fbpx

8 dicas para evitar acidentes com veículos da sua frota

6 minutos para ler

Acidentes com veículos de frota são excessivamente prejudiciais para empresas, pois podem acarretar danos aos automóveis, aos motoristas, às rodovias, terceiros e até para seus bens. Para manter o desenvolvimento saudável das finanças das empresas, é fundamental desenvolver estratégias para evitar esses sinistros.

São inúmeros os fatores que podem causá-los, desde negligenciar as manutenções, faltar com o preparo dos condutores, deixar de monitorar as operações de transporte, definir trajetos perigosos e outros motivos. Por conta disso, a prevenção de acidentes pode ser um estudo extenso e detalhado.

Entretanto, essa é uma preocupação efetivamente compensadora, pois protege não somente os condutores e os bens da empresa, mas também a sua reputação perante o mercado. Afinal, não é nada vantajoso ter a imagem da empresa associada à acidentes.

Para auxiliá-lo nessa questão, trazemos neste post 8 dicas para reduzir o risco de acidentes com a sua frota de veículos. Confira!

1. Invista na manutenção preventiva

Quaisquer veículos, sejam caminhões, carros, motos ou aeronaves precisam de constantes manutenções. Essa dica pode parecer óbvia, mas o que deve ser almejado aqui pelos gestores é a realização de manutenções preventivas.

Esse tipo de manutenção consiste em agendar datas periódicas para identificar previamente a necessidade de trocar peças e acessórios dos veículos. Seu objetivo é impedir futuros problemas que possam provocar acidentes.

Investir nessa prevenção é mais econômico que apenas se preocupar com consertos e reparos, pois aumenta a vida útil dos bens, evita a paralisação das operações de transporte, que oficinas não confiáveis sejam contratas e elimina riscos para os motoristas nas estradas.

2. Defina estrategicamente as rotas

O planejamento de rotas também é um processo vital para aprimorar a segurança dos veículos e condutores. Além de considerar os trajetos mais curtos, de forma que atenda melhor as demandas, será fundamental alavancar fatores como as condições das vias e sua segurança.

Para isso, é recomendado que o gestor utilize um software de gestão para auxiliá-lo na definição das rotas, como também que o motorista use um aparelho GPS integrado ao mesmo.

3. Tenha um sistema de monitoramento

Os sistemas de monitoramento são tendências que permitem que os gestores analisem o comportamento dos motoristas e ofereçam suporte em casos de necessidade. São diversas tecnologias que permitem esse feito, como câmeras, DVR Veicular e softwares de gestão que usam transmissão em tempo real.

Os programas permitem que o treinamento dos motoristas sejam mais objetivos, auxiliam a criação de ações que ajudam a evitar acidentes e até mesmo identificam causas de acidentes — se houver câmeras externas.

4. Melhore as condições operacionais

As condições operacionais consistem nos prazos para entrega, de descanso, almoço e outros fatores relacionados aos motoristas. Caso eles sejam excessivamente curtos, os colaboradores não conseguirão descansar adequadamente, o que reduz drasticamente suas habilidades na condução.

É importante negociar prazos mais flexíveis com seus clientes e parceiros, como também conscientizar os motoristas a respeito dos locais e tempo de descanso.

5. Ofereça treinamentos aos motoristas

Conhecimento nunca é demais e isso também vale para os motoristas. Por isso, invista em treinamentos de direção defensiva para cada um dos condutores da sua frota. Esse tipo de capacitação foca no aperfeiçoamento da condução dos motoristas para que os acidentes possam ser evitados.

O condutor defensivo é aquele que adota uma postura pacífica e preventiva, sempre dirigindo com cautela, civilidade, calma, consciência pessoal e coletiva. A segurança é um de seus principais focos, independentemente das condições adversas presentes no trânsito.

Além dos treinamentos, conscientize constantemente os condutores sobre os perigos no trânsito e a importância da condução defensiva tanto para a empresa quanto para a segurança deles próprios.

Também é recomendável oferecer recompensas aos condutores exemplares da equipe, porque isso pode funcionar como um estímulo para que os colaboradores prezem pela segurança.

6. Tenha um checklist para vistorias rotineiras

Muitos acidentes ocorrem pelo simples esquecimento de determinados itens de segurança. Por isso, crie um checklist para verificar se o carro está apto para rodar antes de iniciar a operação.

Entre alguns itens que devem estar no veículo estão:

  • o triângulo;
  • o pneu estepe;
  • o macaco;
  • a chave de roda cruz;
  • o manual do carro.

Além disso, é preciso verificar:

  • a condição dos pneus, freios e fluidos;
  • as marchas — se entram com dificuldade;
  • se o pedal da embreagem trepica ao arrancar ou precisa ser acionado com força;
  • se o ponto de acionamento do pedal está muito baixo.

Mesmo com a manutenção em dia, essa checagem evitará vários imprevistos e até mesmo acidentes graves. O ideal é que os itens listados sejam verificados tanto no início do dia de trabalho quanto no final do expediente do condutor.

7. Faça a previsão de custos da gestão de acidentes

Todos os custos gerados pelos acidentes devem ser previstos pelo gestor e, para que isso seja feito, é preciso manter uma verba de reserva para esse tipo de gasto. Isso evitará o descontrole orçamentário da empresa no ano.

Para fazê-lo, analise o histórico de acidentes e defina metas progressivas para o limite dos gastos com esse tipo de sinistro. Conforme o transcorrer do tempo, as metas atingidas demonstrarão que as medidas tomadas estão surtindo efeito positivo à empresa.

8. Terceirize a frota

Essa é uma das principais medidas para evitar acidentes com veículos. A razão pela qual a terceirização da frota soluciona a questão é pelo fato de que os veículos disponibilizados sempre estarão em condições adequadas ao uso.

Os carros das empresas terceirizadas passam por manutenções periódicas preventivas e efetuam uma gestão dos sinistros, o que auxilia no cumprimento de metas para redução de acidentes.

Além disso, uma boa empresa também cuida de atividades ligadas à gestão de frota, como compra e licenciamento de automóveis e administração de multas. Tudo isso gera benefícios como:

  • melhoria da qualidade dos serviços;
  • agilidade nas operações de transporte;
  • maior controle e planejamento logístico;
  • redução de gastos com veículos;
  • satisfação dos clientes;
  • redução de acidentes com veículos.

Como você pode perceber, todo gestor deve prezar pela minimização dos acidentes com veículos de frota, já que esse é um investimento que preservará o equilíbrio das contas e a imagem da empresa. Entretanto, é fundamental que ele tome decisões inteligentes como contratar serviços de terceirização de frotas para auxiliá-lo.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer continuar a ler sobre o assunto? Então saiba agora mesmo porquê a sua empresa deve investir na capacitação de motoristas!

Posts relacionados

Deixe um comentário