fbpx
O que muda com a CNH Digital? O que muda com a CNH Digital?

O que muda com a CNH Digital? Entenda mais sobre o assunto

3 minutos para ler

Se você dirige, certamente, já ouviu falar da CNH Digital. Essa versão da Carteira Nacional de Habilitação pode ser facilmente carregada para qualquer lugar, já que fica no celular e é usada da mesma forma que a impressa. A versão digital desse documento entrou em vigor em fevereiro de 2018 e, desde então, seu uso tem sido bastante disseminado. Neste artigo, você vai ver o que muda com a CNH Digital, qual o prazo para adquirir a sua, como renovar e muito mais.

Continue a leitura para entender melhor o assunto!

Como funciona a CNH Digital?

Celulares que têm os sistemas Android ou iOS podem baixar o aplicativo CNH Digital e, em seguida, fazer o cadastro. Após esse processo, as informações da CNH impressa vão aparecer no celular. A partir desse aplicativo, você também vai conseguir ver a sua pontuação e receber um alerta quando a validade estiver próxima de vencer.

Para gerar a CNH Digital, você precisa ter o QR Code na sua CNH impressa. Esse código começou a ser emitido nos documentos a partir de maio de 2017, então, se você tirou a sua carteira antes, será necessário solicitar a renovação ou a 2º via. Vale lembrar de que a CNH Digital é um documento oficial, assim como a CNH impressa. Portanto, se você quiser, não precisa mais andar com o documento impresso, optando apenas pelo digital.

Como é feita a renovação da CNH?

Caso você queira fazer a renovação da CNH, saiba que, no estado de Minas Gerais, é possível solicitar a renovação do documento pelo aplicativo MGApp, que está disponível para os sistemas iOS e Android. Após baixá-lo, é necessário selecionar “Veículos e Condutores” e, logo depois, escolher “Solicitar Renovação da CNH”. Após informar os dados solicitados, o app vai direcionar você para uma clínica credenciada que faz o exame.

Qual é o prazo para adquirir o documento digital?

Até o momento, o Detran não demonstrou interesse em deixar de emitir a CNH impressa. Portanto, não existe prazo para adquirir o documento digital, já que isso, por enquanto, não é obrigatório. Isso significa que você pode tirar a sua CNH Digital quando sentir necessidade. Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, esse documento não veio para substituir a versão impressa. Logo, a CNH digitalizada é apenas uma alternativa prática para os motoristas.

A CNH Digital é segura?

Quando o assunto é documento oficial e celular, muitas pessoas ficam desconfiadas por não saberem se podem confiar em registrar os dados no aparelho. No entanto, pode ficar tranquilo, porque o aplicativo foi feito pelo próprio Detran e a instituição assegura a proteção dos dados. Isso porque conta com um sistema de criptografia para que os documentos sejam válidos. Desse modo, é bem difícil que ocorra a falsificação.

A carteira também tem um certificado digital de autenticidade, lembrando de que, para acessar o documento, o usuário precisa digitar uma senha de acesso. Portanto, existem várias etapas de segurança para impedir que os dados sejam acessados por estranhos. Como você pôde ver, a CNH Digital apresenta bastante praticidade e é ideal para os motoristas que não gostam de andar com muitos documentos. Então, por que não fazer logo a sua?

Se este post ajudou você, não deixe de assinar a newsletter para receber os nossos conteúdos no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário