fbpx
aluguel-de-carro-para-viagens-curtas-4-fatores-que-devem-ser-avaliados.jpeg aluguel-de-carro-para-viagens-curtas-4-fatores-que-devem-ser-avaliados.jpeg

Aluguel de carro para viagens curtas: 4 fatores que devem ser avaliados

4 minutos para ler

Alugar um veículo para viajar pode ser uma excelente alternativa em diversas situações, auxiliando o motorista na economia de gastos relativos à manutenção preventiva, corretiva e à preservação do próprio carro.

Entretanto, muitas pessoas acreditam que a locação é vantajosa apenas para percorrer muitos quilômetros, o que não é verdade. Para deslocar-se em menores distâncias ela também tem se mostrado útil e eficiente, tanto para compromissos profissionais quanto para o lazer pessoal.

Dessa forma, o que deve ser avaliado no aluguel de carro para viagens curtas? Mostraremos neste post 4 aspectos importantes para considerar em sua decisão.

1. Escolha uma categoria que adéque às suas necessidades

Existem variadas categorias à disposição do consumidor nas locadoras de veículos. Para viagens com quatro,cinco ou até sete pessoas a bordo — e que, portanto, também demandam maior espaço para bagagens —, os mais indicados são os veículos sedan e minivans.

Para aqueles que viajam sozinhos ou um casal sem filhos, por exemplo, pode-se priorizar os hatches básicos e compactos. Por fim, se existe a possibilidade de trafegar em trechos irregulares e estradas de terra, o ideal seriam veículos de grande porte, com suspensões mais altas e pneus mistos e com tração nas quatro rodas, como as caminhonetes ou SUVs.

2. Analise o consumo de combustível do veículo

Normalmente, um dos parâmetros utilizados pelos condutores para monitorar o consumo é a relação quilômetro por litro, ou seja, quantos quilômetros são capazes de percorrer utilizando um litro de combustível. Assim, quanto maior essa relação, menor será a utilização de gasolina ou álcool. Outro ponto observado é a potência: em veículos mais potentes, o consumo também será ampliado.

Portanto, no aluguel de carro para viagens curtas, é necessário observar previamente qual é o seu índice de consumo e motorização. Por mais que a distância percorrida seja menor, pode ser que os gastos aumentem à medida que seja necessário encher o tanque na devolução do veículo para a locadora. Se o tempo também é curto, vale analisar a opção de contratar um tanque de combustível pré-pago. Com isso ganha-se tempo e praticidade na devolução do veículo.

3. Observe os itens opcionais oferecidos

As empresas dispõem de uma série de opcionais no momento da locação. Para que a viagem possa acontecer de forma segura e confortável, são apresentados os seguintes acessórios:

  • cadeirinha de bebê ou bebê-conforto, assento para crianças, assento de elevação;
  • condutor adicional ou motorista;
  • roteador de wi-fi dentro do veículo.

Dependendo das necessidades dos consumidores, esses itens podem ajudar na orientação em vias nunca percorridas, na adequação ao Código de Trânsito Brasileiro e também para compartilhar os melhores momentos da viagem.

4. Avalie as modalidades de aluguel de carro para viagens curtas

Para selecionar um plano de locação que atenda às suas demandas, é fundamental conhecer as duas modalidades oferecidas por algumas  empresas: a quilometragem livre e a quilometragem controlada.

Na quilometragem livre são cobrados valores fixos que abrangem tanto a locação quanto os quilômetros percorridos. Normalmente, são recomendados aos motoristas que não sabem o quanto rodarão ou àqueles que farão viagens mais longas. Esse tipo de modalidade é aplicado na maioria dos casos de aluguel.

Já na quilometragem controlada, o condutor pagará uma diária reduzida, adicionada a uma franquia de 150 quilômetros por dia. Caso seja ultrapassada, é cobrada uma quantia por distância percorrida. Portanto, essa modalidade configura-se em uma opção mais barata para aqueles que farão um percurso menor. Em algumas locadoras é permitido que a escolha mais econômica seja feita ao final da locação.

Como vimos, o aluguel de carro para viagens curtas também pode ser economicamente viável, tanto para as pessoas que desejam poupar seu veículo próprio quanto para as que não possuem automóvel e desejam maior autonomia no seu deslocamento.

A Lokamig Rent a Car oferece tradição, confiabilidade, qualidade e segurança para as suas viagens. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços e soluções!

Posts relacionados

Deixe um comentário