fbpx

Como reduzir o consumo de combustível da sua frota?

7 minutos para ler

O consumo de combustível de frota é um dos pontos mais importantes que deve ser considerado pelo seu gestor. Quando esse aspecto é desconsiderado, a tendência é que a empresa acabe tendo grandes prejuízos financeiros.

Perda de competitividade e redução dos lucros do negócio são algumas das principais consequências de uma má gestão do consumo de combustível. Além disso, é importante sempre considerar a relação estreita que existe entre corte de despesas e aumento dos lucros.

Para lhe ajudar a reduzir o consumo de combustível de sua frota, listamos no post de hoje algumas dicas úteis. Confira!

Faça periodicamente a manutenção dos veículos

Uma das primeiras dicas que servem para controlar adequadamente o consumo de combustível de frota é realizar, com regularidade, a manutenção de todos os veículos. Um veículo em bom estado físico, guiado por um motorista profissional e responsável, tende a gastar menos.

Manter pneus devidamente balanceados e com a pressão correta (calibragem adequada) é uma boa forma de evitar consumo excessivo de combustível.

A manutenção preventiva é a ideal para cortar custos, em geral, com transporte. Ela se caracteriza pela iniciativa de avaliar o estado atual de cada carro e corrigir pequenas falhas antes que se tornem graves problemas.

A manutenção preventiva visa deixar o veículo sempre em condições de percorrer as estradas, fazendo entregas. Ou seja, ele se propõe a minimizar riscos e otimizar o desempenho do veículo.

Conforme a montadora, cada carro precisa seguir especificações técnicas próprias. O gestor de frota deve se esforçar para manter os sistemas elétricos e hidráulicos de cada veículo em ordem.

Estimule a adoção de boas práticas

Outra forma de reduzir o consumo de combustível de frota é contratando bons profissionais e estimulando o uso de boas práticas ao volante. O treinamento é uma maneira eficiente de esclarecer e preparar os motoristas para dirigir nas estradas, evitando ações arriscadas e imprudentes, que tanto podem comprometer a segurança do veículo quanto causar danos financeiros.

Entre as boas práticas, podemos citar:

  • não dirigir em ponto morto: ao contrário do que supõem alguns motoristas, guiar em ponto morto não economiza, mas aumenta o consumo de combustível de frota;
  • fazer a troca de marcha do jeito correto: trocando a marcha corretamente, é possível evitar acelerações inúteis (como as resultantes da dupla debreagem) ou a perda brusca de velocidade (essa dica também se refere à maior segurança nas estradas);
  • evitar ficar muito tempo em marcha lenta: a marcha lenta, além de consumir mais combustível, contribui para desgastar o motor do veículo;
  • evitar frenadas e acelerações bruscas: isso acaba aumentando o consumo de gasolina, etanol ou diesel;
  • encher o tanque preferencialmente muito à noite ou bem cedo pela manhã: quando as temperaturas estão elevadas, o combustível tende a se expandir (e como os depósitos de combustíveis nos postos ficam debaixo do solo, a temperatura é mais baixa de madrugada e pela manhã; ao encher o tanque com temperatura mais baixa, não há tanto risco de que um litro de gasolina ou diesel não seja precisamente um litro);
  • ​​guiar o veículo respeitosamente: isso significa dirigir dentro da faixa verde do conta-giros, em velocidade econômica e respeitando os limites de velocidade.

Planeje melhor as rotas

É fundamental planejar corretamente as rotas. Uma boa rota deve contemplar a menor distância entre o ponto de partida e o de chegada, entre a origem e o destinatário. Naturalmente, a menor distância envolve menos consumo de combustível de frota.

No entanto, não é apenas a distância que deve ser considerada na hora de planejar as rotas. É necessário avaliar as condições das rodovias, pois, certamente, dirigir em uma estrada mal pavimentada, cheia de buracos e irregularidades também vai gerar consumo maior de combustível, além de aumentar os riscos de danos ao veículo.

Rotas bem planejadas, acompanhadas e controladas podem reduzir o consumo de gasolina, etanol ou diesel em até 40%. Isso acontece especialmente com os gestores que não estavam habituados a realizar um planejamento eficiente de rotas, deixando que os motoristas definissem os melhores caminhos conforme suas preferências ou necessidades pessoais.

Selecione os melhores postos

Certamente, escolher os melhores postos vai ajudar na redução do consumo de combustível de frota. Uma das razões é que os estabelecimentos que abastecem oferecem preços variados e é importante pesquisar para encontrar os melhores.

Além disso, é uma prática habitual nos postos de combustível do país adulterarem o produto, misturando aditivos e compostos que, além de gerarem perda no desempenho do combustível, também podem causar danos a peças e a sistemas do veículo.

O importante é analisar o custo-benefício que um posto de combustível oferece. Ele precisa oferecer um produto de boa qualidade aliado a preços razoáveis.

O gestor de frota deve, portanto, manter um relacionamento de confiança com seus fornecedores. Nesse sentido, a fidelização em postos específicos poderá gerar mais economia para a frota.

Utilize a tecnologia a favor da frota

A tecnologia oferece diferentes meios de ajudar uma gestão econômica e eficaz. Atualmente, existem softwares específicos que permitem controlar o abastecimento da frota. Com a ajuda deles, o gestor pode fazer uma análise dos gastos de cada carro por quilômetro percorrido.

Os softwares fornecem relatórios minuciosos. Acessando esses relatórios, o gestor pode ter uma visão mais ampla da performance de cada veículo, o que vai favorecer o planejamento de custos de combustível com mais exatidão e por prazos mais longos.

Esses softwares ainda possibilitam registrar as manutenções e demais serviços efetuados no carro, ajudando a gerenciar outros custos com transporte.

Existem também os cartões de combustível. Esses cartões dispõem de um painel de controle que dá acesso a todos os gastos de combustível por motorista, envolvendo data de abastecimento, valor e localização do posto.

As informações, além de seguras, podem ser acessadas pela internet, sendo organizadas de forma automática pela operadora do cartão. Desse modo, o gestor de frota goza de um controle de abastecimento mais eficaz e agiliza uma série de processos associados.

Outros exemplos de tecnologia envolvem sistemas de rastreamento/monitoramento que permitem gerenciar a rota seguida pelo carro, as paradas, o consumo de combustível, o prazo e outras coisas. Existem sistemas via satélite com uso de GPS, sistemas que funcionam a partir de radiofrequência e computadores de bordo — tudo integrado a uma central de gerenciamento que permite o acompanhamento e a comunicação em tempo real.

Além das dicas comentadas até aqui, existem outras formas eficazes de reduzir o consumo de combustível de frota. São elas:

  • evitar uma carga além do limite de peso suportado pelo carro;
  • conscientizar todos os profissionais sobre a importância de economizar combustível;
  • comprar veículos que já sejam, de fábrica, mais econômicos no consumo de combustível (consulte as referências de consumo tabuladas pelo Inmetro);
  • ​no caso dos caminhões, ​trabalhar a aerodinâmica do carro (instalar aerofólios adequados ajuda a diminuir o consumo de combustível de frota em, aproximadamente, 5% a 7%).

E você? Já aplica alguma dessas estratégias para diminuir o consumo de combustível de frota na sua empresa? Se achou o post interessante, aproveite para assinar nossa newsletter e receber novidades e dicas exclusivas sobre o assunto!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário