fbpx
rota do café rota do café

Pensando em visitar o Rota do Café? Aqui tem um mini-guia para você aproveitar

10 minutos para ler

Pensando em visitar o Rota do Café? Aqui tem um mini-guia para você aproveitar

É fato que o café faz parte da história do Brasil e conquistou os corações dos brasileiros com o passar dos anos. Afinal, quem não gosta de começar bem o dia tomando uma xícara dessa bebida tão querida? Durante o império, o café era uma das principais fontes de riqueza do país e o principal produto de exportação. Por isso, foram criadas algumas opções de rota do café, passeios incríveis para os amantes da bebida. Se você é um deles, e gosta de conhecer novos lugares, vai se apaixonar por esse tour.

Hoje, Minas Gerais é referência na produção de café, produzindo a maior parte da safra nacional. Neste conteúdo, vamos apresentar a você um mini-guia para que a sua experiência pela região mineira seja perfeita e, assim, você possa aproveitar o que a Rota do Café Especial tem de melhor.

Preparado? Então, boa leitura!

Como é a Rota do Café?

A Rota do Café engloba diferentes estados, como Minas Gerais, São Paulo e Paraná. No caso de Minas, o tour é dividido em quatro principais regiões, as quais três são produtoras e uma é o polo comercial do café.

Entenda melhor a seguir:

  • Belo Horizonte: polo comercial e urbano do café em Minas Gerais;
  • Sul de Minas: região mineira com cafés especiais e infraestrutura turística mais avançada. Por lá, você pode fazer, inclusive, passeio de balão pelos cafezais;
  • Cerrado Mineiro: a infraestrutura turística ainda deixa a desejar, mas a região é historicamente muito importante, por ter sido a primeira região produtora do café que foi demarcada no país;
  • Zona da Mata: o local é de produção familiar e artesanal, sendo também interessante para quem deseja mesclar o turismo de aventura com o turismo cafeeiro.

Quais cidades mineiras fazem parte da Rota do Café?

Como você pôde notar, existem diferentes regiões mineiras que participam da Rota do Café. A seguir, falamos sobre algumas das principais cidades que fazem parte desse tour.

Carmo de Minas e São Lourenço

Além de fazer parte da Estrada Real, que é a maior rota turística do país, e do Circuito das Águas, cujas águas termais têm poderes medicinais, São Lourenço também é um ótimo destino para os amantes de café. Tanto Carmo de Minas quanto São Lourenço ficam no Sul de Minas. Aliás, essa região tem a fama de produzir o melhor café especial do mundo. Se você quiser visitá-la, poderá fazer diferentes passeios, como voo de balão pelas plantações e conhecer o processo de produção.

Carangola

Localizada na Zona da Mata, Carangola é uma cidade cuja a maior parte da produção do café fica nas mãos da agricultura familiar. As famílias fazem a colheita e a secagem do grão de forma manual, e isso pode ser acompanhado pelos turistas. Em algumas fazendas, os visitantes também podem colher o café.

Patrocínio

Patrocínio fica no Cerrado Mineiro e é a maior produtora de café do Brasil, sendo referência em grão arábica e produção de café de qualidade. Recentemente, a cidade tem investido mais no turismo, para incentivar a produção e o consumo de café.

Santa Rita do Sapucaí

Localizada no Sul de Minas, essa microrregião cafeeira conta com diversas opções de cafeterias, incluindo fazendas de café que estão abertas ao público. Recebendo turistas do mundo todo, Santa Rita do Sapucaí mostra aos visitantes as etapas de produção e os modos de extrair o café. Portanto, é um destino imperdível para quem deseja ver de perto as plantações.

Manhuaçu

Manhuaçu é uma das principais cidades polo da produção de café no Brasil, onde existem diferentes fazendas que recebem visitas interessadas em acompanhar o processo produtivo da bebida. Por isso, o município conta com diferentes atrações turísticas ligadas ao café. Aliás, em 2019, aconteceu a primeira edição da festa do café em Manhuaçu.

Belo Horizonte

Apesar de não produzir café, a capital mineira é um importante ponto da Rota do Café, sediando, inclusive, a Semana Internacional do Café, que antigamente acontecia em São Paulo. No mercado cafeeiro, esse é o evento mais importante, então, para os produtores e os amantes de café, vale muito a pena marcar presença.

Quais fazendas visitar?

Como existem várias opções de fazendas incríveis na Rota do Café em Minas Gerais, é importante que você conheça quais são as opções e, assim, possa selecionar o tour mais interessante de acordo com o seu perfil.

A seguir, veja algumas opções:

  • Fazenda M&A: localizada em Santa Rita do Sapucaí, a fazenda conta com bastante história, já que a produção de café no local começou no século XX. A visita ainda inclui uma sessão de cupping, que alivia dores musculares;
  • Fazenda Condado: também em Santa Rita do Sapucaí, a fazenda tem um lindo mirante dos cafezais;
  • Fazenda Boa Vista: em Manhuaçu, essa fazenda permite que os visitantes conheçam os cafezais e o processamento dos grãos;
  • Fazenda IP: localizada em Carmo de Minas, a fazenda conseguiu a melhor pontuação no concurso que elege o melhor café do mundo. O local faz parte do Grupo Sertão.

Como é a Rota do Café Especial?

Como existem várias opções de tour na Rota do Café, decidimos focar em uma que certamente você vai gostar de conhecer: a Rota do Café Especial. Ela fica no Sul de Minas Gerais e é um passeio que começa na cidade de São Lourenço e vai até a Fazenda Sertão.

O tour se torna especial devido à sua riqueza de história e à beleza da paisagem que cerca o caminho até a fazenda, em Carmo de Minas. Além disso, a região é famosa pela qualidade do café. Isso porque a altitude e as condições climáticas da região são fundamentais para que os grãos tenham características diferenciadas.

As visitas estão liberadas durante todo o ano. No entanto, para uma experiência ainda melhor, as melhores épocas para visitar a região é entre dezembro e fevereiro, e de junho a agosto. Já pensou em viver uma experiência única que junta história e cultura? Então, esse tour é a escolha certa para você. Essa mesma rota já foi visitada por milhares de turistas do mundo todo que buscavam conhecer mais sobre a história do café. Inclusive, muitos nunca viram uma árvore de café antes. 

Durante o passeio, você contemplará aromas, sabores e emoção. Como é um programa que passa por locais que contribuíram para a história do Brasil, como os cafezais, você tem a oportunidade de ver de perto algo que é reconhecido no mundo todo.

O que fazer na Rota do Café Especial?

Nesse tour, você vai conhecer o Grupo Sertão, que está localizado a 1.300 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, na cidade de Carmo de Minas, interior de Minas Gerais. O transporte para o local costuma ser feito por uma van que sai do calçadão de São Lourenço e percorre 35 quilômetros até a cidade. O percurso dura meia hora e conta com um monitor que narra a história do café no Brasil e na região sudeste.

Além disso, o Grupo Sertão produz um dos melhores cafés do mundo, o que já foi confirmado pela Cup of Excellence, o maior e principal concurso de qualidade de café do mundo. A pontuação alcançada é um recorde mundial de 95,85, alcançado pela Fazenda IP. A Fazenda ainda tem um belo mirante que proporciona uma vista panorâmica das lavouras.

Na Fazenda Sertão, que é interligada à Fazenda IP, é possível fazer um voo de balão que dura por volta de 45 minutos, oferecendo uma vista panorâmica da região. Por lá, existe também a Casa da Árvore, que é um mirante com 1.260 metros de altura, onde é servido um coffee break.

Já no centro de São Lourenço, é possível fazer outros passeios bem interessantes, como a Maria Fumaça, o Parque das Águas e até visitar o Centro Hidroterápico Balneário. Nesse lugar, são ofertados diferentes serviços, como massagem nos pés, banho na banheira com aroma de café e muito mais. Não deixe de visitar também o Mercado Central da cidade.

Como se locomover pela Rota do Café?

Para você ter mais comodidade, segurança e conforto, recomendamos que alugue um carro para participar da Rota do Café. Assim, você não fica dependente de outros tipos de transporte, como ônibus ou aplicativos, para ir aonde quiser. Além disso, com um carro, é possível conhecer um maior número de cidades que participam da Rota do Café, o que, com certeza, vai enriquecer a sua viagem e o seu conhecimento sobre o processo produtivo de café no país.

Não podemos esquecer que, com um veículo, você ainda tem a liberdade de parar quando e onde quiser, caso tenha visto algo que chamou a atenção. Sendo assim, contratar o aluguel de carro apresenta muitas vantagens para quem quer conhecer a Rota do Café em Minas Gerais.

O que você não pode esquecer para que o passeio seja perfeito?

Para que o tour pela fazenda e pelos cafezais seja ainda melhor, é importante que você tenha alguns cuidados. Por isso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a se preparar para o passeio e aproveitá-lo ao máximo. Confira:

  • use sapatos confortáveis para o passeio na fazenda e nos cafezais;
  • leve um agasalho, pois, devido à altitude, a temperatura pode estar mais baixa;
  • aproveite para tirar as suas dúvidas sobre essa bebida tão amada pelos brasileiros;
  • não se esqueça de levar uma garrafa de água;
  • prove um dos melhores cafés do mundo.

A Rota do Café é um passeio que você precisa fazer. Conhecer mais sobre a história do nosso país, além de ter a oportunidade de conhecer de perto como os cafés são preparados, é uma experiência única. Quem já visitou confirma que a bebida preparada e servida ali é completamente diferente do que estamos acostumados.

Se você gostou de conhecer melhor esse tour de uma das bebidas mais amadas dos brasileiros, compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos descubram esse tipo de roteiro turístico!

Posts relacionados

Deixe um comentário