fbpx

Viagem na semana santa: conheça 6 lugares próximos a BH

8 minutos para ler

Feriado chegando e nada melhor que uma viagem na Semana Santa para mudar a rotina e aliviar o estresse, não é mesmo? A data comemorativa é ideal para visitar as cidadezinhas próximas à capital mineira. Nessa época do ano vários municípios do estado realizam festas que celebram as tradições da religião católica.

Com opções que variam de passeios históricos a aventuras em paisagens naturais, Minas Gerais se torna um destino imperdível para os viajantes. Montamos um roteiro com 6 cidades incríveis — a uma distância de até 300 km de Belo Horizonte, para quem quer aproveitar o feriado sem precisar ir muito longe. É hora de fazer as malas e botar o pé na estrada!

1. Ouro Preto

A charmosa Ouro Preto fica localizada a 98 km de Belo Horizonte. Tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO, a antiga capital de Minas Gerais foi o palco de eventos históricos importantes, como Inconfidência Mineira e Guerra dos Emboabas. É preciso fôlego para subir e descer todas as ladeiras da cidade, mas suas ruelas, casarões e arquitetura colonial nos transportam direto para o século XVIII.

O ponto central da cidade é a Praça Tiradentes — lá perto você pode visitar museus, comer em bons restaurantes e ter uma vista privilegiada. As igrejas são paradas obrigatórias para os turistas que querem se conectar à história do Brasil. Repleta de obras do artista Aleijadinho, a Igreja São Francisco de Assis fica no alto da cidade e é uma das mais importantes criações da arte barroca.

Durante a Semana Santa, a cidade se transforma em um importante símbolo religioso. Ouro Preto se colore com a tradição secular da confecção dos tapetes de serragem, iniciada em 1733. Feitos pelos próprios moradores, os tapetes enfeitam as ruas por onde passa a Procissão da Ressurreição. Além disso, o município organiza festivais, concertos de música e encenações da Paixão de Cristo.

2. Mariana

É um dos municípios mais antigos de Minas Gerais e foi a primeira capital do estado. Apenas a 14 km de Ouro Preto, a cidade é uma excelente opção para quem quer fazer uma viagem na Semana Santa aproveitando dois destinos incríveis. Andando pelas ruas, podemos apreciar vários exemplares da arquitetura dos séculos XVIII e XIX. Suas belas igrejas, casarões e pequenos museus tornam o passeio imperdível.

Uma caminhada pela Praça Gomes Feire proporciona aos seus visitantes uma experiência de mineiridade e calmaria, típicos de interior. Se for passar por lá, não deixe de ir ao Museu da Música e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana. Além de uma arquitetura rebuscada, a cidade ainda oferece paisagens naturais, grutas, cachoeiras e minas.

Rua Direita de Mariana MG que conduz à Catedral da Sé (Foto: Rogerio P.D. Luz – Via: Cronicas Macaenses)

3. Lavras Novas

Também pertinho de Ouro Preto — apenas 17 km — Lavras Novas é um refúgio para quem quer combinar belezas naturais e a tranquilidade da cidade do interior. Com mais de 1.500 metros de altitude, a região oferece passeios para todos os gostos, com serras, cachoeiras, restaurantes e bares espalhados pelos charmosos becos da cidade.

Com clima de vila, Lavras Novas encanta pela sua riqueza natural e cultural. Durante o dia, há várias opções de passeios, como cavalgadas e trilhas que levam aos maravilhosos paredões de pedra e quedas d’água da região. As cachoeiras mais famosas são:

• Namorada;
• Três Pingos;
• Castelinho;
• Falcão.

Depois de aproveitar as águas cristalinas, nada melhor do que provar as típicas delícias e os famoso tempero da culinária mineira. Os bares e restaurantes espalhados pela cidade oferecem um cardápio variado de comidas típicas, como, feijão-tropeiro, pastel de angu, feijoada e escondidinho de abóbora com carne. Para sobremesa, não deixe de ir aos bistrôs da região, onde você encontra biscoitos e tortas que só de pensar já dão água na boca.

Para terminar o dia, a dica é visitar a Serra do Trovão. Com  cerca de 1.500 metros de altura, o mirante é o local ideal para realizar piqueniques ou contemplar uma romântica vista do pôr do sol.

Casinhas coloridas, cachoeiras e trilhas incríveis, restaurantes deliciosos, pousadas charmosas e muita magia. Que tal conhecer Lavras Novas?

4. Tiradentes

A 188 km de Belo Horizonte, a cidade é ideal para quem quer curtir um passeio calmo e bucólico. Com pousadas aconchegantes e culinária deliciosa, o pequeno município atrai cada dia mais visitantes que tentam fugir da correria do dia a dia.

O local conta com atrações turísticas, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Sant’Ana — que era, antigamente, a cadeia da cidade. Uma boa dica é aproveitar uma tarde de sol sentado nos bancos do Largo das Forras, aproveitando para visitar as lojas de artesanatos e móveis rústicos que ficam ao redor. Não deixe de experimentar os típicos doces e queijos de Minas Gerais!

A cidade é muito pequena, logo, basta um fim de semana para conhecer todos os pontos turísticos. Caso você vá de carro, fique atento ao modelo do veículo! Pois, as ruas são pavimentadas com pedras irregulares que podem ficar escorregadias em dias de chuva.

Desde as aventuras ecológicas até os programas culturais e contemplando, também, os amantes da gastronomia, viajar para Tiradentes é, sem dúvida, um programa imperdível.

5. Serra do Cipó

Está entre os destinos favoritos de quem é apaixonado por natureza e aventura. Localizado a uma distância de 90 km de Belo Horizonte, a cidade faz parte do trajeto Estrada Real e do Circuito Diamante. A região possui mais de 10 cachoeiras, grutas e trilhas com uma vista de tirar o fôlego. Além de possuir uma infraestrutura incrível, com opções que variam entre pousadas aconchegantes e parques de campismo.

O Parque Nacional Da Serra Do Cipó é uma área florestal protegida, que conta com 100 mil hectares de flora e fauna — considerada uma das maiores do mundo. São 1.600 espécies de flores e animais ameaçados de extinção. Se você for adepto a esportes radicais, a cachoeira Congonhas possui 20 metros de altura, ideal para uma decida emocionante de rapel. Lá perto, no Cânion das Bandeirinhas, há deliciosos poços para banhos cercados de pedras.

Quem quer se aventurar pelos trajetos e quedas d’água da região, precisa estar preparado para andar muito. Algumas trilhas podem ser feitas de carro, porém, dentro do Parque Nacional Da Serra Do Cipó elas só podem ser feitas a pé ou de bicicleta. Então, não se esqueça de levar protetor solar, um lanche e muita água. Também é recomendado que se faça os passeios acompanhado por um guia credenciado pelo parque.

A 59 km da Serra do Cipó, a gruta da Lapinha é parada obrigatória para quem está voltando para BH. Seus vestígios arqueológicos têm idade estimada entre 8.000 e 10.000 anos.

Paisagens de tirar o fôlego, paraísos naturais, esportes de aventura, boa gastronomia e, principalmente, muita tranquilidade. Todos esses atrativos você encontra na Serra do Cipó, em um cenário digno dos filmes mais bonitos. (Via: Rede Vetor Norte)

6. Capitólio

Para quem deseja fazer uma viagem na Semana Santa cujo destino seja mais afastado da capital, o local ideal é, sem dúvidas, Capitólio. Localizada próximo ao Lago de Furnas — a 283 km de Belo Horizonte — a cidade proporciona muito contato com a natureza e diversas opções de turismo ecológico. 

As belezas naturais da região encantam todos os gostos. Capitólio dispõe de trilhas fascinantes que terminam em cachoeiras e piscinas naturais. Esportes radicais, como trekking, mountain bike, cavalgadas, motociclismo e outras modalidades são opções divertidas para os amantes de aventuras.

Além das cachoeiras, o passeio mais famoso da cidade é o do Lago de Furnas, mais conhecido como o “mar de Minas”. Esse é um dos maiores lagos artificiais do mundo, onde é possível fazer passeios de lancha, escuna e chalana.

 

Capitólio é uma cidade ideal para ir de carro, pois, os principais pontos turísticos ficam mais afastados do centro da cidade. Alguns acessos às cachoeiras da região são pagos, como  o Mirante dos Cânions e a  Cachoeira do Filó porém, vários lugares não cobram nada para entrar.

Esperamos que essas dicas te ajude a montar o roteiro ideal para sua viagem na Semana Santa!

 
Posts relacionados

Deixe um comentário