fbpx

Empresa sustentável: entenda porque ter uma frota ecológica ajuda o seu negócio!

12 minutos para ler

A preocupação com a questão ambiental está cada vez mais forte — e não há motivos para ser diferente. Em um mundo onde consciência ecológica é vista como um valor essencial para indivíduos e organizações, tornar-se uma empresa sustentável pode ser um diferencial para fortalecer a reputação da marca e conquistar novos clientes.

Aos olhos do consumidor contemporâneo, a lembrança de marca está fortemente associada às atitudes e aos posicionamentos adotados por ela. Nesse contexto, até mesmo a preocupação com uma frota ecológica pode influenciar na preferência dos consumidores.

Pensando nisso, trouxemos no post de hoje alguns argumentos para que você entenda a importância de desenvolver o conceito de sustentabilidade em sua empresa. Continue a leitura e confira!

Qual a finalidade de uma frota ecológica?

A poluição causada por automóveis é um dos principais problemas das grandes cidades e também vem afetando os menores centros urbanos nos últimos tempos, o que prejudica diretamente a qualidade de vida dos habitantes.

Isso representa um elevado índice de estresse; doenças respiratórias e cardiovasculares que surgem como consequências possíveis da exposição a uma atmosfera insalubre.  

A legislação brasileira determina níveis máximos de partículas emitidas por categoria de veículo assim como as penalidades aplicáveis àqueles que as descumprem na Política Nacional do Meio Ambiente mas, infelizmente, o poder público não tem conseguido diminuir o problema.

Diante disso, a opção pela frota ecológica representa uma das mais importantes propostas sustentáveis do mundo moderno uma vez que os veículos que compõem esse tipo de frota reduzem a emissão de gases poluentes.

Quais as ações capazes de viabilizar essa estratégia?

São várias medidas que, combinadas, asseguram uma vida mais saudável para toda a sociedade e também potencializam os processos de transporte. Dentre elas destacamos as seguintes:

O uso de tecnologia de ponta na economia de combustível

Uma frota nova e com automóveis ecologicamente corretos tem vantagens extras, afinal, propicia o melhor aproveitamento da tecnologia de ponta utilizada nos motores modernos.

Você já ouviu falar de híbridos? São veículos que combinam a energia verde do elétrico com a autonomia do combustível sem precisar conectar o carro a um carregador externo — o próprio movimento do motor e das rodas gera a eletricidade.

Os motores de 3 cilindros estão revolucionando o mercado de carros 1.0. Eles têm mais potência que os de 4 cilindros da categoria e podem fazer mais de 20 km/l.

Logo, se você comparar com outros modelos e avaliar a quantidade de combustível gasta por quilômetro rodado, a economia final faz uma grande diferença.

O investimento na orientação por satélite

O uso de aparelhos GPS para traçar rotas e escolher o caminho com melhor precisão deve ser considerado. Tenha em mente que acompanhar a distância a ser percorrida e o trânsito em tempo real é uma grande vantagem. Além disso, há benefícios como a melhor gestão do tempo, a segurança e a produtividade do seu transporte.

A realização de manutenções regulares

Além de garantir o bom funcionamento da frota, a manutenção preventiva permite deixar os veículos de acordo com os princípios estabelecidos para uma economia sustentável: eficiência máxima e danos mínimos ao ambiente.

Para isso, deve-se ter cuidado com a calibragem e o balanceamento preciso dos pneus, a revisão do motor e do filtro de partículas. São medidas fundamentais para garantir o melhor desempenho e a menor poluição possível.

Quais as vantagens de uma frota ecológica?

Ao optar por uma frota ecológica, a empresa ganha em economia e sustentabilidade, mas pode ganhar ainda mais. Veja outras vantagens relacionadas:

Fortalece a cultura da empresa

Adotar uma causa sustentável pode transformar as relações interpessoais da sua empresa assim como a visão que os seus funcionários têm dela. O engajamento com uma questão tão importante para a coletividade acentua também a motivação e a sensação de pertencimento.

Certamente, isso pode resultar em aumento de produtividade e sensação de bem-estar além de manter os trabalhadores empenhados e conectados à sua empresa por mais tempo.

Cria visibilidade para o marketing verde

Atualmente, é muito vantajoso para uma empresa ser considerada pelo público como uma apoiadora das causas ambientais. A mudança para uma frota ecológica pode ajudar a construir essa imagem. Não tem por que manter essa informação em seg redo: não deixe de mencionar as atitudes positivas da sua empresa na sua estratégia de comunicação. 

Na Era da Informação, a imagem de uma organização pode valer bem mais que o seu produto final. Com a valorização dessa imagem, o valor agregado dos serviços prestados também aumentará.

Essas pequenas mudanças estruturais são essenciais à candidatura para selos de responsabilidade ambiental, como o ISO 14001. Ele confere à sua empresa um diferencial que será visto por consumidores, fornecedores e parceiros.

Colabora com a ampliação da saúde pública

Pode ser que você não sinta a diferença imediatamente, porém, se todos investirem na ideia de empresa sustentável e na frota ecológica, os reflexos positivos na saúde e na qualidade de vida serão, sem dúvida, incomparáveis.

A saúde pública teria uma redução de custos significativa, possibilitando a implementação de novas políticas públicas, como a reversão dessa diferença na redução de impostos ou na realocação de novos recursos destinados à saúde e ao bem-estar da população.

Além disso, caso houvesse uma melhoria na qualidade do ar das grandes cidades, o absenteísmo por doenças relacionadas à poluição ambiental poderia ser bastante reduzido.

Como implementar o conceito de frota ecológica na sua empresa?

Faça a troca do filtro de ar

O filtro de ar é uma peça que tem a função de proteger o motor do veículo do contato com as impurezas do ambiente externo. E quando esse componente não passa por uma manutenção correta, ou seja, não é trocado após o vencimento do seu prazo de validade, isso acarreta uma série de consequências nada interessantes para a empresa.

Nesse contexto, é importante esclarecer que tal medida reúne o benefício de contribuir para o bem natureza, com a economia de combustível, além de melhorar o desempenho do veículo de um modo geral.

As vantagens podem ser facilmente explicadas pelo seguinte fato: se o filtro apresenta problemas, ele naturalmente não vai cumprir a sua finalidade como deveria. A partir do momento em que a passagem do ar para o motor fica impedida, há mais esforço para ele funcionar. O resultado disso é o aumento do consumo de combustível e a maior emissão de poluentes na atmosfera.

Tenha uma frota alinhada à demanda da empresa

Outro passo importante em direção à frota ecológica começa na escolha dos veículos. Pensar em sustentabilidade leva o gestor a avaliar aspectos como:

  • o tipo de combustível utilizado;

  • o consumo;

  • a emissão de poluentes;

  • a aerodinâmica.

Ademais, as características mais adequadas ao perfil de atividade da empresa também devem ser levadas em conta.

Otimize as rotas

Uma forma inteligente de contribuir para a sustentabilidade e, consequentemente, com o caixa da empresa é fazer o planejamento das rotas para diminuir a quantidade de quilômetros rodados.

Definir a melhor rota é uma tarefa relativamente complexa, que envolve a análise de uma série de fatores para criar a melhor logística, mas a boa notícia é que, hoje, a tecnologia contribui bastante para um trabalho eficiente.

Ao apostar nos recursos de navegação por satélite, nos softwares e na telemática, é possível identificar o trajeto mais eficiente para cada entrega, evitar os engarrafamentos e a rodagem de quilômetros desnecessários — detalhes que trazem muitos resultados positivos no fim das contas.

Ofereça treinamentos aos motoristas

Alinhar os colaboradores com a cultura da empresa é um processo fundamental para a otimização de todos os setores e isso requer treinamentos periódicos.

Por esse motivo, quando se pensa no conceito de frota ecológica, é fundamental que os motoristas também passem por uma preparação, sejam instruídos para agir de acordo com as melhores práticas.

Assim, um dos primeiros pontos a serem trabalhados é a abordagem sobre a condução econômica — esse profissional deve estar capacitado para evitar ao máximo o consumo elevado de combustíveis.

No que diz respeito à responsabilidade ecológica, também é necessário que eles saibam a importância da utilização de combustíveis de qualidade, pois estes são os responsáveis pela produção de menos gases poluentes.

Ademais, os treinamentos também serão uma ótima oportunidade para destacar a relevância de sempre abastecer em locais confiáveis, certificados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), visto que isso afeta o rendimento e a durabilidade dos veículos.

Atente-se aos pneus

O consumo de combustível é o ponto central de um trabalho comprometido com a preservação do meio ambiente. Desse modo, uma série de componentes ligados ao funcionamento do veículo podem exercer influências positivas ou negativas quanto ao seu desempenho e à emissão de poluentes.

É o que acontece, por exemplo, com os pneus. Quando calibrados corretamente, o atrito com a pista é reduzido, o que implica na redução de consumo e ainda aumenta o nível de segurança do veículo. Portanto, tal medida é indispensável para quem se preocupa com a excelência do serviço.

Pratique a manutenção preventiva

O hábito de realizar manutenções preventivas na sua frota é uma ação de extrema importância para garantir a fluidez na execução das atividades.

Ao fazer a regulagem de todos os itens e a troca dos que já perderam a sua vida útil, tem-se como resultado a economia de custos, pois a quebra inesperada de qualquer peça pode acarretar em outros prejuízos maiores além de desestruturar todo o cronograma de entregas da empresa.

Contudo, também é importante destacar que, quando o veículo tem um melhor desempenho, naturalmente ele vai produzir menos agentes de poluição.

Isso significa que uma empresa preocupada com a adoção do conceito de frota ecológica deve incluir as campanhas de manutenção preventiva no seu planejamento.

Se todos os reparos estiverem em dia, tanto o meio ambiente quanto o transportador serão beneficiados, independentemente de os veículos serem de última geração ou não.

Acompanhe os indicadores de desempenho

Para descobrir a efetividade de todas as ações implementadas em seu departamento de transportes, é preciso mensurar cada uma delas, isto é, os impactos causados na produtividade, e, no caso da frota ecológica, também a redução dos poluentes.

Com o monitoramento será possível não somente verificar os andamentos das tarefas, mas especialmente identificar aquilo que não deu certo e propor medidas de correção. É uma peça-chave para auxiliar na conquista do seu diferencial competitivo.

Considere a terceirização de frotas

terceirização de frotas consiste numa excelente solução para aumentar a vantagem competitiva de uma empresa.

Com a prestação de um serviço especializado, não há necessidade de investimentos pesados principalmente com a compra ou a manutenção preventiva dos veículos.

Dessa forma, o gestor pode obter um serviço de excelente qualidade, adequado ao conceito de frota ecológica, e mais tempo disponível para se dedicar à tomada de decisão das atividades principais.

Você não precisa se preocupar mais com a periodicidade da revisão, a necessidade da renovação dos veículos e nem mesmo com a substituição em caso de problemas mecânicos ou acidentes.

Outros fatores como a administração de multas e a documentação anual também serão de responsabilidade da empresa contratada.

Tudo isso vale tanto para um microempreendedor quanto para uma grande corporação — cada um segundo suas necessidades. Por isso, não importa o tamanho da sua empresa: ela sempre será beneficiada caso adote estratégias com vistas à sustentabilidade.

 

Logo, ao se tomar uma atitude ecologicamente correta, além das possibilidades de economizar e de otimizar os lucros, a empresa ainda contribui para um mundo melhor: com menos poluentes e mais qualidade de vida!

Essas são algumas das principais vantagens que uma frota ecológica pode trazer para o seu negócio. Uma empresa sustentável está sempre à frente de seu tempo e adianta as soluções que muitos insistem em postergar. A boa notícia é que dá pra fazer isso tudo e ainda diminuir os gastos das empresas, o que consequentemente trará mais eficiência corporativa.

Os malefícios da poluição atmosférica estão aqui e não podem mais ser ignorados. É necessário deixar o individualismo do século XX para trás e agir de acordo com os novos tempos, mesmo porque a frota ecológica é parte dos novos valores e estratégias empresariais contemporâneas .

Gostou de saber mais sobre essa incrível novidade para o mundo empresarial? Entre em contato conosco para conhecer algumas soluções personalizadas e fique por dentro de todos os detalhes!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário