fbpx
HOTÉIS FAZENDA DE MINAS HOTÉIS FAZENDA DE MINAS

Saiba quais são os melhores hotéis-fazenda de Minas Gerais

13 minutos para ler

Nossa rotina de trabalho pode ser muito desgastante. Às vezes, é necessário desacelerar, respirar fundo, pegar o carro e escapar para um lugar diferente. Recarregar as baterias na natureza é uma opção, e um excelente local para fazer isso é um bom hotel fazenda MG, criado especialmente para você aproveitar o melhor do campo.

Por isso, fizemos uma seleção com os destaques de estadia no estado. Há alternativas para todos os gostos: férias em família, escapada romântica ou viagem em grupo. Porém, lembre-se de certificar de que o local visitado está em conformidade com todas as medidas de segurança e higienização para garantir uma hospedagem segura para você, sua família ou amigos.

Leia o nosso artigo para saber por que ir a um hotel fazenda, quando é recomendado ir até esse local, o que deve ser analisado para fazer a melhor escolha e quais são os estabelecimento desse tipo que alcançaram a excelência em Minas Gerais. Confira!

Por que ir para um hotel fazenda?

Sair da rotina é necessário para que possamos recuperar as energias. Um hotel fazenda é uma boa escolha porque você pode descansar de forma totalmente aconchegante.

Imagine o quanto pode ser revigorante respirar o ar puro, apreciar a vista da mata e ouvir os sons da natureza, longe da agitação da vida na cidade.

Essas hospedagens costumam estar abrigadas em fazendas históricas adaptadas para oferecer todo o conforto aos seus hóspedes nas acomodações, além de áreas de lazer e recreação. Trata-se de uma opção que traz um grande número de benefícios para os clientes, veja os principais deles:

  • muitas atividades: entre elas, estão o nado em lago ou piscina, a pesca, cavalgada e charrete, as trilhas e caminhadas, o passeio de trator, rapel, pedalinhos, tirolesas etc.;
  • ideal para qualquer idade: as possibilidades listadas tornam o lugar atrativo para pessoas de todas as faixas etárias, como crianças, adolescentes, adultos e até idosos, já que há áreas de descanso;
  • comida: caseira e bem preparada, também conta com muitos pratos tradicionais mineiros, como bolo de fubá, goiabada, queijos, feijão-tropeiro, angu, arroz com pequi, vaca atolada, rabada, entre outras;
  • opção mais econômica: hotéis fazenda são menos custosos em relação a outras alternativas de viagem, uma vez que os planos são flexíveis (podem incluir todas as atividades ou não), e você pode alugar um veículo para ir até o local.

Quando ir para um hotel fazenda?

Os hotéis fazenda são as melhores opções quando o indivíduo deseja se afastar da cidade movimentada, ter mais contato com a natureza e respirar um ar puro, posto que se tratam de espaços tranquilos e aconchegantes.

Muitos dos que os visitam se lembram de sua infância com a comida caseira e brincadeiras ao ar livre, por isso também é recomendável para aqueles que têm filhos e desejam que eles se distanciem um pouco dos videogames, tablets, celulares e computadores.

Ademais, tais lugares não sofrem com alagamentos ou enchentes como os grandes municípios. Isso ocorre pelo fato de que as folhas e a estrutura das árvores ajudam a reter a água, trazendo mais segurança às pessoas nas instalações.

Por fim, também se trata de uma excelente possibilidade para quem não tem um automóvel e gosta de dirigir, porque você pode alugar um carro para chegar até lá.

A locação de veículos é a escolha mais econômica e vantajosa para quem deseja viajar, já que não será preciso arcar com manutenções, financiamentos, juros e outros gastos envolvidos na compra em longo prazo.

Em um hotel fazenda, você pode relaxar e curtir a tranquilidade da vida no campo, bem como garantir diversão para você e sua família ao mesmo tempo. Um ótimo passeio, concorda?

O que deve ser considerado para escolher o melhor hotel fazenda MG?

Saiba que não é todo estabelecimento que será favorável para você e seus familiares. Existem certas qualidades que devem ser analisadas para ter a certeza de que o local escolhido é agradável, tranquilo e prazeroso.

Então, se você não quer acabar gastando dinheiro e o seu tempo livre em uma hospedagem que você não gostará, leia os tópicos abaixo para saber o que avaliar antes de contratar a sua estadia.

Infraestrutura

A infraestrutura engloba todas as instalações e os equipamentos que são disponibilizados no hotel fazenda onde você pretende passar os seus dias de descanso.

Isso não significa que o lugar deva ser completo, mas é importante que ofereça os serviços necessários para garantir conforto aos hóspedes. Alguns exemplos de itens que podem ser observados são:

  • ar-condicionado: se estiver viajando durante uma época quente;
  • lareira ou aquecedor: interessante para dias muito frios;
  • Wi-fi ou sinal para internet móvel: apesar de você estar saindo para relaxar, acesso à internet também é uma comodidade.

Atividades oferecidas

Mesmo que o propósito de um hotel fazenda seja proporcionar mais tranquilidade e maior contato com a natureza, ainda há espaços que disponibilizam atividades ecológicas, educacionais, de aventura ou culturais. Por isso, é essencial que você saiba o que o estabelecimento proporciona para os visitantes.

Certas opções são passeio a cavalo, trilhas ecológicas, pescaria, pedalinhos, caiaque, tirolesa, entre outros. Você pode conferir tudo no site oficial do local ou ligar diretamente para ele.

Entretanto, verifique quais são as mais interessantes para você e sua família. Se tiver crianças pequenas ou bebês, será mais proveitoso fazer passeios em barcos e pedalinhos, por exemplo.

Refeições no pacote

A alimentação é um dos maiores atrativos do hotel fazenda, pois muitos deles oferecem pratos caseiros e tradicionais da gastronomia mineira, como pão de queijo, doce de leite, goiabada, tutu de feijão e vaca atolada.

Certifique-se de que nenhum dos viajantes tem alergias ou restrições alimentares, dê uma olhada no cardápio oferecido pelo estabelecimento e ligue perguntando se são usados ingredientes que não poderiam ser consumidos.

Se algum dos seus familiares não pode comer glúten, por exemplo, consulte se há opções de comidas gluten-free.

Localização

Como hotéis fazenda são mais afastados na cidade ou estão localizados na zona rural, geralmente, esse tipo de viagem é feita de automóvel. Por esse motivo, é relevante saber a localização exata e qual caminho será tomado.

Você também pode aproveitar e pesquisar quais são os lugares no caminho que valem uma atenção maior, seja na ida ou na volta. Confira uma lista com as melhores paradas nas estradas mineiras.

Lembre-se de avaliar se o carro está em boas condições e faça uma manutenção preventiva. Caso você não tenha um veículo, queira evitar dores de cabeça e ter a certeza de que ele está adequado para o passeio, a opção mais inteligente fazer um aluguel especialmente para essa viagem.

Qual é o melhor hotel fazenda MG?

Cada hotel fazenda oferece tipos de acomodações, atividades e refeições variadas. Por isso, elaboramos uma lista com a melhor seleção de Minas Gerais para que você possa escolher o destino da sua próxima viagem e se organizar.

Santíssimo Resort, em Tiradentes

Com uma área de mais de 170 mil m², o Santíssimo Resort é uma ótima alternativa para quem está querendo tirar uns dias de folga e relaxar com as pessoas que você ama.

Os quartos possuem alto padrão de conforto e funcionalidade, são equipados com frigobar, cofre digital e cama king size. Mas o melhor é a sua área de lazer externa e os serviços oferecidos para garantir aos hóspedes uma fantástica experiência ao ar livre.

O local conta com piscina infantil e adulta, trilha e arco e flecha. Além disso, é possível se aproximar dos animais e até tirar leite da vaca! As crianças vão adorar e a família toda vai poder curtir o contato com a natureza nesse paraíso rústico.

Como se não bastasse, o hotel fazenda está localizado na cidade de Tiradentes! Fica bem no centro, a menos de três horas de carro de Belo Horizonte. O seu endereço exato é a Rua dos Inconfidentes (também conhecida como Tv. Santo Antônio), nº 140, no bairro Centro Histórico.

Tauá Resort, em Caeté

O que era, há 25 anos, um modesto sítio no interior de Minas Gerais, em Caeté, hoje, transformou-se em uma estrutura completa para eventos e passeios que tem cara de minicidade! É a combinação perfeita da tranquilidade do campo com as facilidades do mundo moderno.

Sala de cinema, pista de boliche, pista de dança aos fins de semana, bares e restaurantes podem ser uma opção para quando os passeios ao ar livre e os banhos de piscina parecerem calmos demais.

Os quartos são confortáveis e luxuosos e a gastronomia é de dar água na boca!

O resort conta com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), oferecendo deliciosas iguarias das cozinhas brasileira, mineira e internacional. O seu maior restaurante tem capacidade para 1.200 pessoas.

Tauá Resort é perfeito para organizar um evento ou festa de aniversário e garantir que todos os convidados sejam tratados como VIPs. Tudo isso a apenas uma hora e 15 minutos de Belo Horizonte!

O seu endereço é a BR-381, Loc. Roças Novas, nº 12.000 (Zona Rural), no bairro Roças Novas, em Caeté. Existem duas possibilidades de rotas para chegar ali:

  • saindo de BH e indo direto para Tauá Caeté (a distância será de 50,8 quilômetros);
  • saindo de BH e passando por Santa Luzia, depois Taquaraçu de Minas e, depois, para Tauá Caeté (um total de 69,8 quilômetros).

Hotel Fazenda Igarapés, em Igarapé

Com os seus charmosos chalés, o Hotel Fazenda Igarapés é ideal para quem busca calma e privacidade. Rústicos do lado de fora, mas modernos e funcionais por dentro, esses bangalôs proporcionam uma experiência maravilhosa!

O lugar serve tanto para uma escapada romântica quanto para uma viagem em família — por causa de todas as opções de lazer ofertadas.

A sua proposta é “resgatar as tradições da roça com comodidade para toda a família”, e tudo indica que o objetivo foi atingido!

O estabelecimento oferece atividades ao ar livre, como passeios de canoa e a cavalo, pescaria, tirolesa e escalada, além de criar vários animais para a alegria dos pequenos (e grandes).

Esse hotel fazenda fica a apenas 45 minutos de Belo Horizonte e também é próximo do Museu de Inhotim. Ele faz parte do programa Amigos do Inhotim — cujos participantes têm 10% de desconto nas reservas.

Reserva do Tanque, em Santana dos Montes

Recém-restaurado e com uma tradição que data de 1865, esse lugar oferece a seus hóspedes uma combinação única de tranquilidade, simplicidade e requinte. Tudo é romântico ali, desde a decoração impecável até a sofisticação do restaurante — é a escolha ideal para uma viagem a dois.

Reserva do Tanque preza pela boa mesa. O chef Wladimir Vingler comanda a cozinha e harmoniza sabores nacionais e internacionais. Os ingredientes são frescos, colhidos diretamente da horta do hotel ou cultivados por produtores locais, o que incentiva a agricultura familiar e dá um toque especial aos pratos.

A carta de vinhos conta com 40 opções de rótulos nacionais da melhor qualidade, mantidos em uma adega climatizada. Ademais, o hotel mantém um bar.

O ambiente é cercado pela natureza, além de sua característica pet friendly (onde os bichinhos serão muito bem aceitos)! Fica a duas horas e 15 minutos da capital mineira.

Fazenda Boa Esperança, em Florestal

Imagine chegar ao seu quarto e dar de cara com uma roupa de cama feita no tear. Não há charme maior do que esse! Pois é exatamente isso que vai acontecer se você se hospedar na Fazenda Boa Esperança. Esse é apenas um detalhe do autêntico estilo mineiro presente em todos os ambientes, o que transporta os hóspedes para uma experiência de outros tempos.

Toda a tradição colonial está presente nesse hotel, que faz parte da Associação Roteiros de Charme. O ambiente é rústico, mas com conforto e sofisticação. Bom gosto é a palavra de ordem por ali.

As atividades incluem trilhas e caminhadas, passeios de charrete, cavalgadas ao luar ou a contemplação da linda vista para o lago. Para os esportistas, há quadras de vôlei, peteca e tênis.

A Fazenda Boa Esperança fica pertinho de Belo Horizonte, a apenas uma hora de viagem, na Rua Acácio Gomes, nº 1000, na cidade de Igarapé-MG. Ela está bem próxima à Praça e à Congregação Cristã no Brasil, ambas no bairro Cidade Nova. Como a localização não é na zona rural, será bastante fácil encontrá-la.

Arraial do Conto, em Cordisburgo

Com 34 apartamentos de luxo, o Arraial do Conto é um dos hotéis mais charmosos de Minas Gerais, unindo refino e o melhor da tradição mineira.

Há ainda dois apartamentos na categoria superluxo, se você busca uma experiência inesquecível. As suítes de 30 m² são equipadas com banheira de hidromassagem e cama tamanho super king.

Da piscina, é possível apreciar a vista de uma antiga fábrica transformada em sala de conferências com capacidade para 60 pessoas. O prédio ficou tão deslumbrante na paisagem que atrai olhares de todos os pontos do local.

As instalações ainda abrigam um restaurante de alta qualidade e um alambique, onde se produz a cachaça Dona Ditinha. A bebida é um dos aperitivos mais degustados por ali!

Para chegar, siga a estrada de Cordisburgo para Lagoa Bonita. Haverá uma entrada à esquerda depois de 900 metros. Uma vez lá, dirija mais três quilômetros. Em outras palavras, siga a MG-231 e entre na Via Arraial do Conto, o resort estará no final da estrada.

Um hotel fazenda MG é uma das melhores opções de lazer para descansar, mas é importante que você saiba exatamente o que analisar para garantir que o lugar escolhido tenha as comodidades necessárias, atividades adequadas e que seja ideal para a sua família.

Que tal informar os seus parceiros, colegas e familiares sobre este conteúdo? Compartilhe já este artigo nas suas principais redes sociais!

Informamos que o artigo, assim como todos os outros do nosso blog, não é patrocinado. Temos ciência que qualquer tipo de post pago deve ser sinalizado por uma questão ética e em respeito aos leitores.

Posts relacionados

Deixe um comentário