fbpx

Pescaria em Minas Gerais: locais que você precisa conhecer

8 minutos para ler

Como uma das atividades mais antigas da humanidade, por muito tempo a pescaria foi uma das principais formas de conseguir alimento. Atualmente, essa é uma ótima forma de ter maior contato com a natureza em momentos de lazer. E isso, o povo mineiro sabe muito bem: não é à toa que a pescaria em Minas Gerais é uma prática bastante popular.

Para não dizer que é só história de pescador, neste texto nós apresentamos a você alguns dos pontos de Minas Gerais ideais para pescar, quais são os melhores carros para a atividade, onde você pode comprar materiais de pesca em BH e mais. Confira!

4 lugares para praticar pescaria em Minas Gerais

1. Rio São Francisco

Conhecido por todo o país, o velho Chico, como comumente é chamado, tem um grande número de espécie de peixes. É possível encontrar mais de 152, como Dourado, Matrinxã, Mandiaçu etc.

É uma excelente alternativa de pesca para aqueles que querem pegar espécies mais exóticas, principalmente, a região próxima ao norte de Minas, onde é possível achar maior variedade. Os melhores meses para a prática estão entre março e outubro.

O belíssimo peixe-dourado é  predominantemente de água doce e pode ser encontrado no Rio São Francisco. (Foto via: tudosobrebichos.com)

2. Rio Paraibuna

Mais uma ótima opção de pescaria em Minas Gerais, o Rio Paraibuna não tem tantas espécies como o Rio São Francisco, mas pode oferecer bons momentos para os amantes da pesca. Os tipos de peixes mais comuns de serem encontrados por lá são Tucunaré, Piabanha e Dourado, sendo o primeiro um símbolo do rio e um dos peixes mais pescados.

O melhor período para pesca é quando a temporada de cheias chega ao fim, entre março e outubro.

O tucunaré é um peixe esportivo, muito comum no Rio Paraibuna e se destaca por ser um dos mais competitivos, rápidos e dinâmicos entre os peixes de água doce.

3. Represa de Furnas

Banhando 34 municípios do estado de Minas, a Represa de Furnas tem um bom espaço para quem gosta de pescar. Não só para isso, para quem curte praticar mergulho ou outras atividades aquáticas, a represa é um lugar ideal. Além disso, é uma região com uma paisagem bastante agradável e pode oferecer ao pescador vistas incríveis.

As principais espécies encontradas no local são Trairão, Pintado, Tucunaré e Corvina. Assim como o Rio São Francisco, a melhor época para a pesca é entre os meses de março e outubro, principalmente, no começo da temporada.

As traíras são peixes carnívoros, de porte médio, com movimentos lentos porém são muito vorazes. É encontrada na represa de Furnas. (Foto via: tucunarepesca.com.br)

4. Nova Ponte

A represa Nova Ponte é banhada pelo Rio Quebra-Anzol, um curso de água de Minas Gerais que passa pelo município de Araxá e desagua no rio Araguari. É um dos locais que pode proporcionar uma ótima experiência visual para o pescador.

Nas suas águas escuras, é possível encontrar espécies como a Piracema, Pacu-Caranha e o Tucunaré. A melhor época para praticar a pesca é depois do mês de fevereiro até o final de outubro.

Os melhores automóveis para pescaria

Os veículos mais adequados para a pescaria são aqueles adequados para zonas rurais, já que o pescador deverá atravessar estradas de terra para chegar ao local de pesca.

Como nesse tipo de estrada podem ocorrer derrapagens — aumentando o risco de acidentes —, é fundamental comprar ou alugar um carro que tenha as seguintes características:

  • boa tração, de preferência nas 4 rodas;
  • melhor angulação de ataque e saída;
  • boa estabilidade na estrada;
  • altura que garanta a boa condução;
  • não seja muito baixo, para ser capaz de enfrentar estrada com ondulações e cascalhos.

Nos tópicos abaixo, apresentamos os tipos de veículos que atendem aos requisitos listados e exemplos de carros. Confira-os.

Utilitários tradicionais

Esses são os veículos cujas qualidades misturam a capacidade de carga de objetos e o transporte de pessoas sem necessidade de algum compartimento externo, como a caçamba. Alguns exemplos são:

  • Strada 1.4;
  • Saveiro 1.6.

Utilitários automáticos

Esse é similar ao anterior, a diferença consiste no fato de que os câmbios são automáticos, o que facilita no controle do carro. Os utilitários automáticos permitem que o motorista se concentre mais nas estradas de terra. Um bom exemplo desse veículo é o Toro Freedom 1.8.

4×4

4×4 é o termo que define os carros cujo sistema de transmissão distribui a força do motor para as quatro rodas. Eles são projetados para andar em estradas lamacentas, subidas íngremes, rios rasos e outros terrenos similares. Alguns veículos desse tipo são:

  • Hilux;
  • S10;
  • Ranger.


Os melhores lugares para comprar materiais de pesca em BH

Agora que você sabe os melhores lugares de pesca e como um bom veículo, resta saber onde você pode comprar os materiais de pesca. A seguir, apresentamos 3 recomendações de lojas de Belo Horizonte.

Náutica Barão

A Náutica Barão é uma empresa experiente — está no mercado há mais de 20 anos —e atende aos pescadores com os melhores produtos. Ela tem amplos parceiros e tem foco nos produtos de pesca. Veja alguns de seus produtos:

  • varas;
  • anzóis;
  • kits;
  • vestimentas;
  • caixas de isopor;
  • cadeiras dobráveis;
  • tanques de combustível e bomba para o barco.

Ela está na rua Barão Homem de Melo, n.º 1376, no bairro Jardim América.

Casa dos Pescadores

Essa é uma loja bastante ampla, já que oferece inúmeros artefatos de pescaria e outros itens úteis para quem deseja acampar ou até mesmo caçar. Veja exemplos de departamentos e produtos vendidos na loja:

  • pesca: bolsas, carretilhas, iscas, anzóis, kits, linhas, varas e afins;
  • camping (acampamento): barracas, mochilas, iluminação, acessórios e banquetas;
  • outdoor (ao ar livre): produtos para escalada e salvatagem (resgates);
  • cutelaria: canivetes, facas e facões, machados e afiadores;
  • vestuário: calçados, bandanas e agasalhos.

A Casa dos Pescadores é uma unidade única e está localizada na Av. Paraná, n.º 355, no centro de BH.

Mário Caça e Pesca

Essa também é uma loja bastante antiga, fundada em 1992. Além dos itens básicos de pesca, ela apresenta muitos bens de suporte ao pescador, como:

  • barracas;
  • caixas e estojos;
  • carabinas de pressão;
  • mochilas;
  • redes e tarrafas;
  • sacos de dormir;
  • lampiões.

A Mário Caça e Pesca tem duas unidades em BH:

  • av. Paraná, n.º 431, Centro — próximo ao Mercado Central;
  • rua Tupinambás, n.º 1109, Centro.

O período de Piracema

A pescaria é uma ótima atividade que pode possibilitar ao praticante bons momentos de diversão e descobertas. Contudo, assim como qualquer prática que envolva a natureza, é importante ter responsabilidade e respeito, principalmente, com as espécies envolvidas.

A época de piracema, que é aquele ciclo do ano em que os peixes sobem o rio para se reproduzir e se alimentar, deve ser respeitada. Esse momento corresponde normalmente aos meses de novembro a fevereiro, na temporada de chuvas.

Protegido por lei, esse período tem algumas restrições em relação à prática da pesca, justamente para preservar as espécies. Sendo assim, em caso de pesca profissional, são permitidos apenas a captura e o transporte de 3 a 10 quilos de peixes (dependendo do local).

Esses peixes não devem ser provenientes da região, mas podem ser oriundos de outro estado, país e, em último caso, híbridos. No caso de pesca amadora ou para sobrevivência, a prática é permitida em áreas sem restrição, porém, apenas com anzol de mão, caniço, vara ou molinete.

A pescaria em Minas Gerais é uma das atividades mais praticadas na região, e isso ocorre pelo grande número de ótimos lugares para pescar. Entretanto, é necessário comprar os equipamentos adequados e alugar um bom veículo para atravessar estradas de chão.

Esperamos que este texto tenha sido útil para você, que pretende praticar pescaria em Minas Gerais! Quer conhecer mais sobre o estado? Então, acesse agora o nosso texto sobre as cidades históricas mineiras e confira!

Informamos que o artigo, assim como todos os outros do nosso blog, não é patrocinado. Temos ciência que qualquer tipo de post pago deve ser sinalizado por uma questão ética e em respeito aos leitores.  

Posts relacionados

2 thoughts on “Pescaria em Minas Gerais: locais que você precisa conhecer

Deixe um comentário