fbpx

Conheça os benefícios de contar com veículos novos e bem equipados

6 minutos para ler

Por que razão é melhor contar com veículos novos e equipados? Por que eles são melhores que os modelos mais antigos, sem tantos recursos?

A resposta parece óbvia, já que eles realmente podem oferecer mais conforto e segurança ao usuário. Na hora de terceirizar sua frota, ou fazer um plano mensal é importante considerar esses aspectos quando for escolher a empresa prestadora de serviços.

Confira melhor os benefícios de contar com carros novos e mais modernos!

Menos custos com manutenção

A manutenção de um carro novo é, geralmente, bem menor que a manutenção de um usado. A preocupação principal será de manter os pneus calibrados e os fluidos no nível certo. Somente o combustível será o custo pesado, pois essa é a regra para todos os veículos.

Um carro novo apresentará menos possibilidades de quebrar no caminho. Dificilmente, o usuário se surpreenderá com gastos não programados decorrentes de falhas. Isso é o que geralmente acontece com os veículos usados e em mau estado de conservação, que, muitas vezes, nem têm peças disponíveis no mercado.

Um carro velho, de modelo muito antigo, pode representar custo de manutenção que implica em um custo-benefício muito inferior ao de adquirir um novo, saído de fábrica, zero quilômetro.

 

Maior confiabilidade e segurança

Carros mais antigos tendem a aumentar suas chances de ficar na mão quando mais precisar deles. As panes ou desgastes naturais podem ocorrer com muito mais facilidade que em veículos novos. Essa é a tendência, na verdade, que a maioria dos carros de modelos antigos apresentam — a de oferecer defeitos e problemas a qualquer momento.

Considerando que um carro que oferece maiores possibilidades de defeitos também oferece menos segurança, eis outro motivo para dar preferência aos veículos novos. Existem veículos usados que nem possuem todos os equipamentos de segurança necessários, como airbag e freios ABS.

Pneus muito desgastados, suspensão frouxa, volante emperrando, câmbio de marcha muito duro, retrovisores ou faróis quebrados, problemas no freio, no acelerador e na embreagem e diversas outras coisas podem acarretar acidentes, comprometendo a integridade e a vida dos usuários.

Garantia de fábrica

Os veículos novos apresentam outra vantagem que não pode ser deixada de lado: a garantia de fábrica. É muito difícil encontrar carros usados com período de garantia ainda vigente.

Apesar de muitos consumidores desconsiderarem esse ponto, a garantia é muito importante. No caso de um defeito que não foi notado na etapa de montagem ou passou despercebido nos projetos, ou caso uma peça tenha sofrido desgaste anormal antes do tempo, o usuário que adquiriu o veículo não tem com que se preocupar, pois a garantia cobre os defeitos.

A garantia é um direito previsto no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor e, para ser acessada, basta contatar os prestadores de serviços que estão devidamente credenciados. Conforme o contrato de garantia, a manutenção e a troca das peças com defeito serão realizadas sem custo nenhum para o consumidor e o veículo voltará a rodar sem problemas.

Menores danos ao meio ambiente

Atualmente, uma das palavras mágicas quando se trata de produzir é “sustentabilidade”. Por causa dessa tendência, que é também uma necessidade para preservar a vida no planeta Terra, muitas fabricantes estão recorrendo a tecnologias mais avançadas na produção dos motores de carros.

Nesse sentido, há uma diferença relevante entre os modelos mais antigos e os mais novos de veículos. Os que usam esses recursos costumam oferecer mais potência e torque e, ao mesmo tempo, não emitem tantos gases poluentes.

Considerando motores, de carros novos e antigos, com esses mesmos recursos, os mais novos ainda apresentam-se mais eficientes, pois os propulsores com menor quilometragem são mais limpos que aqueles que já foram muito usados.

Outro ponto a considerar dentro da questão da sustentabilidade é que partes móveis com desajustes, válvulas folgadas, vedação ineficiente, peças de metal com corrosão e diferentes outros problemas de desgaste são, indubitavelmente, mais prejudiciais ao meio ambiente, mesmo que seja em médio ou em longo prazo.

Melhor nível de tecnologia

O mercado de veículos é um dos mais disputados da atualidade. Isso significa que as empresas fabricantes procuram investir no que há de melhor e mais sofisticado para oferecer maior comodidade e segurança ao consumidor sem, necessariamente, implicar em um produto com preço muito mais elevado.

Dessa forma, é possível encontrar diversos modelos de veículos novos com alguns recursos tecnológicos que outros modelos mais antigos (mesmo com apenas um ou dois anos, às vezes) não apresentam.

Os motores mais novos apresentam soluções para economizar combustível ou para oferecer melhor desempenho. Os componentes de segurança modernos oferecem maior eficiência, tecnologias como o bluetooth trazem mais conforto e evitam que o motorista seja multado enquanto fala ao celular. 

Quanto ao conforto e à conveniência, são desenvolvidos novos sistemas de comunicação e som, como os computadores de bordo, acessórios que funcionam por meio de toque e revestimentos mais duráveis aplicados nas portas e nos painéis, incluindo a blindagem. 

Procedência garantida

Um veículo mais novo tem uma procedência garantida, o que nem sempre acontece com os usados. Um carro zero quilômetro deslocou-se da montadora até a concessionária. As concessionárias, que representam a marca (ou seja, a empresa montadora), são submetidas a rigorosos procedimentos de certificação e credenciamento.

Embora não seja impossível, é muito pouco provável que você vá adquirir um veículo novo com defeitos camuflados.

No caso de carros usados, as chances de adquirir um com defeitos são muito maiores — quando adquiridos em lojas/ concessionárias sem confiabilidade. O vendedor não precisa agir de má fé, mas o fato é que o uso leva ao desgaste das peças e pode acarretar defeitos — especialmente, considerando que o antigo dono não tenha sido um motorista tão responsável.

E é preciso tomar cuidado com o próprio vendedor. Se não for um amigo ou conhecido, ou uma loja com histórico de procedência e boas referências, ele pode, sim, querer passar um carro com problemas para você. Ou o que é pior: pode estar vendendo um veículo roubado e/ou que já passou por algum desmonte para apagar os indícios do delito.

Percebe como é importante contar com veículos novos e bem equipados? Na hora de terceirizar sua frota ou optar por planos de locações mensais, pense bem nesses detalhes! Aproveite para entrar em contato com a Lokamig Empresas e conhecer mais sobre sua frota e seus serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário