fbpx
carros do futuro: o que esperar? carros do futuro: o que esperar?

O que esperar dos carros do futuro?

4 minutos para ler

Com o avanço da tecnologia, muitas coisas se transformaram. O setor de atendimento, por exemplo, se tornou automatizado de modo que, hoje, você resolve o que precisar falando apenas com uma gravação. No setor automobilístico, não foi diferente. Afinal, os carros do futuro são a nova tendência tecnológica.

Para abordar o tema, preparamos este conteúdo com algumas das principais tendências em carros para o futuro que você precisa conhecer. Há diversos temas sendo abordados no setor que vão desde segurança, conforto e sustentabilidade, até os novos modelos de automóveis.

Se você é curioso e gosta de estar a par das novidades, continue acompanhando!

1 – Carros com inteligência coletiva

A inteligência artificial, também conhecida como IA, é uma ideia ligada à automação veicular. Assim, uma tecnologia não existe sem a outra, uma vez que se complementam para proporcionar um resultado eficiente de suas habilidades.

Desse modo, a IA é a conectividade entre veículos. Ou seja, é provável que os carros do futuro se conectem a uma rede compartilhada, tudo a depender do seu posicionamento. Isso quer dizer que, ao se conectar à rede, a comunicação entre os veículos poderá acontecer.

O benefício dessa comunicação é a melhora no trânsito. Isso porque a comunicação integrada à condução autônoma pode ajudar na redução de acidentes, congestionamentos, além de aumentar a velocidade de tráfego e diminuir o tempo gasto com o deslocamento. Tudo isso acontecerá para proporcionar mais segurança e conforto aos motoristas. 

2 – Carros do futuro sem motoristas

Uma das principais tendências dos carros do futuro é a autonomia. Como o próprio nome já diz, os carros autônomos têm como objetivo diminuir a interferência humana na condução dos veículos. Para isso, conta com inteligência artificial, contextual, sensorial e decisiva para que o automóvel possa tomar as decisões sozinho.

No entanto, até hoje nenhuma montadora conseguiu atingir 100% do objetivo. Isso porque a indústria ainda passa por um momento de transição para chegar a essa tendência. Algumas montadoras e empresas de tecnologia, como Uber e Google, estão investindo em tecnologias para aperfeiçoar a ideia.

3 – Carros elétricos e sustentáveis

A sustentabilidade e os conceitos socioambientais são o que estão motivando as montadoras a investir suas tecnologias em carros elétricos. Mas, o que realmente isso significa? Significa que o consumidor está cada vez mais adepto às questões ambientais. Sendo assim, tornou-se importante pensar nas questões climáticas e tirar as ideias do papel.

Além disso, a alta dos preços dos combustíveis fósseis incentiva a transição para fontes renováveis. Com isso, surgem os carros elétricos que emitem até zero por cento dos gazes prejudiciais ao meio ambiente, além de proporcionar mais economia.

A dificuldade encontrada por esse modelo é que a tecnologia de eletrificação é mais cara. Isso porque a adoção aos elétricos ainda é baixa, mas à medida que a tecnologia passa a ser a norma, os preços podem entrar em um patamar mais acessível.

4 – O sonho do carro voador

Há muito tempo, os carros voadores são esperados pelos consumidores. Com o avanço da tecnologia, esperava-se que este modelo fosse inserido na comunidade com mais agilidade. No entanto, a tecnologia para o desenvolvimento desse modelo é muito mais complicada do que pensamos.

Assim, hoje, o carro voador estaria mais próximo de um drone do que de um veículo que já conhecemos. Porém, é a solução que mostra que o sonho do carro voador está cada dia mais próximo, uma vez que a tecnologia busca desenvolver meios para melhorar a nossa experiência no trânsito.

Os carros do futuro serão cheios de novas tecnologias e mais desenvolvidos do que pensamos. Serão automóveis melhores e com a capacidade de desenvolver as atividades que já conhecemos, além das novas habilidades e funcionalidades que vão melhorar a vida no trânsito de todos nós.

Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba vários conteúdos interessantes como este! 

Posts relacionados

Deixe um comentário