fbpx

7 benefícios da terceirização de frotas para empresas

11 minutos para ler

A logística é um dos grandes desafios das empresas contemporâneas, e a terceirização de frotas é uma estratégia que vem ganhando espaço no mercado. Mas você sabe quais os benefícios que essa decisão pode trazer ao seu negócio?

Não é novidade que, em um mercado tão competitivo, é preciso agir estrategicamente e apostar em soluções que contribuam para o aumento da produtividade e rentabilidade da empresa. Mas, para isso, um bom gerente logístico precisa conhecer bem as opções à sua disposição.

Foi pensando nisso que preparamos o presente conteúdo. Reunimos as principais vantagens da terceirização de frotas, para que você tire as suas dúvidas e entenda por que essa é a estratégia certa para o seu negócio.

Ficou curioso? Acompanhe a seguir!

Quais são os benefícios da terceirização de frota?

1. Redução da burocracia

A burocracia é um grande obstáculo à produtividade empresarial. O cotidiano de um gestor é repleto de atividades burocráticas, que acabam tomando boa parte do seu tempo e desviando o foco do que realmente importa.

No que diz respeito ao transporte de cargas, por exemplo, são inúmeras as responsabilidades e decisões que, apesar de importantes, são pouco estratégicas, como a pesquisa de preços de veículos, o pagamento de impostos e seguros dos caminhões e a manutenção em dia da frota.

Com a terceirização, todas essas responsabilidades meramente burocráticas são transferidas à empresa contratada, e o gestor pode se dedicar à atividade principal de sua companhia, melhorando os seus resultados e rendimentos.

2. Manutenção total dos veículos

Um empreendimento que decide adquirir a sua própria frota sabe que manter todos os veículos em perfeito estado de funcionamento é uma tarefa que demanda tempo e atenção. Ademais, ter a frota sempre disponível é imprescindível para o correto funcionamento da empresa.

A manutenção dos veículos, além de exigir um bom capital, é algo que não pode ser esquecido, pois isso acarretaria sérios problemas — como acidentes, a sua inutilização total e, consequentemente, prejuízos à empresa.

De outro modo, com a terceirização de frotas, a empresa não precisa se preocupar com esse detalhe, posto que a terceirizada assegurará que todos os veículos estejam em ótimo estado de conservação e prontos para atender às suas necessidades.

3. Realocação de mão de obra

O capital humano é o grande diferencial de uma organização. No entanto, para obter bons resultados, é preciso aproveitar bem a mão de obra disponível.

Existem setores e tarefas que exigirão mais pessoal, e outros que poderão operar com menos funcionários. Nesse contexto, ter a opção de distribuir os seus colaboradores de acordo com a demanda de cada um desses setores é uma grande oportunidade.

Quando se transfere a gestão de frotas a uma empresa terceirizada, automaticamente você liberará funcionários para se dedicarem a diferentes atividades mais focadas no objetivo-fim da organização. Em outras palavras, é possível realocar essa mão de obra conforme suas necessidades.

4. Modernização constante da frota

Adquirir uma frota própria exige um alto investimento financeiro. Ainda assim, mesmo que a empresa adquira os seus veículos, para que sempre atendam às suas demandas, é aconselhável que a frota seja renovada de tempos em tempos.

Entretanto, o que se percebe é que, por representar mais gastos para o negócio, muitos empreendimentos possuem veículos antigos e pouco eficientes. Enquanto as empresas terceirizadas no setor investem em modernização de suas frotas, as corporações que não adotam essa estratégia ficam em desvantagem, perdendo em produtividade.

Ora, é certo que veículos mais modernos, por já terem sido aperfeiçoados com o tempo, são mais ágeis e econômicos e projetados para suprir as diversas exigências do mercado. Isso representa mais uma vantagem da terceirização.

5. Redução do percentual de capital parado

Você sabe o que é capital parado ou imobilizado? É aquele utilizado pela empresa que não pode ser movimentado, reinvestido ou aproveitado em prol de maior rentabilidade.

Quando você adquire uma frota, por exemplo, obtém um bom patrimônio — são equipamentos caros e valiosos para a organização —, mas, ao mesmo tempo, está investindo muito dinheiro em algo que não poderá ser trabalhado pela empresa.

Em resumo, a terceirização é uma alternativa interessante frente a esse problema, já que você terá à sua disposição veículos adequados à sua necessidade sem que isso represente um alto percentual de capital imobilizado.

6. Mais disponibilidade para atender novos clientes

Toda empresa busca aumentar a sua cartela de clientes, certo? Mas, quando se tem uma frota própria de veículos, a sua capacidade para atender à demanda é limitada, e nem sempre será possível expandir a sua atuação com qualidade e segurança.

Por outro lado, a terceirização permite que você contrate o serviço conforme a sua demanda, o que faz com que você consiga fechar mais negócios e, consequentemente, aumentar o lucro.

Sendo assim, não existem riscos de prejuízos, afinal, se há poucas entregas ou baixa demanda, você contratará poucos veículos, mas, caso ela aumente repentinamente, é possível ter uma resposta rápida para atender a todos de maneira satisfatória.

7. Menor risco da desmobilização

Para assegurar um alto nível de produtividade, é necessário que se atualize a frota, e, nesse momento, a empresa pode enfrentar alguns problemas. Ao tentar vender um veículo, podem ocorrer diversas situações negativas, que vão desde a sua alta depreciação — o cliente não sabe se comprou uma carro com boa revenda — ao risco de manter um capital parado por mais tempo, pois alguns veículos são de difícil venda.

Além disso, existem riscos inerentes a essa transação, como a inadimplência, os gastos e a burocracia de um processo de transferência de veículo.

Em resumo, a terceirização se apresenta como uma solução inteligente, eliminando esses riscos, uma vez que a empresa contratada ficará responsável por todas essas questões.

Agora que você já conhece as vantagens de contratar uma empresa terceirizada, veja também algumas dicas para escolher a melhor instituição para realizar esse tipo de serviço.

Como escolher a melhor empresa terceirizada de frotas?

Procure a empresa certa para a sua necessidade

Em primeiro plano, é essencial que o(a) gestor(a) e os consultores da terceirizada conheça o segmento de atuação da sua companhia. Esse aspecto é de extrema importância, pois, sabendo o foco do empreendimento, certamente, eles conseguirão ofertar um auxílio efetivo.

A partir do exposto, é necessário contratar uma empresa especialista nessa temática, com o intuito de melhorar a qualidade do gerenciamento da frota. Muitos negócios têm pontos fracos, mas, terceirizando esse serviço, que exige um trabalho qualificado, sem dúvida, a sua empresa se desenvolverá verdadeiramente.

Opte pela tradição no mercado

Muitas companhias precisam terceirizar parte do seu serviço com o objetivo de manter um excelente nível. Em outras palavras, o auxílio de uma outra empresa pode aumentar a produtividade da sua instituição.

No entanto, recrutar uma terceirizada é uma operação complexa, pois a contratação desse reforço influenciará nos resultados finais da sua companhia. Nesse quesito, é necessário selecionar uma empresa que prestará serviços de qualidade.

Portanto, é importante contar com instituições que viabilizem monitorias de avaliação de histórico, sendo que há diversos modos de avaliar as terceirizadas, como ao buscar os resultados alcançados por elas, a maneira como os últimos clientes foram atendidos e se eles aconselham o negócio.

Peça indicações

As indicações de bons prestadores de serviços são fundamentais para que o serviço da sua instituição seja bem auxiliado. É necessário ter essa cautela antes de assinar um contrato com terceirizadas.

A terceirização de frotas melhora a qualidade do serviço e aumenta os resultados. Contudo, algumas firmas mal informadas acabam fechando acordos com terceirizadas que realizam serviços insatisfatórios e, consequentemente, podem arruinar os resultados da gestão.

Nesse viés, é preciso pesquisar a credibilidade da empresa terceirizada no mercado, por intermédio de indicações. Além disso, avaliar o portfólio de clientes é uma outra opção que ajuda a revelar o prestígio de qualquer companhia. Afinal, a relação que a sua companhia terá com a terceirizada pode durar anos, e a avaliação dos serviços evitará futuras dores de cabeça.

Verifique se as obrigações legais estão em dia

Um fato que diferencia empresas sérias das sem compromisso são as obrigações perante a lei. É indicado pesquisar a situação da instituição para prevenir uma má contratação, principalmente no tocante aos gestores que vão recrutar a terceirizada para efetuar parte das tarefas da sua companhia.

Então, para evitar futuros contratempos em seu empreendimento, veja como estão as obrigações legais da terceirizada, já que isso poderá transparecer a capacidade que ela tem de cumprir com os compromissos assumidos — por exemplo, qual é o estado dela perante as organizações jurídicas federais e estaduais?

Dessa maneira, caso ela esteja com as obrigações em dia, certamente será uma prestadora de serviço responsável. Por outro lado, se ela não estiver regular com os órgãos, existirá uma incerteza em relação aos acordos que serão fechados com a sua companhia.

Estude a capacidade financeira da empresa para cumprir com as suas demandas

Na seleção de terceirização de frotas, é relevante estudar alguns aspectos que podem contribuir para bons resultados da sua companhia. Uma questão é se a empresa tem um bom nível financeiro. Caso ocorra algum imprevisto, ela poderá fornecer apoio suficiente com o objetivo de manter o seu negócio em funcionamento.

Vale lembrar que os serviços de uma terceirizada devem ser enxergados não apenas como uma alternativa para economizar custos, mas também como uma forma de conseguir uma parceria efetiva. Com a oscilação do mercado, há riscos de que a sua companhia passe por momentos desfavoráveis. Dessa maneira, o suporte de outra empresa poderá amparar o seu negócio.

Ademais, as instituições de terceirização de frotas devem ser avaliadas, pois existe um tempo estipulado em acordo pelas duas partes que descreve uma renovação da frota. Se o reforço contratado não tiver recursos suficientes, poderá ser incapaz de cumprir com a sua palavra e prejudicar a sua companhia quando for necessário renovar a frota. Então, a situação financeira, sem dúvidas, é um quesito importante para que a parceria seja benéfica.

Considere a personalização de serviços

É preciso haver cautela antes de realizar uma escolha de terceirizadas. Há diversos quesitos para que essa missão ocorra de modo efetivo, uma vez que uma companhia, geralmente, começa com um mercado pequeno e cresce aos poucos.

Se a quantidade de atividades cresce, consequentemente, a demanda de serviços aumentará. E esse fato exige uma flexibilidade tanto da gestão quanto da empresa terceirizada, pois uma alta demanda requer um maior efetivo e uma grande agilidade, dentre outras necessidades.

O aumento na procura de automóveis de certo modelo é um exemplo real que acontece com mais frequência e uma empresa flexível poderá suprir essa alta demanda da sua companhia, pois disponibilizará os veículos imediatamente.

Nessa perspectiva, é relevante que a terceirização de frotas consiga acompanhar o desenvolvimento do seu empreendimento e, consequentemente, manter a qualidade das atividades prestadas. Em outras palavras, ela precisa oferecer agilidade e atender com eficiência todas as exigências do crescimento do mercado.

Em resumo, percebe-se que a terceirização de frotas é uma estratégia que traz diversos benefícios às empresas. Comprar, muitas vezes, é mais custoso que alugar veículo com terceirizadas. Uma despesa fixa e já programada no orçamento da companhia é menos prejudicial que gastos inesperados.

Sem dúvida, com as dicas apresentadas neste texto, você encontrará a melhor empresa de terceirização de frotas, que o ajudará a manter a estabilidade da sua companhia mesmo quando o mercado estiver em épocas ruins. Além disso, essas vantagens aqui apresentadas contribuem para a solidificação de uma organização produtiva e lucrativa, independentemente de seu porte e do segmento em que atua.

Por isso, se o seu negócio ainda não aderiu a essa tendência, comece a estudar melhor essa opção e conquiste resultados poderosos!

Gostou do nosso post sobre terceirização de frotas? Entre em contato com a nossa empresa e saiba como podemos ajudá-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário