fbpx

Conheça os KPIs mais importantes para a gestão de frotas

7 minutos para ler

No ramo da gestão de frotas empresariais, trabalhar com inteligência e organização é fundamental. Nesse ponto, o KPI se mostra uma ferramenta fundamental para a obtenção de sucesso nos resultados do gestor com seus veículos.

A sigla KPI vem do inglês “key performance indicator”, que significa um indicador-chave de performance. Ou seja, é uma diretriz que leva em conta dados e informações sobre a frota e, a partir disso, são realizadas avaliações para que a gestão veicular seja potencializada e os resultados mais eficientes sejam encontrados.

Ficou interessado em conhecer quais são os principais KPI’s que deverão ser levados em consideração na gestão de frotas? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

Média de consumo de combustível

O gasto com combustível pode ser um empecilho na gestão de frotas. Se não forem realizadas medidas para buscar soluções e métodos para um consumo consciente, esse ponto pode impactar negativamente nos lucros e prejudicar as finanças da empresa.

É possível traçar uma média de dispêndio financeiro semanal, quinzenal e mensal com esse ponto. Desse modo, será possível analisar em que período o gasto foi maior. Pode ser realizada também uma análise individual de cada motorista, pois sabemos que, a depender do condutor, o veículo pode consumir mais ou menos.

Assim, o gestor pode identificar que aspectos podem ser melhorados e que medidas podem ser tomadas para que se atinjam melhores resultados e custos menores e, consequentemente, os lucros da empresa sejam potencializados, graças a uma gestão de frotas eficiente.

Dentre alternativas de medidas para ajudar você a reduzir o consumo de combustível na sua frota, podemos destacar:

  • treinamento dos motoristas para praticarem uma direção defensiva;
  • manutenções preventivas nos veículos;
  • planejamento de rotas e horários etc
  • benchmarking de desempenho dos motoristas 

De forma simples, você tem resultados melhores nos seus serviços, gasta menos e tem ganhos mais significativos.

Manutenção dos veículos

Outro ponto importantíssimo que deve ser levado como um indicador na gestão de frotas é a manutenção dos veículos. Um automóvel, como qualquer máquina, necessita estar com a manutenção sempre em dia para que problemas não impactem nos lucros empresariais.

O gestor deve conhecer os custos que a sua empresa tem com a manutenção dos veículos da sua frota e, além disso, deve ser capaz de apontar as causas mais frequentes de problemas ligados a esse aspecto, para que soluções pontuais sejam tomadas.

É essencial que se identifique os veículos com problemas por motorista e por tipo de conserto a ser realizado. A elaboração de relatórios também se mostra uma medida eficaz. Além disso, um bom gestor deve acompanhar o dia de entrada e de saída do veículo da oficina, registrando quantos dias ele ficou parado e o tempo do serviço realizado, causando ociosidade para a empresa.

Quantidade de multas

Outro KPI da gestão de frotas que deve, obrigatoriamente, ser observado pelo gestor diz respeito à incidência de multas. É inadmissível que uma empresa com uma administração eficiente possua veículos e condutores que cometam recorrentemente infrações de trânsito e isso impacte na saúde financeira.

É vital, nesse aspecto, que cada motorista seja observado de maneira individual, pois o comportamento do condutor está diretamente ligado à quantidade de multas recebidas.

Quando se controla essa diretriz, é possível identificar padrões e comportamentos inadequados visando à correção e à adequação no trânsito. Dentre as medidas a serem tomadas para resolver esse problema, destacam-se:

  • treinamento de condutores;
  • prática de direção defensiva;
  • estudo das leis de trânsito etc.

Quando o gestor leva esse aspecto em conta, além do resultado positivo nos lucros, a imagem da empresa também é melhorada, pois motoristas mais prudentes estarão nas ruas e a incidência de acidentes e infrações de trânsito serão mais raros.

Sinistralidade da frota

Esse índice diz respeito ao número de batidas, acidentes e avarias em que os veículos da empresa se envolvem e que causam prejuízos a si mesma ou a terceiros, com a necessidade de reparação. Com esse KPI, se analisam os custos de restauração da frota e os impactos nos lucros em determinado período.

Mais uma vez é essencial que seja feita uma avaliação individual por motorista e as principais razões para ocorrência dos sinistros, para que se busque traçar meios de minimizar a ocorrência desses eventos.

O comportamento do condutor deverá ser moldado e cada veículo deve ser rastreado para que a análise pormenorizada mostre-se mais eficaz. A direção defensiva e o treinamento e reciclagem de condutores são parceiros do gestor também nesse momento.

Furtos e roubos de veículos

Os furtos e roubos de cargas e veículos atingem níveis alarmantes no Brasil e, certamente, são um entrave para uma gestão de frotas eficiente. Analisar friamente cada caso e buscar soluções e alternativas se apresenta como aspecto fundamental para o sucesso na administração da frota.

A atuação do gestor deverá ser no sentido de identificar, em cada ocorrência, peculiaridades como:

  • o local;
  • o modelo do veículo;
  • o modo de operação dos criminosos;
  •  o horário etc.

Essas variáveis demonstram se há maneiras de evitar que esse tipo de evento ocorra e que atitudes podem ser tomadas para que esse tipo de prejuízo não se verifique na empresa e dificulte a gestão de frotas.

As alternativas mais viáveis podem ser evitar caminhos e regiões com maior incidência de criminalidade, definir rotas seguras em que haja maior apoio de policiamento, evitar horários que causem maior vulnerabilidade, uso de equipamentos de rastreamento, dentre outras.

Custos imprevistos

Outro KPI ao qual o gestor sempre deve estar atento e preparado são os custos imprevistos que possam ocorrer. É importante que se detecte a porcentagem em que esse tipo de evento ocorre e de que modo impactam nas finanças da empresa.

Alguns casos verificados são: cortesias por atraso, devoluções, reentregas, hospedagem etc. Esse tipo de custo não deve ultrapassar cinco por cento das despesas com transporte, sob pena de o mau planejamento afetar os lucros desse setor.

Por isso, ainda que imprevistos, esses gastos devem ser analisados pelo gestor, que deve evitar ao máximo sua ocorrência, de forma que os ganhos empresariais sempre superem os prejuízos.

Portanto, verificamos que, na gestão de frotas, observar alguns indicadores-chave de performance, os KPI’s, se mostra vital para que o administrador consiga sucesso nesse segmento. Principalmente, analisar cada ocorrência de modo individual e investir em treinamento para os motoristas e outros funcionários do setor são meios eficazes de se destacar. Seguindo esses passos, sua empresa se organiza e traça planos e objetivos que levarão ao sucesso de forma mais segura.

Gostou de entender um pouco mais sobre os principais indicadores-chave de desempenho em uma gestão de frotas eficiente? Então, deixe um comentário neste post e compartilhe conosco e com outros leitores eventuais questionamentos e de que forma essas medidas impactaram positivamente na sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário