fbpx

6 razões para visitar o Circuito Liberdade

6 minutos para ler

Belo Horizonte é mesmo uma cidade incrível. A capital mineira tem várias opções de atividades ao ar livre e é privilegiada com obras encantadoras de arquitetura e paisagismo. Um dos lugares onde todos esses (e muitos outros) fatores se encontram é no Circuito Liberdade, na região Centro-Sul, que é um ponto de lazer e cultura para toda a família.

A história da Praça da Liberdade e dos prédios históricos ao redor se misturam ao enredo da própria cidade, onde a maioria das edificações foi construída para abrigar importantes órgãos políticos.

Para mostrar o poder da região, o estilo arquitetônico era bem imponente e inspirado no estilo francês, como grande parte da BH antiga, já que a França era vista como modelo de elegância a ser seguido.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o Circuito Liberdade? Confira!

1. É uma região de grande riqueza cultural

Quem chega pela Avenida João Pinheiro percebe que um caminho de tijolos de pedra separa a praça no meio e leva diretamente ao Palácio da Liberdade, que durante muitos anos foi sede do Governo do Estado de Minas Gerais.

Isso mostra como o Circuito Liberdade (antes denominado Circuito Cultural Praça da Liberdade) tem forte ligação com a política e a história de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Hoje, os prédios históricos abrigam diversos museus e prédios culturais, mas por vários anos esses edifícios eram sede de órgão públicos do Estado.

Foi apenas com a construção da Cidade Administrativa, no vetor norte da capital mineira, em meados dos anos 2000, que muitos desses órgãos pararam de ser administrados ali.

2. É um dos lugares mais bonitos da capital mineira

O Circuito se destaca pela beleza, tanto arquitetônica quanto paisagística. Isso faz com que o local seja uma ótima escolha para fazer ensaios de fotos para eventos especiais, como festas de 15 anos, fotos de gestante, pré-casamento, formatura e muito mais.

Como é um lugar muito movimentado, é importante tomar alguns cuidados durante o ensaio, como contratar um profissional de fotografia que tenha seguro dos equipamentos e optar por fazer as fotos em dias de semana, quando o movimento é menor. Por lá, a luz fica especialmente bonita bem no comecinho da manhã ou no período do entardecer.

Arquitetura

Além da praça, o local é composto por diversos imóveis históricos com uma belíssima arquitetura. O projeto de alguns dos prédios mais antigos datam desde o final do século XIX, como o que hoje abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, inaugurado em 1897.

Desenhado pelo arquiteto José de Magalhães, o prédio segue um estilo eclético, com vários elementos neoclássicos, assim como o Palácio da Liberdade e boa parte dos edifícios históricos da região.

Um dos prédios que também compõe a paisagem do Circuito é o Edifício Niemeyer, desenhado pelo arquiteto de mesmo nome e considerado uma obra-prima da arquitetura. O famoso arquiteto também assina o desenho da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, outro componente do Circuito Liberdade.

Jardins

Do começo do século passado, boa parte da arquitetura urbana de BH foi inspirada nas tendências francesas. Essa ideia se repetiu na Praça da Liberdade, e seus jardins lembram um dos complexos paisagísticos mais importantes do mundo, o dos jardins do Palácio de Versalhes.

Tal influência pode ser conferida não só nos canteiros e nas escolhas das plantas, mas também na distribuição, nas estátuas e nas fontes da praça.

3. Oferece muitas opções de lazer ao ar livre

Principalmente no verão, quando as temperaturas sobem bastante na capital mineira, o ideal é aproveitar os espaços urbanos da cidade, as atividades fora de casa e as opções de lazer ao ar livre.

Divertimento para toda a família

O Complexo Cultural Praça da Liberdade oferece opções de divertimento para todas as idades e estilos. Que tal começar o dia com um passeio pelos jardins da praça, passar para um visita a um dos muitos museus da região e finalizar com um almoço em um dos restaurantes da área?

Pode ser um lanche fast-food, um botequim cheio de tira-gostos deliciosos, uma pizzaria: as opções culinárias do entorno do Circuito (e até dentro de alguns prédios!) também são muitas.

Possibilidade de prática de esportes

E que tal aproveitar o espaço para a prática de esportes? As atividades físicas ao ar livre ganham cada vez mais adeptos e no espaço da praça é possível observar, entre outros, corredores de rua, praticantes de ioga e, até mesmo, grupos de ginástica funcional!

4. Recebe muitas festas e eventos abertos ao público

O Circuito Liberdade também é conhecido por receber diversos eventos abertos ao público. Podem ser feiras de literatura, shows de música popular, apresentação de grupos de teatro de rua, exposições de artes plásticas e muito mais.

É como se todo o Circuito fosse um grande museu à disposição dos moradores e turistas de Belo Horizonte, com diversas opções de entretenimento cultural.

Fim de ano na Praça da Liberdade

Uma das melhores épocas para visitar o Circuito Liberdade é durante o fim do ano. Além de oferecer diversas alternativas de programação para as férias, a praça fica particularmente encantadora com as decorações de Natal, que maravilham crianças e adultos.

Nesse período, o local recebe um grande número de visitantes, que fazem das noites um verdadeiro espetáculo em praça pública.

5. É de fácil acesso

Antigamente ligado ao poder público do Estado de Minas Gerais e hoje associado a um complexo de lazer e cultura (do lado da Savassi, um dos pontos mais descolados de Belo Horizonte), o Circuito Liberdade tem grande importância.

Está localizado na Região Centro-sul de Belo Horizonte e, embora o local possa ser geograficamente distante de alguns pontos da cidade, o acesso à região é privilegiado.

Além de diversas opções de transporte público, a Praça da Liberdade é cercada por quatro grandes vias (avenidas João Pinheiro, Cristóvão Colombo, Bias Fortes e Brasil), o que facilita bastante o tráfego de veículos.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é, sem dúvidas, um local que merece a sua visita. Afinal, oferece para moradores e turistas um cenário deslumbrante, prédios culturais, opções de lazer e esportes para toda a família e muito mais. O Circuito é um patrimônio não só de Belo Horizonte, mas de toda Minas Gerais!

Quer conhecer melhor esse Estado tão rico e completo? Siga-nos nas redes sociais — Facebook e Instagram — e fique por dentro dos melhores conteúdos!

Posts relacionados

Deixe um comentário