fbpx

Descubra o que impede os empreendedores de focar no core business!

7 minutos para ler

Não é nenhuma novidade que os empreendedores estão sempre em busca de alcançar resultados cada vez melhores em menos tempo. As distrações precisam ser eliminadas para que seja possível focar no core business. Entretanto, na teoria, tudo parece muito fácil. O que será que, de fato, impede que os empresários continuem empenhados em desenvolver a atividade que representa o coração do negócio?

O que acontece é que toda organização tem que lidar com diversas atividades e complementos que, por mais que sejam importantes, o ideal é que não deixem de servir como apoio para a atividade principal.

Declarações fiscais, balanços financeiros e marketing são exemplos de grupos de tarefas que tiram o seu foco? Quer dicas de como colocar sua atenção e seus esforços a favor do aprimoramento do core business sem abrir mão das atividades auxiliares? Então continue acompanhando este artigo.

O que é core business

Antes de continuar falando sobre o que impede os administradores de focar no core business, é preciso assegurar que você entenda o que está por trás desse conceito.

core business não é nada difícil de entender. Trata-se daquela atividade para a qual o empreendimento foi criado. Uma empresa de TI, por exemplo, deve se voltar para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Uma construtora precisa focar em projetos de construção, e por aí vai.

As demais áreas não são vitais para a continuidade do empreendimento, apesar de oferecerem suporte. Assim, se existe uma atividade vital para o negócio, é preciso ganhar eficiência e agilidade em seu desenvolvimento. Isso fará com que você se desenvolva mais rápido no mercado, aproveitando as oportunidades que somam valor para os clientes finais.

O que impede empreendedores de focar no core business

Agora, vamos abordar alguns pontos que contribuem para que os empreendedores se percam na própria gestão, dando pouca atenção ao que é realmente necessário.

Não definir limites para ações que não são prioridades

Em busca de ampliar os horizontes e as frentes de trabalho, várias empresas abraçam mais do que deveriam. Mais clientes, mercados, atividades que demandam um gasto de tempo e recursos em processos que não entregam rendimentos que façam sentido para o negócio.

Uma vez que você sabe qual é o seu core business, corra atrás de identificar tudo aquilo que não está dentro do seu campo de atuação. Pode até parecer que perderá oportunidades, mas, na verdade, terá mais chances de fortalecer sua posição estratégica, colhendo resultados mais sólidos.

Desconsiderar produtos relacionados

É verdade que o foco de uma empresa em sua atividade principal determina o seu nível de especialização e profissionalismo. No entanto, pensar em produtos relacionados é uma boa tática de ampliação. Afinal de contas, o caminho da inovação apresenta várias intercessões com a rota de observação sobre aquilo que complementa o produto principal.

Imagine uma livraria. Nesse tipo de negócio, os produtos complementares aos livros físicos são os modelos virtuais, que abrem caminho para a comercialização dos e-readers. O core business é a leitura prática, assim, incluir produtos como tablets no catálogo de vendas faz todo sentido e contribui para a lucratividade, sem destoar do principal propósito.

Não ter uma estratégia de crescimento

O crescimento sem estratégia é falho. E, por sua vez, a estratégia deve ser desenvolvida com base no core business e nas oportunidades que cercam a atividade principal. Sendo assim, na hora de elaborar uma estratégia para crescer, você deve levar em conta alguns quesitos fundamentais, como:

  • expansão geográfica;
  • novos canais de venda;
  • expectativa de lançamento de novos produtos para os consumidores do core business;
  • venda para um novo segmento de clientes;
  • transformações que agregam diferenciais competitivos.

Com esses pontos em pauta, é ideal que o empreendedor busque o máximo possível de informações sobre eles, organizando o potencial de crescimento a partir da atividade central.

Somente após simular e estudar os cenários para identificar as melhores decisões e rumos que seu negócio pode tomar, você estará pronto para planejar as futuras ações de crescimento.

O que pode ajudar a manter o foco

Terceirização do que não é principal

Uma vez que seja delimitado o que é o foco e o que não é, fica mais fácil visualizar aquilo que não pode passar a ser o alvo da atenção dos gestores da companhia. Uma boa dica para esse momento é apostar na terceirização dessas atividades. Afinal, existem diversos setores que podem ser conduzidos via contratos, sem causar prejuízos para a estrutura corporativa.

Um exemplo disso é a terceirização de veículos. Em vez de investir em adquirir uma frota, a empresa pode optar pelo desenvolvimento de uma parceria com uma empresa especialista. Assim, além de ficar livre para fortalecer seu core business, ela poderá contar com diversas outras vantagens como a oportunidade de deixar esse serviço na mão de profissionais preparados reduzindo os  custos envolvidos.


Tudo o que você precisa saber antes de alugar veículos para empresas.
Clique e baixe nosso e-book gratuito! 😉

Obtenção de novas tecnologias

Toda empresa que passa por um momento de crescimento enfrenta processos burocráticos. Conforme a estrutura se expande e novos procedimentos são adicionados, os líderes se veem em um patamar em que o tempo anteriormente usado para as partes estratégicas é consumido por atividades com muito menos valor para o próprio negócio.

Uma solução para isso é olhar para a tecnologia como um suporte capaz de minimizar o problema. Para agilizar os processos e torná-los mais eficientes, o mercado dispõe de opções informatizadas como Contratos Digitais e sistemas ERPs, CRMs. Com a automatização das etapas, o tempo desperdiçado é reduzido. E é esse desperdício que você precisar combater.

Qualificação e treinamento da equipe

Outro método que pode lhe ajudar a focar no core business é a qualificação do time. Equipes qualificadas realizam as atividades com mais agilidade e excelência. Investir em treinamento para os colaboradores é investir na inovação, no aumento da competitividade do empreendimento e no alinhamento estratégico.

Se você quer que todo o grupo esteja fixo no mesmo objetivo é necessário capacitar, dialogar continuamente e não se esquecer da gestão de pessoas. Determine prioridades e retenha os melhores talentos com afinco.

Caminhando planejamento por planejamento, etapa por etapa, você conseguirá construir o que é seu com sucesso e aprendizado. Lembre-se do principal, com cuidado para não se perder na multiplicidade de atividades, mantendo em vista a hierarquização daquilo que mais vale em seu empreendimento.

Agora que já sabe mais sobre como focar no core business, aproveite para seguir a Lokamig no Facebook.

Posts relacionados

Deixe um comentário