fbpx

Descubra as curiosidades e as melhores atrações de Varginha, a terra do ET

5 minutos para ler

Varginha, situada na região sul de Minas, ganhou notoriedade mundial após o incidente ufológico conhecido como “O ET de Varginha”. Com cerca de 130 mil habitantes, a cidade é a terceira maior do sul do estado. Devido às notícias sobre o extraterrestres, ao fato de estar localizada às margens do belíssimo Lago de Furnas e por ser um polo de produção e exportação cafeeira, o local virou ponto turístico e muitas pessoas viajam para conhecer a famosa terra do ET.

Muito mais que uma cidade conhecida por relatos envolvendo o aparecimento de extraterrestres: Varginha também é uma importante produtora e distribuidora de cafés especiais.

Neste post, vamos contar um pouco sobre a história de Varginha e seus pontos turísticos. Confira!

História de Varginha

A história de Varginha começa com a fuga do príncipe João para o Brasil, a fim de escapar de Napoleão Bonaparte, em 1808. A economia era basicamente de agricultura e extração mineral, tudo isso com mão de obra escrava. Assim, surge Espírito Santo das Catanduvas, um arraial no sul de Minas que tinha cerca de mil habitantes.

Em 1º de junho de 1850, Varginha teve o seu primeiro grande desenvolvimento. Construíram os primeiros prédios públicos, como as duas primeiras escolas públicas da cidade e a cadeia.

Com o fim da escravatura, a cidade se desenvolveu ainda mais. Foi feito um acordo com a Itália em que o governo brasileiro pagava as passagens dos imigrantes em troca de trabalho na lavoura.

Outro momento marcante foi a construção da linha férrea, em 1982, que proporcionou a chegada de novas pessoas e infraestrutura para o crescimento da cidade. Assim, ela foi evoluindo até virar a que conhecemos hoje como Varginha.

Caso do ET de Varginha

Assim como outras lendas urbanas, existem diversas versões para o caso do ET de varginha. Uma das mais conhecidas relata que o incidente de Varginha foi uma série de aparições de óvnis (objetos voadores não identificados) e uma suposta captura de extraterrestres pelos militares brasileiros em 20 de janeiro de 1996.

Segundo o que foi publicado na mídia, três mulheres teriam visto viram uma criatura com uma cabeça muito grande e um corpo bastante fino, os pés em forma de V, a pele marrom e os olhos grandes e vermelhos.

Elas teriam fugido fugiram e contaram para a mãe que tinham visto o diabo. A mãe foi até o local e não viu mais nada, mas relatou um cheiro forte de amônia e pegadas pelo local. Após um tempo, o ser estranho foi avistado em uma estrada, morto.

Os militares foram acionados e capturaram o suposto extraterrestre para estudos. Depois disso, tudo é história. O evento ganhou notoriedade em todo o mundo e a cidade ficou conhecida como a terra do ET. A partir daí, ela ganhou milhares de turistas e se tornou local de estudo dos ufologistas.  

Pontos turísticos de Varginha

Apesar de a cidade ser conhecida pela história do ET de Varginha, ela não se resume a isso. Veja sugestões para turistar!

Nave Espacial de Varginha

Um dos pontos mais visitados da cidade é a Nave Espacial de Varginha. O monumento foi construído em 2001, tem 20 metros de altura e uma iluminação fantástica para visitar à noite.

Nave Espacial de Varginha – Por: Felipe Chaves via: Greem Me

Zoológico de Varginha

O Zoológico de Varginha fica localizado no Parque Zoobotânico Municipal Dr. Mário Frota, na Rua Petrópolis. É uma excelente opção para passear com toda a família e ver diversos animais.

Theatro Capitólio

O Theatro Capitólio tem cerca de 90 anos e fica localizado no centro de Varginha. Conta com uma arquitetura marcante e tem capacidade para 300 assentos. Se você gosta de assistir a peças de teatros e shows, anote a dica!

Teatro Capitólio em Varginha, MG (Foto: Arquivo/EPTV)

 

Parque Municipal Novo Horizonte

Localizado na Avenida Pasteur, no bairro Novo Horizonte, o Parque Municipal é perfeito para se exercitar e curtir a natureza. Você também pode levar toda a família para fazer um piquenique durante o dia. Que tal?

Museu Municipal Varginha

O Museu Municipal de Varginha funciona em um prédio que era para ser sede do Banco do Brasil, na Praça Governador Benedito Valadares. Tem mais de 7 mil peças, entre discos, moedas, utensílios domésticos, documentos, fotografias, aparelhos eletroeletrônicos e outros. Visite o local para entender mais sobre a história da cidade.

Varginha é um excelente destino para relaxar da correria do dia a dia. Suas férias estão chegando? Então, coloque essa cidade entre as opções de lugares para visitar em Minas Gerais e caia na estrada.

Agora, se for tirar uma pequena folga em breve, é bom aprender como montar um roteiro de viagem por BH para um fim de semana. Clique no banner abaixo e baixe nosso e-book. Aproveite!

Posts relacionados

Deixe um comentário