fbpx

Por que a sua empresa deveria investir na capacitação dos motoristas?

6 minutos para ler

Você sabia que é possível obter resultados impressionantes ao treinar os motoristas de uma empresa? É isso mesmo! A capacitação de motoristas é muito importante para evitar problemas como multas, atrasos nas entregas e gastos com manutenção, entre outros.

O treinamento constante dos funcionários impacta diretamente na redução de custos de uma companhia, aumentando sua lucratividade. Além disso, proporciona-se uma maior segurança na direção e, com isso, possíveis acidentes são prevenidos.

Realizar uma viagem segura e tranquila é o que todas as empresas almejam para seus colaboradores. Para tanto, a seguir, daremos algumas dicas práticas de como realizar a capacitação de motoristas.

Ficou interessado no assunto? Então, não deixe de seguir este conteúdo até o final!

Use simuladores

Nos tempos atuais, podemos contar com a tecnologia a nosso favor. Desse modo, os simuladores são cada vez mais utilizados pelas instituições para treinar motoristas. Tais equipamentos viabilizam a prática da direção em diversas situações.

Cada modelo de veículo tem suas próprias particularidades. Por isso, é necessário que os motoristas saibam trabalhar com os diferentes tipos de transporte de forma correta e segura.

Os simuladores são capazes de oferecer essas condições para treinamento, sendo que tais práticas também ajudam na melhoria da produtividade de uma empresa. Eles funcionam como um videogame, o que permite que o motorista pratique a direção em cenários similares ao mundo real, como dias chuvosos ou direção noturna. 

Com esse tipo de capacitação, seu funcionário estará preparado para conduzir um veículo de forma mais segura e eficiente, além de saber o que fazer em situações de emergência, por exemplo. 

Treine a direção defensiva

As técnicas de direção defensiva consistem no aprendizado das leis de trânsito, no conhecimento do automóvel, no manuseio correto de equipamentos e no comportamento ideal em condições adversas encontradas durante o caminho percorrido.

A capacitação é voltada tanto a motoristas que transportam passageiros quanto a cargas — e visa ao seu aperfeiçoamento no volante e a mudanças de hábitos inadequados. O curso inclui aulas teóricas e práticas necessárias ao aprendizado.

Os colaboradores são avaliados em relação às matérias aprendidas. Assim, qualquer vício na direção pode ser eliminado, o que proporciona uma maior segurança no transporte.

Esse tipo de treinamento permite a redução dos custos com manutenções, por exemplo. Isso porque a maneira como o veículo é conduzido e seus devidos cuidados estão diretamente ligados às suas despesas.

Capacite sobre a direção econômica 

Algumas maneiras de dirigir podem melhorar o rendimento do veículo e conservar determinadas peças do automóvel. Esses procedimentos eliminam vícios de direção, como pisar forte no acelerador, andar com o carro na “banguela” e não trocar a marcha no momento propício.

A direção econômica é uma forte aliada quando se trata da redução de custos com manutenção. Por isso, é muito importante mudar os velhos hábitos de conduta.

Aplique novas tecnologias

Assim como o uso de simuladores é importante para a capacitação de motoristas e, consequentemente, a garantia de grandes economias, o uso de novas tecnologias disponibilizadas pelo mercado, como o GPS, também pode ajudar bastante no alcance de resultados.

Esse treinamento é fundamental tanto para os novos motoristas quanto para aqueles mais experientes. O desenvolvimento de aplicativos facilita muito o dia a dia dos profissionais. Com tais recursos, é possível:

  • traçar as melhores rotas;

  • planejar o tempo;

  • desviar de congestionamentos e problemas na pista, como acidentes, buracos e vias fechadas — além de vários outros benefícios.

São diversos os aplicativos disponíveis, com variadas funcionalidades (como o Waze, Google Maps e Drive Awake, dentre outros).Todos eles oferecem mais conforto, segurança e praticidade aos condutores de veículos. Portanto, aproveite o que a tecnologia tem de melhor para aprimorar as condições de trabalho do funcionário. 

Obtenha vantagens nos treinamentos

Um motorista bem treinado e conscientizado sobre sua conduta no trânsito é fundamental para a boa imagem da empresa. Ainda assim, muitas organizações se esquecem de investir em capacitação. Esse tipo de treinamento oferece os benefícios abaixo.

Prevenção de infrações

É muito comum nos depararmos com condutores imprudentes nas ruas, que cometem erros capazes de comprometer até a vida de outras pessoas. Os cursos de capacitação, porém, permitem que os motoristas conheçam mais sobre o código de trânsito e, dessa maneira, se comportem melhor ao volante e diminuam as chances de acidentes.

Aumento da segurança no trânsito

Com o curso de direção defensiva, o condutor tende a ter mais atenção ao volante e mais respeito com os outros. O recomendado é:

  • evitar o farol alto, para não atrapalhar a visão dos demais condutores;

  • ceder espaço para a passagem do outro;

  • manter a distância de segurança.

Essas são atitudes que começam a ser adotadas pelos motoristas capacitados.

Diminuição no valor da renovação do seguro

O comportamento do motorista é um fator considerado na definição do preço do seguro. Assim como o seguro para mulheres com idade acima de 25 anos e abaixo de 65, o valor para condutores prudentes é bem mais barato.

Isso porque tal perfil é menos passível de se envolver em acidentes. E as seguradoras verificam o histórico do motorista antes de fechar o negócio.

Os mais cautelosos podem conseguir um desconto de até 10% na renovação do seguro. Algumas instituições oferecem, ainda, valores diferenciados para quem tem o curso de capacitação de motoristas.

Facilidade no planejamento de rotas

A capacitação dos motoristas possibilita um maior conhecimento sobre o planejamento de rotas e trajetos. São aprendidas técnicas e formas de usar a tecnologia para melhorar o desenvolvimento dessa tarefa. Ela também permite:

  • evitar acidentes;

  • diminuir o excesso de velocidade;

  • identificar os melhores pontos para carga e descarga;

  • encurtar o prazo de entrega.

Essas são algumas das vantagens que o treinamento para condutores pode trazer para uma empresa. O mais importante é que toda a equipe esteja engajada e conscientizada sobre os riscos que uma má direção pode causar (e, também, tenha ciência de que gentilezas no trânsito salvam vidas).

Agora que você conheceu os pontos mais relevantes para treinar o motorista, a importância e os benefícios dessa prática, não perca mais tempo: capacite seus colaboradores agora mesmo.

Um pessoal bem treinado traz mais segurança e reduz os custos da companhia. Além disso, fortalece a reputação empresarial, o que a faz passar uma imagem positiva nas estradas.

Gostou de nossas dicas? Viu só como é essencial investir na capacitação de motoristas? Conheça, agora, os riscos de uma frota antiga. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário