, existem trilhas motorizadas pela cidade, que podem ser feitas com jipes e picapes;
  • mergulho — com uma variedade de rios e lagos, você ainda pode praticar o mergulho em água doce;
  • bike — existem trilhas que possibilitam o uso de bicicleta.

2. Conceição de Ibitipoca

Localizada na Zona da Mata de Minas, Conceição de Ibitipoca conta com um parque muito visitado, conhecido como Parque Estadual do Ibitipoca, com grutas, cachoeiras, piscinas naturais, picos e trilhas de diferentes dificuldades.

Esse local tem 1.488 hectares com ótima estrutura e trilhas bem sinalizadas. No entanto, por ser uma região muito grande, um dia para conhecê-la pode ser insuficiente. Para desbravar o parque, você pode fazer três circuitos. Um deles é o da Janela do Céu, cachoeira com 20 metros de altura. Essa trilha é de nível leve a médio, durando cerca de 7 horas e com altitude máxima de 1.784 metros. Durante o passeio, é possível conhecer locais como o Pico da Lombada, a Gruta dos Fugitivos e a Cachoeira da Janela do Céu.

Outra opção de circuito é o das Águas, considerado o mais fácil dos três, cuja duração é de 3 a 4 horas. Em geral, são visitados o Mirante da Ponte de Pedra, a Gruta dos Coelhos e a Cachoeira dos Macacos, dentre outros. Por último, existe o Circuito Pico do Pião, o menos conhecido, com uma trilha que leva 4 a 5 horas para ser percorrida. Nessa trilha, você consegue conhecer lindos locais como a Gruta do Pião e o Pico do Pião.

3. Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é uma região montanhosa, cheia de belas paisagens e atrai muitos turistas todos os anos. Cerca de 10% do local está localizado em terras fluminenses, 30% em território paulista e 60% no estado de Minas Gerais, contabilizando uma extensão de, aproximadamente, 500 km há uma distância de 1700 quilômetros da capital mineira.

Turismo de montanha é o forte do Circuito Terras Altas da Mantiqueira, composto pelas cidades de Itanhandu, Alagoa, Itamonte, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde e Virgínia. Por sua elevada altitude, a Serra da Mantiqueira registra baixas temperaturas, com geadas e névoas frequentes, que conferem um charme pelo seu friozinho habitual. Se você ainda não conhece, que tal se programar para visitar esse lugar tão charmoso do sudeste brasileiro?

4. Gonçalves

Falando em Serra da Mantiqueira, vale aqui exaltar uma cidadezinha deliciosa da região conhecida como Gonçalves. O local tem um clima bem frio, chegando a fazer temperaturas negativas no inverno, mas, ainda assim, é um dos preferidos para quem gosta de aventura na natureza.

Afinal, opções ao ar livre não faltam. Uma delas é o boia-cross que acontece no Rio Capivari. Se preferir, dá para fazer rapel em alguma das trilhas da cidade. Já se o seu objetivo é conhecer Gonçalves de outra perspectiva, existem agências de turismo que oferecem passeios de parapente.

Ainda assim, não se esqueça de colocar uma atração essencial na lista: a Pedra do Forno. Esse é um dos pontos mais altos da cidade, contando com 1.970 metros de altitude, tirando o fôlego de quem decide fazer esse passeio. A trilha é curta, já que tem apenas 2 km, mas, por ser íngreme, algumas pessoas não a consideram muito fácil. De qualquer forma, vale a pena encarar esse desafio e conseguir ver o entorno de Gonçalves no topo da região.

5. Serra do Cipó

Parque Nacional da Serra do Cipó é um templo para os amantes da biodiversidade do país. Ele está localizado na extensão de 6 municípios (Santana do Riacho, Jaboticatubas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Nova União) sendo considerado um santuário da fauna e da flora brasileiras.

A reserva fica bem próxima à capital mineira — cerca de 100 km. Algumas empresas de ônibus realizam o trajeto, mas também é possível acessar o local de carro, pela MG-010. Ter um automóvel à disposição, porém, é a melhor opção para quem pretende se locomover entre as diferentes cidades e aproveitar as diversas opções de cachoeiras e trilhas do parque, como as que comentamos a seguir.

Cachoeira véu de noiva

Uma leve caminhada de, aproximadamente, 15 minutos leva até essa cachoeira (um dos cartões postais da Serra do Cipó). O caminho passa por uma espécie de clube, que conta com restaurantes e uma piscina de água natural.

Cachoeira da farofa

Trilha de 8 km, a partir da entrada principal do Parque Nacional da Serra do Cipó, leva até essa queda d’água incrível. Os percursos de ida e volta podem durar cerca de duas horas cada — então, o ideal é sair bem cedo. Vale lembrar que o melhor horário para curtir a cachoeira é entre 12 e 13 h, quando o sol esquenta o poço e as pedras ao redor.

6. Carrancas

A pouco menos de 300 km de Belo Horizonte, Carrancas exibe todo o potencial de Minas Gerais para o ecoturismo. As quedas-d’água locais são ideais para quem deseja aproveitar o fim do inverno, época em que as temperaturas já começam a aumentar e as piscinas naturais se tornam ainda mais convidativas.

A Cachoeira da Esmeralda e a Cachoeira da Fumaça merecem a sua visita. A Chapada dos Perdizes é uma boa pedida para quem gosta de se aventurar em trilhas, além de oferecer uma grande recompensa: vista de tirar o fôlego, diretamente do ponto mais alto da cidade.

O município também tem um centro histórico que vale a pena ser visitado. Na Praça Manoel Moreira, vá à Igreja Nossa Senhora da Conceição de Carrancas, patrimônio histórico do município, toda construída com quartzito.

7. Serra do Caraça

Se você ama observar a diversidade da fauna e flora do nosso país bem de perto, um destino ecoturístico que não pode ficar de fora da sua lista é a Serra do Caraça. Isso porque o local abriga mais de 270 espécies de aves, além de outros animais, como antas, quatis e raposas. Já os ipês, macaúbas e orquídeas são alguns dos integrantes da beleza florida da região.

A Serra do Caraça se localiza entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara e abriga o Parque Natural do Caraça, onde é possível ver grutas, cachoeiras, picos e cascatas. Esse local permite visualizar a transição entre Mata Atlântica e Cerrado, além de contar com muitas opções de trilhas.

Uma delas é o Pico de Sol, que exige preparo físico, pois tem 10 km só de subida. Ainda assim, a beleza vista lá do alto compensa todo o esforço. Outra opção é o Pico do Infeccionado, cujo trajeto tem 500 metros a menos que o do Pico do Sol, mas é igualmente cansativo. No local, você conhece a Gruta do Centenário, a maior do mundo feita de quartzito.

8. Serra da Canastra

A região da Serra da Canastra fica localizada no sudoeste de Minas Gerais, com umas das mais belas e ainda desconhecidas paisagens do país. O território da Canastra tem mais de 200 mil hectares e engloba 6 municípios:

  • Delfinópolis;
  • São Roque de Minas — acesso principal para a região;
  • São João Batista do Glória;
  • Vargem Bonita;
  • Sacramento;
  • Capitólio.

A Serra da Canastra é bastante rica em águas e repleta de cachoeiras que caem dos seus paredões. É uma importante região, pois está localizada no final da Mata Atlântica e início do Cerrado, contando com uma vegetação muito apreciada e diferente das outras regiões mineiras. A maior atração local é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco.

O parque é uma atração à parte e abriga, além da nascente, a sua primeira queda, com uma altura de 186 metros: a bela Cachoeira Casca D’Anta. Nele também se encontram belas paisagens, campos com flores e espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o lobo-guará. O passeio é recheado de trilhas, cachoeiras e perfeito para quem curte esporte, natureza e aventura!

É importante ficar atento aos trechos no parque, já que todos eles são feitos por estradas de terra, seja nas trilhas ou nas cachoeiras. Por isso, nem todos os carros se adaptam e se dão bem no caminho. A melhor e mais confortável opção é viajar com um off-road ou 4X4, pois, assim, os buracos ou lama da estrada não serão um problema.

9. Alto Caparaó

E que tal visitar o Alto Caparaó para se deliciar com cachoeiras e piscinas naturais em meio a vegetação da Mata Atlântica? Trata-se de uma cidade de Minas Gerais conhecida em todo território nacional pelo ecoturismo.

Ainda assim, aproveitar as belezas do Alto Caparaó é um privilégio para poucos. A cidade abriga menos de 6 mil habitantes e as trilhas duram cerca de 8 horas. Tem que ter fôlego e determinação, você tem? Seja como for, encarar a aventura vale muito a pena.

A cachoeira mais popular, nomeada de Bonita, tem 80 m de queda e no parque da cidade você encontra o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país, que fica entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Quer saber de outra curiosidade? Caparaó quer dizer águas cristalinas que rolam das pedras, em linguagem Tupi.

10. Monte Verde

Você já visitou ou pensou em conhecer a cidade Campos do Jordão, em São Paulo? Em Minas Gerais é possível ter a versão mineira, Monte Verde. Além da proximidade geográfica, elas nutrem semelhanças com a arquitetura e o sossego proporcionado. Se você preferir referências internacionais, saiba que Monte Verde também é chamada por muitos de “Suíça Mineira”, principalmente pela arquitetura e o clima frio, mesmo em estações tradicionalmente mais quentes.

Inclusive, a cidade mineira foi eleita uma das 10 mais acolhedoras do mundo. Você sabia? Trata-se do único distrito da América Latina a marcar presença na lista. Parte das razões para isso envolvem as feiras e as galerias com comidas típicas do estado, como fondue e queijo.

Se a sua intenção é um passeio romântico, saiba que Monte Verde também é uma opção interessante. Afinal, existem inúmeras hospedagens com lareira, hidromassagem e restaurantes a luz de vela para criar em clima. Ainda assim, há opções de lazer para diferentes motivações.

11. Aiuruoca

Aiuruoca, localizada no sul de Minas Gerais e cidade natal da atriz Isis Valverde, também se destaca em ecoturismo. As áreas mais atrativas no distrito ficam por conta do Vale do Matutu e Vale dos Garcias. O primeiro é considerado um local sagrado e místico para muitos, principalmente por fazer parte da rotina de peregrinação indígena. É localizado em uma região repleta de natureza e muito afastada do convívio social.

Ao chegar no local é possível visitar a Cachoeira dos Macacos, o Casarão — considerado Patrimônio Histórico —, a Cachoeira do Fundo e o Pico Cabeça do Leão. Por fim, também é recomendado a visita no Poço das Fadas, a atração mais popular da cidade, com queda d’água, águas cristalinas e esverdeadas.

O outro trajeto que pode ser feito em Aiuruoca é para o Vale dos Garcias. Nele, é possível conhecer hidromassagens naturais, piscinas, duchas, poços e muitas atrações que enchem os olhos.

12. Catas Altas

Catas Altas é uma opção de ecoturismo interessante em Minas Gerais especialmente para quem também deseja aprender mais sobre história. Isso porque a cidade conta com sítios históricos, belas igrejas e passeios pela região que contam muito sobre o Brasil do século XVIII.

Além disso, a região reflete parte da atualidade, já que ainda abriga pontos fundamentais de exploração de metais em Minas Gerais. A cidade também encanta com suas casinhas coloridas, cachoeiras, passeios de quadriciclo, santuários e o famoso vinho Jabuticaba.

Ou seja, o local oferece opções de ecoturismo para os mais variados interesses. Quer conhecer uma curiosidade sobre essa cidade mineira? Ela pode se tornar referência mundial em astronomia. Isso porque existe um projeto em andamento para construir um observatório para os estudiosos e interessados na área.

Viu como as opções de ecoturismo em Minas Gerais são apaixonantes? Mas, se você pensa que as nossas dicas acabaram, temos um último aviso: é necessário ficar atento à época de cheia nas cachoeiras, já que, com as chuvas, os rios enchem mais rápido e podem ocorrer trombas d’água. Nos locais com acesso pago, os guias costumam orientar os turistas, mas aqueles de acesso gratuito precisam de atenção redobrada. Por isso, procure seguir as instruções para evitar acidentes.

Outra recomendação é visitar uma região de cada vez e, assim, conhecer o que o estado mineiro tem de melhor — além das pessoas e da hospitalidade, uma natureza encantadora. Para isso, considere alugar um carro para ter mais liberdade, comodidade e praticidade.

Como mostramos neste artigo, há diversas opções para quem aprecia a natureza e todos os benefícios que ela proporciona aos olhos, à saúde e à alma. Dessa forma, esperamos que as dicas e detalhamentos sobre onde e como aproveitar o melhor do ecoturismo em Minas Gerais sirvam de estímulo para você pegar o carro e ir direto curtir esses lugares maravilhosos.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as opções de ecoturismo em Minas Gerais!

Posts relacionados

Deixe um comentário