fbpx

Conheça 8 tendências tecnológicas para melhorar o serviço do motorista

7 minutos para ler

O motorista precisa contar com bons recursos para oferecer serviços de melhor qualidade. Esses recursos permitem uma comunicação otimizada com a empresa e ajudam a reduzir os riscos nas estradas.

São ferramentas tecnológicas que melhoram a integração e o fluxo de informações entre o motorista que transporta a mercadoria e a empresa para a qual trabalha e/ou entre o motorista e as operações que deve efetuar, no caso de dirigir por conta própria.

Veja a seguir 8 tendências tecnológicas que otimizam o trabalho do motorista!

1. Onde Parei

Esse aplicativo ajuda a identificar onde estacionou o veículo. Assim que estacionar o carro, o motorista deve ligar o aplicativo para que ele identifique o ponto em que o veículo está estacionado. Na hora de retornar ao veículo, o aplicativo indica o local onde ele ficou.

Desse modo, evitará dores de cabeça em chegar ao lugar onde o veículo ficou estacionado e não perde tempo em suas tarefas. Disponível para iPhone e para Android.

2. Gasosa

Esse aplicativo é recomendado para quem usa carros flex. O Gasosa ajuda a economizar dinheiro na hora de abastecer o veículo. Basta o motorista informar o preço do álcool e da gasolina e o Gasosa oferece a melhor opção, a mais econômica para o carro.

O aplicativo faz os cálculos automaticamente, poupando tempo para o motorista e evitando que ele opte pela opção menos recomendada.

3. Beep Me Carona Solidária ou Blablacar

Para os que andam de carro ou fazem viagens sozinhos, o Beep Me Carona Solidária e o Blablacar são opções interessantes entre as novas tendências tecnológicas que facilitam o trabalho do motorista.

É possível arrumar companhias para viajar, ir ao trabalho ou à faculdade, fazer um passeio e assim por diante.

Ambos os aplicativos possibilitam compartilhar uma carona e economizar dinheiro, pois os usuários dessa ferramenta costumam dividir os custos do transporte entre si.

4. Drivvo

Trata-se de um aplicativo financeiro, podendo seu usado por motoristas de caminhão, automóvel e moto — enfim, serve para qualquer veículo.

O Drivvo permite controlar diferentes aspectos do veículo, como consumo de combustível, multas e financiamentos. Também permite a geração de relatórios minuciosos sobre esses e outros assuntos.

5. TruckPad

O TruckPad ajuda caminhoneiros a otimizarem seu trabalho, arrumando carga sem a necessidade de ficarem rodando horas e horas, gastando tempo e combustível. O retorno sem carga ainda é um dos principais problemas para reduzir custos entre caminhoneiros autônomos e transportadoras.

O aplicativo não apenas mostra pessoas que estão precisando do serviço de transporte de carga, mas mostra informações sobre as viagens mais vantajosas e quem está oferecendo o pagamento de fretes satisfatórios, que compensam o trabalho e permitem uma maior margem de lucro.

6. Sistema de rastreamento

Os sistemas de rastreamento são presença marcante na maioria absoluta dos veículos, pois eles asseguram mais proteção. Por meio de um navegador GPS ou que use a radiofrequência, os sistemas de rastreamento seguem o rastro do veículo em sua rota, não importando a distância.

O módulo rastreador instalado no carro recebe informações via satélite e faz o registro e a análise de tudo o que acontece com determinado veículo ao longo de um trajeto. Por isso, se no traslado de mercadoria acontecer um furto, roubo, acidente ou desvio de rota, o sistema vai acusar no histórico e facilitará a recuperação do bem avariado ou desviado.

Já os sistemas de radiofrequência permitem que o acompanhamento seja feito até em locais fechados, como túneis. E o sistema conta ainda com os RFIDs: tendências tecnológicas na forma de etiquetas, que são colocadas nas mercadorias e emitem sinais de rádio que são captados por um dispositivo leitor específico.

Trata-se de tecnologia de radiofrequência muito avançada, que pode ser aplicada juntamente com a já popular tecnologia de código de barras, que facilita a identificação dos produtos em estoque.

Há muitas opções no mercado de aplicativos que rastreiam os veículos, facilitando sua recuperação em casos de roubos e assaltos. Seu índice de recuperação é maior que de um bloqueador, dispositivo que também confere proteção ao veículo contra assaltos e furtos ao cortar a alimentação de combustível ou travar a ligação com o motor, diante de furto ou roubo.

Alguns bons exemplos de sistemas de rastreamento são: Unitracker, Carsystem, Systemsat, Ituran e Getrak.

7. Trekken

Esse aplicativo apresenta características de “conselheiro”, passando orientações sobre como economizar combustível e fazer manutenções adequadas.

Também permite trocar os pontos conquistados por descontos nas empresas parceiras.

8. Sistema integral de gestão de frotas

Nas empresas, vem se consolidando a utilização de sistemas de gestão de frotas completos, fabricados especialmente para controlar operações de transporte.

O TMS (sistema de gerenciamento de transporte) é o mais importante. Trata-se de um sistema completo que coordena os processos de uma transportadora, envolve os setores comerciais, operacionais, contábeis, financeiros, de faturamento, de seguro, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e todos os processos logísticos.

O TMS pode ser integrado a um sistema ERP (Sistema de Gestão de Empresas), permitindo melhor integração (integração automática) financeira, fiscal e contábil na hora de emitir notas fiscais e CT-es.

O sistema ajuda a identificar os custos relacionados a cada operação, conforme sua atuação na cadeia de transporte, a qual envolve, além do próprio veículo, a gestão dos recursos humanos e materiais, o controle de cargas, os gastos com manutenção, os indicadores que medem irregularidades no processo de entregas, as tabelas de fretes e seus diferentes tipos (peso, volume, valor), mostrando qual o modelo mais adequado e assim por diante.

Considerações sobre as tendências tecnológicas no serviço de transporte

As tecnologias que facilitam o serviço do motorista, apesar de estarem crescendo no Brasil, ainda representam um mercado embrionário — ao contrário do mercado norte-americano, que é muito mais avançado. Nos EUA, o motorista tem acesso às informações diretamente do veículo, incluindo informações sobre consumo de combustível, manutenção e assim por diante.

A área de gerenciamento de frotas aqui no Brasil é considerada como tático-operacional ou simplesmente operacional, e mais focada em rastreamento que em gestão propriamente dita. Dessa maneira, ela é mais vista como um custo e não um verdadeiro investimento.

A gestão de frotas precisa contemplar: uma boa política de gestão; a profissionalização da equipe e da área logística; os avanços tecnológicos; a mobilidade urbana (preocupações com a mobilidade e o bem-estar social, ações colaborativas, redução da poluição e do tráfego nas vias e outras coisas).

Em relação às ferramentas tecnológicas, convém lembrar que o motorista não deve usar os aplicativos durante o trajeto, pois são ações perigosas que comprometem a atenção dele e facilitam a ocorrência de acidentes. Muitos acidentes de trânsito ainda são resultantes do uso de dispositivos móveis enquanto o motorista está dirigindo.

Conhece outras tendências tecnológicas que tornam o trabalho do motorista mais fácil? Se deseja receber dicas e informações sobre transporte e tecnologia, assine nossa newsletter!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário