fbpx

É possível reduzir custos na gestão de frotas?

6 minutos para ler

Em um segmento tão competitivo como o logístico, gastos elevados podem prejudicar a rentabilidade do negócio. Nesse sentido, algumas práticas são essenciais para tornar os processos mais eficientes e economizar sem prejudicar a qualidade dos serviços.

Quer saber como reduzir os custos na gestão de frotas da sua empresa? Confira este post e veja algumas dicas para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o assunto.

Boa leitura!

Organize a frota e planeje as rotas

Verificar a validade dos documentos do veículo e da carteira de habilitação do condutor pode ficar mais difícil dependendo do tamanho da frota. No entanto, esse processo é fundamental para que a corporação não tenha problemas com multas, apreensão ou até implicações jurídicas em caso de acidentes.

Além disso, o planejamento de rotas é importante para identificar quais são os melhores percursos, otimizar gastos com combustível, minimizar riscos, reduzir custos operacionais e tempo de transporte. Essa atitude ajuda a aprimorar os serviços logísticos e faz com que a empresa se destaque em relação à concorrência.

Faça um controle rigoroso do combustível

Comece a controlar os níveis de combustível a cada viagem realizada. Essa é uma forma de verificar o desempenho de cada motorista, veículo e rota. Com essas informações detalhadas, é possível identificar quais são as principais causas do gasto elevado de diesel e gasolina: o caminho traçado, os condutores ou o modo como dirigem.

Outra maneira de economizar é sempre pesquisar preços e abastecer em postos confiáveis. Tente fechar um contrato com uma rede para conseguir descontos e condições especiais de pagamento.

Realize a manutenção preventiva dos veículos

Uma forma simples de cortar gastos — mas muito negligenciada pelas empresas — é a manutenção preventiva da frota. Ela ajuda a identificar possíveis problemas nos veículos e a evitar prejuízos altos.

A troca de pneus, por exemplo, é sempre deixada para depois, mesmo interferindo diretamente no desempenho dos veículos na estrada e, consequentemente, no consumo de combustível. Também é importante efetuar sempre o alinhamento e o balanceamento, deixar as rodas calibradas e substituir as peças desgastadas.

O tempo que os veículos ficam ociosos quando precisam de uma manutenção urgente é muito maior do que o gasto na preventiva. Caso a frota já esteja muito obsoleta e necessite constantemente de manutenção, a melhor opção é investir em uma renovação.

Se não houver um profissional para cuidar dessa questão na empresa, opte por terceirizar o serviço.

Utilize produtos de qualidade nos veículos

Para manter a sua frota em atividade e evitar que os carros fiquem parados, adote a manutenção preventiva e utilize produtos de qualidade — opte sempre pelos óleos lubrificantes de boa procedência e compatível com as exigências do manual do fabricante. As estradas exigem muito do motor e ele precisa de itens que ampliem sua resistência e durabilidade.

Proporcione o treinamento adequado aos motoristas

Algumas medidas como a calibragem dos pneus, a direção consciente e o respeito ao planejamento de rotas são importantes para diminuir os custos da frota. Para que essa redução seja alcançada de forma efetiva, é preciso conscientizar os motoristas por meio de treinamentos mensais que visem também a questão da segurança uma vez que, em grande parte dos casos, os acidentes são ocasionados por falhas humanas.

Muitos funcionários desconhecem, mas uma atitude que pode influenciar nos gastos excessivos de uma empresa logística é andar com o veículo em marcha lenta.

Quando ele é operado assim, o consumo de combustível é maior do que se o carro estivesse a 2.500 rpm. Sem contar que a vida útil do motor é reduzida e que é causado um grande impacto na natureza — pois amplia os níveis de poluentes enviados à atmosfera.

Uma equipe ciente da importância que tem para os resultados e para o crescimento da companhia é muito mais produtiva e realiza suas atividades com mais cautela.

Valorize a comunicação

O mercado está cada vez mais dinâmico e os clientes cada dia mais exigentes. Por isso, valorizar e investir em diferentes canais de comunicação internos e externos — site, redes sociais, chat on-line, intranet, murais, entre outros — é essencial para evitar prejuízos.

Afinal, alguns problemas estão diretamente ligados à falta de informações por parte da empresa ou ao repasse ineficiente.

Invista em softwares de gestão logística

O uso de um software permite que processos como o controle de combustível e dos custos de cada viagem por quilômetro rodado sejam administrados com mais eficiência.

Além disso, com a ferramenta é possível gerar relatórios para acompanhar a evolução dos resultados, manter uma supervisão acirrada em cada operação e planejar ações que contribuam para a redução dos desperdícios com embasamento técnico.

Além disso, a automação dos processos gera benefícios como o aumento da produtividade, redução de erros e retrabalho. Como recompensa, a empresa ganha mais rentabilidade.

Existem diversas opções de softwares voltados para o segmento logístico no mercado. É preciso avaliar com cuidado as vantagens de cada um e escolher a opção com melhor custo-benefício.

Conheça a telemetria veicular

A telemetria veicular possui um sistema de monitoramento mais completo que o rastreador comum. Essa tecnologia possibilita localizar e identificar os veículos em caso de roubos, além de auxiliar no gerenciamento de diversos itens relacionados ao motorista e à frota.

Ele monitora o tempo de uso da embreagem e de frenagem, a velocidade por trecho, a velocidade média, a temperatura do motor, a rotação, a distância percorrida, o tempo de parada e a situação climática da pista.

A vantagem da telemetria é que a empresa consegue fazer um benchmarking dos melhores modelos de veículos, dos motoristas mais econômicos e usar essas informações para aplicar melhorias na gestão da frota.

Corte custos

Após colocar tudo em dia: organizar a frota, planejar as rotas, controlar o combustível, realizar a manutenção preventiva dos veículos, treinar os motoristas e investir em softwares de gestão, avalie os relatórios por um período específico antes da tomada de decisão.

Os cortes de custos são importantes, mas devem ser aplicados sempre com base em dados para que não prejudiquem a qualidade dos serviços e o nível de satisfação dos clientes. Caso contrário, eles podem causar ainda mais dor de cabeça para a organização.

Agora você já sabe como reduzir os custos na gestão de frotas, ampliar o lucro líquido da sua empresa e driblar os concorrentes. Quer receber mais dicas para aprimorar os processos operacionais da sua companhia? Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário