fbpx

Réveillon em Minas Gerais: 8 cidades mineiras pra passar a virada do ano

8 minutos para ler

Muitas pessoas não sabem, mas passar o réveillon em Minas Gerais pode ser uma excelente opção. O estado conta com natureza exemplar, gastronomia riquíssima em sabores, muitas cidades históricas e ainda é uma opção mais barata do que destinos turísticos muito procurados nessa época, como Florianópolis, Rio de Janeiro e as capitais do nordeste.

Por ser um estado geograficamente muito grande, há diversos tipos de destinos que agradam aos mais diferentes perfis de turistas. Portanto, qualquer que seja seu objetivo para a virada do ano, Minas Gerais é uma ótima opção. Continue acompanhando para conhecer algumas cidades!

1. São Lourenço

Escolhemos São Lourenço para abrir a nossa lista pelo seu diferencial: é um dos melhores centros de balonismo do Brasil. Se você quer iniciar o ano fazendo algo diferente, aposte nessa simpática cidade do sul de Minas.

Localizado a aproximadamente 380 quilômetros de Belo Horizonte, capital mineira, o município tem diversas atrações além dos voos de balão. Entre elas, destacam-se os parques de águas termais — que agradam adultos e crianças — e as cachoeiras próximas à cidade, excelentes opções para se refrescar no calor de dezembro.

Balões em São Lourenço – MG – Por Katherine Passos – via: Blog Balonismo

Sugerimos também o passeio no Trem das Águas. O trajeto dura 20 quilômetros e, nos vagões especiais, você ganha a degustação do melhor da comida mineira: queijos, cachaças, vinhos e doces de leite. Portanto, São Lourenço é uma ótima opção para quem quer descansar, mas também quer aproveitar o passeio para fazer algo diferente.

2. Ouro Preto

Se você quer passar o réveillon em Minas Gerais, Ouro Preto também é uma ótima opção de cidade para visitar. Com muitos atrativos, o município é um dos que mais recebem turistas no estado, todos em busca dos roteiros culturais e turísticos ligados ao ciclo do ouro, período importante da História do Brasil.

Então, vale a pena aproveitar o feriado para conhecer a história do País, passeando pelas ruas e museus dessa cidade tão importante, que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Além disso, por receber muitos turistas, a cidade conta com excelentes hotéis e restaurantes que tornarão sua experiência ainda melhor.

E se você é do tipo de pessoa que quer agito e vida noturna, também encontrará isso em Ouro Preto. Localizada a cerca de 100 quilômetros de BH, a cidade vale a visita!

Tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO, a antiga capital de Minas Gerais fica a cerca de 100 km de BH

3. Monte Verde

Esse destino é nossa indicação para aqueles que buscam descanso e contato com a natureza no réveillon. Especialmente se a viagem for a dois, Monte Verde, também conhecida como a Suíça Mineira, desponta como um dos melhores lugares para aproveitar essa data.

Além dos esportes radicais — trilhas, patinação e a megatirolesa —, a cidade dispõe de outros atrativos, como pousadas românticas e de luxo em meio às montanhas. Algumas, inclusive, têm banheiras de hidromassagem para os casais aproveitarem.

Se a cidade é mais visitada no inverno, já que a serra proporciona uma temperatura amena, ela também pode ser uma excelente opção para uma virada de ano diferente e inesquecível. Se quiser planejar uma viagem para Monte Verde, tenha em mente que a cidade fica bem mais próxima de São Paulo do que de Belo Horizonte.

 

Suas lindas paisagens naturais, culinária deliciosa e as baixas temperaturas fazem com que o turismo em Monte Verde esteja entre os favoritos dos mineiros.

4. Capitólio

Localizado na região sudeste de Minas Gerais, é o destino mais popular entre as cidades banhadas pelo Lago de Furnas — com aproximadamente 1.140km² de extensão, esse é um dos maiores lagos artificiais do mundo! Suas principais atrações incluem atividades de aventura e ecoturismo, como trekking, mountain bike e cavalgadas.

Por ser um destino especial e muito visado, já publicamos um artigo específico com 7 dicas incríveis sobre o réveillon em Furnas. Para conferir basta clicar aqui.

Conhecida por muitos como o “Mar de Minas”, o Furnas é o principal atrativo do município.

5. Extrema

Fechando a nossa lista de cidades para passar o réveillon em Minas Gerais temos Extrema, também localizada ao sul do estado, na região da Cantareira, a quase 500 quilômetros de Belo Horizonte.

O principal atrativo da cidade é a sua beleza exuberante, com parques e trilhas — especialmente a que leva até a Pedra das Flores — que deixam qualquer turista encantado. Para os mais aventureiros, também é possível fazer rafting no Rio Jaguari.

Vale a pena visitar a cidade, especialmente para aproveitar o clima ameno do verão local e os preços super acessíveis para a época.

Pedra das Flores – Via: Extrematur – Secretaria de Turismo de Extrema – MG

6. Lavras Novas

Para quem busca a tranquilidade do interior, o distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto, com menos de mil moradores, traz um clima íntimo e histórico para os visitantes. Se o objetivo é fugir da agitação das grandes cidades no réveillon, em Lavras Novas pode-se curtir a beleza cênica e pacata da região, caminhar pelas ruas de pedra e se sentar em um dos bares do distrito.

Para quem gosta de trilhas e cachoeiras, existem inúmeras opções para aproveitar o dia 01/01, e para a virada, a noite apresenta um clima mais intimista, ideal para degustar um bom vinho e aproveitar a culinária local — que atende a todos os bolsos e paladares. Não é incomum encontrar ambientes com atrações musicais ao vivo, para tornar a noite ainda mais especial.

Casinhas coloridas, cachoeiras e trilhas incríveis, restaurantes deliciosos, pousadas charmosas e muita magia. Que tal conhecer Lavras Novas?

7. Conceição do Ibitipoca

Localizada a aproximadamente 250 km de BH, Conceição de Ibitipoca também oferece uma oportunidade para quem quer curtir as festas do fim de ano longe da agitação das grandes cidades e próximo à natureza. Um dos locais mais visitados, que oferece uma vista inesquecível, é a Janela do Céu, um mirante do parque estadual do Ibitipoca.

Para aproveitar a noite, comer e beber, os destaques vão para Candeia Blues Bar, também conhecido como o Bar da Firma, que traz uma decoração inusitada, com os mais diferentes adereços pendurados no teto — de filtros de sonho à Branca de Neve com os sete anões. Além disso, o proprietário inventou uma forma inusitada de servir as bebidas, pois as cachaças artesanais ficam penduradas no teto e espalhadas pelo bar.

Além do Bar da Firma, entre os outros locais em que os visitantes aproveitar a noite, destacam-se o restaurante Cantinho da Tailândia, o Nhoc Tipoca, que serve crepes e nhoques, e o Gula do Lobo, que traz um cardápio mais requintado, com carnes e cervejas artesanais produzidas na região.

A belíssima Janela do Céu em Ibitipoca. (Foto por: Renata Ferreira, via: Trilhando Montanhas)

8. Belo Horizonte

Para quem gosta de passar o réveillon em meio à multidão, com bastante badalação e estrutura, a capital mineira reúne inúmeras opções, apresentando uma vida noturna bastante agitada. Para o réveillon, vamos destacar dois locais especiais.

Lagoa da Pampulha

Um dos cartões-postais da cidade e que se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade, a Lagoa da Pampulha apresenta a tradicional queima de fogos na orla, geralmente organizado pela TV Alterosa — afiliada do SBT na região. O turista pode passear pelas ruas do entorno, para confraternizar com os outros visitantes, ou escolher uma das festas privadas no entorno, das quais se destaca a Réveillon Virada Fest — que apresenta uma vista privilegiada da queima de fogos, direto da Mansão Pampulha.

Savassi

Epicentro da vida noturna de BH a Savassi é outro local na capital que apresenta uma boa oportunidade para quem busca agitação na virada de ano. A maioria dos bares da região estará aberta, assim como as principais baladas. Um dos points de maior badalação é o Bhar, que tem ambiente com som ao vivo, comidas deliciosas, além de um bar recheado com bebidas de todos os tipos e de diferentes locais do mundo.

Lagoa da Pampulha e suas duas preciosidades: Estádios Mineirinho e Mineirão.

Agora, basta escolher a cidade que mais agrada ao seu perfil e começar a planejar a sua viagem de Ano Novo!

Gostou do post? Quer mais dicas como essas para aproveitar as datas comemorativas em Minas Gerais? Assine já a nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades.



    
Posts relacionados

Deixe um comentário