fbpx
barulhos no carro barulhos no carro

Barulhos no carro: será que você precisa se preocupar?

4 minutos para ler

Um carro é um investimento muito importante que requer alguns cuidados. Você já ouviu barulhos no seu veículo? Se sim, sabe que alguns deles são o aviso para algo que está por vir. Por isso, é essencial manter a revisão em dia. Assim, você evita alguns transtornos que podem acontecer caso não dê atenção a eles.

A revisão do seu carro deve acontecer no período correto. Quanto mais você espera, mais problemas pode encontrar. Muitos motoristas levam o carro ao mecânico apenas quando ele apresenta algum defeito, mas essa prática pode custar mais caro do que fazer as revisões corretamente.

Identificar um ruído estranho e levar o veículo imediatamente ao mecânico pode ajudar a economizar. Pensando nisso, preparamos uma lista com quatro barulhos no carro aos quais você precisa ficar atento. Acompanhe!

Qual a importância de estar atento aos barulhos no carro?

Alguns barulhos no carro indicam que existe algum problema. Seja ele no freio, nas peças do veículo ou com as rodas. Por isso, para você não ficar na mão, é importante estar atento quando algum ruído parecer diferente e procurar um mecânico. Isso pode mostrar um problema mais grave do que você imagina, mas que pode ser rapidamente resolvido.

Então, para que o seu carro esteja sempre pronto para atender às suas necessidades, identifique esses barulhos e procure ajuda o quanto antes. Confira a lista que preparamos!

Freio chiando 

Sabe quando você freia o carro e escuta um som agudo? Esse barulho indica que o seu freio precisa de atenção. Geralmente, indica que é hora de trocar as pastilhas. Essas pastilhas estão ligadas ao tempo que o carro leva para parar, ou seja, são fundamentais para a sua segurança.

Se ouvir esse chiado, não espere muito tempo para levar o veículo ao mecânico. Além do mais, se for comprar um carro seminovo, é importante fazer o test drive para identificar se ele apresenta esse barulho.

Grilos intermitentes

Esse é um barulho que você não consegue identificar o problema rapidamente. No geral, não se sabe ao certo de onde ele vem.

Quando for assim, leve o seu veículo o quanto antes a um mecânico de confiança, porque isso pode indicar peças mal encaixadas na lataria ou problemas no revestimento da cabine.

Molas rangendo

Se você sente as molas rangendo ou uma batida seca sempre que passa por um buraco ou lombada, o seu carro provavelmente, está com problemas na suspensão ou nos amortecedores.

Pode acontecer de ser um problema conjunto, também. A suspensão influencia na estabilidade do carro, por isso impacta diretamente na sua segurança. É importante estar atento a esse problema e levar o carro para a revisão o quanto antes.

Problemas na correia

Se você ouve um barulho similar a uma corrente sendo arrastada no chão quando liga ou acelera o seu carro, atenção. Isso pode ser algum defeito na correia dentada do seu veículo.

Esse problema pode acontecer devido ao ressecamento da correia, afrouxamento ou alguma tensão no componente. No entanto, para ter um diagnóstico preciso, leve o seu automóvel até um mecânico de sua confiança.

Os barulhos no carro podem representar diversos problemas. Por isso, é fundamental que você não espere muito tempo para procurar um mecânico para identificá-los. Afinal, o carro é essencial para a nossa locomoção no dia a dia.

Para algumas pessoas, ele é instrumento de trabalho. Portanto, não espere para ver, como costumamos dizer. Se ouvir um barulho diferente no seu carro, procure um profissional de sua confiança.

Este conteúdo sobre barulhos no carro foi útil? Então dê uma olhada também em nosso texto sobre como calcular a depreciação de veículos.

Posts relacionados

Deixe um comentário