fbpx

Veja os comportamentos de motoristas que prejudicam a frota e a sua empresa!

7 minutos para ler

Grandes, médios e pequenos empresários têm percebido cada vez mais a necessidade de trabalhar com foco nos clientes, assegurando-lhes a qualidade do atendimento e da entrega. Com o objetivo de aprimorar a experiência dos consumidores e fortalecer a imagem da empresa no mercado, eles iniciam uma incessante busca pela excelência o que inclui alguns fatores como a observação de diversos processos, etapas e não conformidades, inclusive os comportamentos dos motoristas da empresa.

A verdade é que uma conduta irregular ou até mesmo uma atitude inadequada no volante podem acarretar efeitos gravíssimos, comprometendo todo o esforço da equipe que trabalha em prol do funcionamento logístico da empresa. Por isso, esse ponto precisa ser visto como um quesito fundamental que jamais poderá ser negligenciado.

Neste artigo, vamos ajudar você a perceber quais são os erros mais comuns entre os motoristas de frotas que podem prejudicar a organização.Confira:

A diferença entre imperícia, imprudência e negligência

Antes de citar os comportamentos dos motoristas que prejudicam a frota, vamos classificar esses erros típicos para melhor compreensão. Aliás, como responsável  pela gestão dos veículos da empresa, é bem relevante que você saiba diferenciar esses três termos conforme a legislação. Acompanhe.

Imperícia

A imperícia pode ser descrita como a incapacidade para a realização de determinada técnica, a famosa falta de habilidade. Um motorista que sabe dirigir uma Fiorino com maestria, por exemplo, não saberá necessariamente conduzir um carro maior.

Quando o profissional não tem a capacidade técnica para dirigir um tipo de veículo e mesmo assim opta por fazê-lo, a imperícia é então caracterizada. Tanto a empresa quanto os motoristas podem responder civilmente pelas consequências do fato. Por isso, é importante apostar sempre na capacitação dos condutores.

Imprudência

A imprudência tem mais a ver com a falta de atenção e de cautela. Dirigir mesmo com sono, por não cumprir os horários de descanso, é um exemplo disso. Ultrapassagens em áreas proibidas também demonstram imprudência. Além de causar prejuízos para a empresa, a falta de prudência no volante é a causa de milhares de acidentes no trânsito anualmente.

Negligência

Por último, a negligência é uma ação que deveria ser realizada, mas não foi tomada devido a um descuido, desleixo, desatenção ou omissão. Diferentemente do ponto anterior, em que os motoristas divergem do esperado, a negligência é caracterizada quando eles deixam de tomar a atitude. O condutor que trafega com os pneus em mau estado de conservação é um exemplo de negligência.

Comportamentos de motoristas que prejudicam a frota na prática

Não conceder preferência ao pedestre

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre as infrações relacionadas com a faixa de segurança, a não concessão de preferência ao pedestre é a infração mais grave. A multa para os motoristas chega a R$191,53. Na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são perdidos 7 pontos.

Vale lembrar que o artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro determina que os motoristas que atropelarem ou matarem alguém no trânsito podem ser acusados de homicídio culposo, sem intenção de matar. Além da possibilidade de ter a CNH apreendida e suspensa, os condutores podem pegar de 2 a 4 anos de cadeia.

Ultrapassar em local proibido

Nem é preciso dizer que atitudes e comportamentos proibidos no trânsito pesam no bolso. Muito além dos custos envolvidos com a ultrapassagem ilícita estão os acidentes causados, que podem, inclusive, levar vítimas indefesas e vulneráveis à morte.

Profissionais que dependem da CNH para trabalhar devem tomar muito cuidado com a incidência de pontos na carteira para não ter o documento recolhido pelo DETRAN.

Vale dizer que o alto custo das multas pode ser descontado no salário dos motoristas, motivando até mesmo uma demissão. Oriente os seus condutores a respeito disso, tenha uma política de frotas clara e bem redigida ou terceirize esse setor para uma empresa especialista em terceirização de frotas.

Trafegar acima da velocidade permitida

Um outro erro comum e perigoso é trafegar com velocidade acima da permitida. Esse erro de imprudência se junta às ultrapassagens forçadas e em locais proibidos. Quem desrespeita os limites de velocidade no trânsito poderá trazer grandes prejuízos para a empresa. Portanto, não é preciso agir de forma imprudente na estrada para manter a entrega no prazo.

Manter manias problemáticas

Existem algumas manias de motoristas que também podem trazer sérios problemas. Apoiar o pé no pedal da embreagem com o carro em movimento e guiar com a mão escorada no câmbio de marchas, forçando o trambulador, são exemplos disso.

Por mais simples que essas atitudes pareçam, elas não só reduzem a vida útil das peças, como também aumentam o custo de manutenção mensal do veículo.

Existem também alguns mitos errôneos constantemente reproduzidos, como o mal utilizado “ponto morto”. Muitos motoristas acreditam que um carro desengatado nas descidas pode gerar economia de combustível, quando na verdade, essa prática só sobrecarrega o sistema de freios e aumenta o próprio consumo.

Não se atentar à manutenção veicular

A manutenção incorreta dos veículos, ou a falta dela, também configura erros que acarretam dificuldades graves. Quem deixa de calibrar e revisar pneus, água, óleo e fluído de freio com frequência pode estar contribuindo para prejuízos inimagináveis.

Alguns exemplos de fatores ligados à manutenção veicular, que podem aumentar as chances de acidentes em ruas e estradas, são:

  • lâmpadas queimadas;
  • pneu careca;
  • freios desregulados;
  • limpadores de para-brisa com defeito;
  • folga na direção;
  • suspensão empenada;
  • espelho retrovisor quebrado;
  • amortecedores vencidos;
  • carro desbalanceado.

A importância do treinamento e do monitoramento

Se a conduta dos motoristas impacta diretamente a operação e a imagem da organização diante do público, a qualidade na seleção de profissionais é uma prática essencial. Depois da triagem, devem ser aplicados os melhores treinamentos e integrações para alinhar as atuações futuras dos motoristas às expectativas e necessidades da empresa.

Educar e alertar sobre a prudência no trânsito nunca deve ser demais no setor logístico, assim como orientar sobre o manuseio correto das embalagens, as vestimentas adequadas e o relacionamento com o cliente.

Se você é um gestor que, além de estar mais atento aos comportamentos dos motoristas que prejudicam a frota, quer investir mais na conscientização dos seus condutores no que se refere à relevância de uma direção segura e aos riscos que podem ser prevenidos, aproveite para visitar nosso artigo sobre capacitação dos motoristas. 

Posts relacionados

Deixe um comentário