fbpx

Entenda as diferenças entre o rent a car e a terceirização de frotas

6 minutos para ler

O número de empresas que cogitam alugar automóveis para uso em seu dia a dia cresce cada vez mais. Independentemente do motivo, a principal dúvida existente nesse processo se dá em relação a forma de utilização dos veículos, afinal qual a diferença entre o rent a car e terceirização de frotas?

Antes de mais nada, deve-se evidenciar que, em alguns casos, a utilização do transporte público ou o transporte realizado por táxis e aplicativos é demorada e ineficiente. Assim, possuir uma frota de carros permite comodidade e conforto aos usuários, se tornando um diferencial da empresa.

A terceirização é uma alternativa interessante e o rent a car é uma das opções mais utilizadas do mercado. Então, qual escolher? Continue a leitura deste artigo e entenda as diferenças entre o rent a car e a terceirização de frotas.

Qual a diferença entre o rent a car e terceirização de frotas?

Rent a car vem do inglês e significa “alugar um carro”. Em outras palavras, esse método descreve a prática de locação de veículos de curto prazo por meio de diárias.

Normalmente, essa opção é escolhida por executivos ou turistas, que estejam viajando e necessitem de deslocamentos rápidos e pontuais. A terceirização de frotas, por sua vez, não envolve apenas a locação dos veículos, mas uma série de outros serviços agregados, diminuindo os custos e aumentando o desempenho de um negócio.

É válido dizer que uma frota terceirizada possui contratos de longo prazo, com duração de até 36 meses e é voltada mais para pessoas jurídicas. Assim, é possível encontrar pacotes que se adéquam à realidade de sua empresa, alinhando-se aos objetivos traçados e aos serviços prestados pelo negócio, independentemente do tamanho do empreendimento.

Como funciona o serviço mensal?

Uma alternativa para pessoas e empresas que precisam utilizar veículos em seu dia a dia é a locação mensal. Essa opção é um tanto quanto similar ao rent a car, possuindo como diferença a cobrança por mensalidade, sem obrigação de contratação anual. 

O serviço mensal é uma excelente alternativa para empresas/pessoas que necessitam da disponibilidade do veículo por um espaço de tempo que não seja muito pontual e nem tão extenso.

Alguns ramos de atividade, como a engenharia ou a advocacia, podem possuir serviços em várias cidades, necessitando de visitas constantes (no mínimo, uma vez por semana, por exemplo). Assim, os profissionais precisarão se deslocar dentro nessas cidades, tornando o serviço mensal mais atrativo. Pense nisso!

Quais as vantagens da terceirização de frotas?

A terceirização de frotas também apresenta algumas vantagens que vão além do simples aluguel do veículo. Os custos incorridos também serão terceirizados, como é o caso das revisões periódicas, manutenções preventivas, substituição de veículos, renovação de automóveis, custos de mobilização e desmobilização, venda, entre tantos outros. 

Redução de custos

A terceirização de frotas é capaz de reduzir os custos operacionais de uma empresa. O principal motivo para a redução se dá pelo contrato, onde despesas com a depreciação de veículos, financiamento e manutenção preventiva são de responsabilidade da locadora.

Além disso, não podemos deixar de mencionar o fato de a locadora conseguir negociar com os fornecedores em escala (montadoras e oficinas), repassando esse desconto para os clientes.

Não é raro encontrar empresas que não conseguem investir por falta de recursos financeiros. Esse é um dos principais problemas, principalmente em pequenas e médias empresas. A terceirização de frotas pode ser uma alternativa a essa situação, permitindo que o empreendedor consiga focar exclusivamente no desenvolvimento do seu negócio, uma vez que poderá otimizar o fluxo de capital de giro do seu empreendimento.

Foco total no negócio

O processo de terceirização de frotas também permitirá que o gestor possa analisar a empresa com mais cautela, deixando todos os problemas e burocracias relativas aos veículos (documentação, licenciamento, troca de peças, entre outras coisas) nas mãos de uma empresa especializada. Assim, haverá mais tempo e mão de obra disponível para atuar inteiramente na atividade-fim da empresa.

Obviamente, a competitividade será beneficiada, permitindo que a companhia possa se destacar no mercado e que o processo de tomada de decisão seja mais assertivo e eficiente.

Aumento de credibilidade

A credibilidade da empresa também será positivamente afetada. Ela não enfrentará problemas com a disponibilidade de veículos, permitindo que todos os prazos e marcos contratuais sejam cumpridos, de acordo com o que foi combinado com o cliente.

É válido destacar que o cumprimento de prazos é uma das práticas mais bem vistas pelo público no mercado. Empresas que se esforçam para cumpri-los e realizar as entregas são valorizadas pelos clientes.

Funcionários satisfeitos

Os funcionários também se sentirão mais satisfeitos com a terceirização de frotas. Além de contarem sempre com veículos novos e de última geração, os profissionais não precisarão se preocupar com manutenções preventivas.

Muitas empresas utilizam o carro-benefício como uma maneira de reter grandes talentos e dar privilégios para os funcionários que se destacam. Assim, os profissionais possivelmente se sentirão valorizados e vestirão, com mais vontade ainda, a camisa da empresa.

É interessante destacar que algumas locadoras permitem que os usuários comprem os veículos utilizados por preços acessíveis, com descontos e condições especiais de pagamento, desde que o veículo esteja apto para a venda.

Gastos unificados

É válido ressaltar que o contrato de aluguel de um longo período pode trazer alguns benefícios ao locatário, como a possibilidade de ficar com o veículo em tempo integral, mesmo que o destino seja outras cidades. 

Dessa forma, gastos com deslocamentos, uso de vans particulares e outras formas de locomoção serão reduzidos, representando uma diferença considerável na planilha orçamentária.

Descontos nos contratos

Os contratos para longos períodos também podem apresentar algumas vantagens. A negociação tende a ser diferente, se tornando uma oportunidade de obter bons descontos, principalmente em relação a prorrogação do contrato. Certamente, os dois lados serão beneficiados.

E as vantagens do rent a car?

O rent a car apresenta as mesmas vantagens similares à terceirização de frotas, como é o caso da redução de custos. Entretanto, existem outras vantagens que merecem certo destaque. Veja:

Gestão simplificada

A principal vantagem do aluguel de carros é utilizá-los somente quando for preciso. Dessa forma, o usuário não terá custos desnecessários, tendo disponibilidade imediata do veículo, preços acessíveis e, ainda, evitará preocupações e dores de cabeça desnecessárias.

Posts relacionados

Deixe um comentário