fbpx
rapel em minas gerais rapel em minas gerais

Rapel em Minas Gerais: 5 cidades para praticar esse esporte

5 minutos para ler

Se você quer fazer uma atividade diferente e praticar um esporte radical, rapel pode ser a escolha de lazer ideal para seu perfil. Essa é uma prática muito popular em vários lugares do mundo e no Brasil não é diferente. Em nosso país, há várias opções interesses para praticar rapel em Minas Gerais.

Conheça, nesta leitura, o que é rapel e como funciona esse esporte. Após, uma das melhores cidades do Estado para praticar essa atividade, os níveis de dificuldade, as alturas e demais características de cada ponto para realizar o desporte. Boa leitura!

O que é rapel e como funciona esse esporte?

Rapel é um esporte radical criado a partir de técnicas do alpinismo. Ele utiliza cordas e outros equipamentos para descer paredões, vãos livres e outras edificações. Essa é uma atividade que requer o acompanhamento de especialistas, instruções básicas e até cursos preparatórios.

Além disso, trata-se de um esporte praticado essencialmente em grupo, pois cada um dos integrantes deve se preocupar com a segurança do companheiro, questionando eventualidades que podem gerar incidentes.

Quais são as 5 melhores cidades para praticar rapel em Minas Gerais?

1. Lavras Novas

Lavras Novas é um distrito localizado a 20 km da cidade de Ouro Preto, conhecido pelas suas belezas naturais. No vilarejo há montanhas, cachoeiras e mirantes que atraem turistas de todos os lugares do país. Os locais preferidos dos rapelistas são a cachoeira do Areião e a Serra do Buieié, onde há descidas de variados níveis de dificuldades e alturas que vão de 20 a 50 metros.

Rapel praticado na cachoeira do Areião ou na Serra do Buieié, sempre diante de um belo visual. (Foto:Lavras Novas/ Divulgação. Via: Sou Mais Lagoa)

2. São Roque de Minas

Esse é um dos lugares mais procurados para o turismo de aventura. Isso ocorre pelo fato de a cidade ser privilegiada e dar acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra. No local, há diversas cachoeiras que favorecem a prática de canionismo (exploração progressiva de rio) e rapel. Entre as cachoeiras estão a do Nego e do Capão Forro.

Mas ainda há outra cachoeira que se destaca na região, que é a Casta d’Anta, com cerca de 186 metros. Essa é a maior queda do Rio São Francisco e é o atrativo turístico mais chamativo da Serra da Canastra. O acesso ao local é facilitado tanto para uma parte alta quanto para uma baixa da serra, podendo ser feitas por estrada de terra.

Que tal aproveitar seu turismo em Minas escolhendo um veículo certo para uma aventura incrível? Preencha o formulário abaixo e economize:

 

3. Belo Horizonte

Não é somente no interior do Estado que estão bons lugares para praticar o esporte. Na capital de Minas Gerais, especificamente no limite entre Nova Lima e Belo Horizonte, as duas pontes (P1 e P2) são estruturas urbanas utilizadas para por todos os aventureiros que querem sentir mais adrenalina.

A altura de uma das pontes tem cerca de 15 metros e é de fácil acesso, pois está no bairro Belvedere. A segunda ponte conta com 45 metros, mas é necessário percorrer uma trilha para chegar até o local.

Rapel Ponte Belvedere – BH/MG (Foto via: @bh.rapel)

4. Rio Acima

Situada a 35 km de Belo Horizonte e com 9 mil habitantes, o território está totalmente inserido em uma região de proteção ambiental e tem várias cachoeiras, como também o trecho da Estrada Real. Uma das cachoeiras, chamada de Chica Dona, é o ponto mais famoso para os praticantes de rapel, pois ela é feita dentro da queda d’água e chega a 60 metros de altura.

Rapel na Chica Dona – Rio Acima – MG (Foto: Liga Rapel)

5. Capitólio

A cidade de Capitólio está localizada no sudoeste do estado de Minas Gerais, próxima à Serra da Canastra, trata-se de uma das 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas. A região se destaca por vários cânions e trilhas cercadas por vegetação nativa. Entre os diversos locais disponíveis para praticar rapel, se destaca a ponte do Rio Turvo.

Paredões dos Canyons em Capitólio (MG), além de belos também  servem para a prática do rapel (Foto: Diego Lima, Via:Todos Destinos)

Existem vários pontos atrativos para praticar rapel em Minas Gerais e, apesar de ser um esporte diferente e emocionante, é fundamental realizá-lo com segurança. Tenha os materiais adequados e o acompanhamento de especialistas para isso.

Estamos constantemente informando sobre pontos e novidades turísticas! Assine a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro!

Posts relacionados

Deixe um comentário