fbpx

Logística como diferencial competitivo: o que fazer para isso?

10 minutos para ler

Os processos logísticos sempre foram de grande importância para as organizações. Porém, antes representavam apenas uma atividade operacional sem dados suficientes para verificar sua relevância para o negócio. Hoje, adotar a logística como diferencial competitivo e incluir os fatores relacionados às atividades dessa área no planejamento estratégico é essencial para alcançar o sucesso e se destacar no mercado.

Integrar a logística no planejamento estratégico significa direcionar a operação de acordo com os objetivos da empresa e trabalhar para que os processos sejam construídos e desenvolvidos de forma enxuta — relacionando-os a outros setores de forma que o fluxo de informações siga a mesma orientação e para que o trabalho em equipe seja efetivo e traga melhores resultados.

A manutenção da integração dos departamentos deve ser constante, de modo a trazer eficiência para todos os processos. Quer saber de que maneira transformar a logística em diferencial competitivo e melhorar os processos da sua empresa? Continue lendo este artigo para entender qual é a importância da tecnologia na logística, saber como reduzir os custos do setor e, ainda, descobrir como desenvolver diferenciais na logística!

Qual é a importância do uso da tecnologia?

Conforme uma empresa se desenvolve, expande seus serviços e sua carteira de clientes, seus processos se tornam cada vez mais complexos. Tais mudanças tornam inviável a realização das tarefas manualmente.

A melhor solução para essa questão é investir na automatização das atividades manuais e burocráticas, o que permitirá que a empresa atenda toda sua demanda sem aumentar os custos na mesma proporção. Existem diferentes tecnologias disponíveis, como:

  • sistema de gerenciamento de armazém (WMS): aprimora a gestão e automatiza todos os processos logísticos dentro de um centro de distribuição e armazém;
  • sistema de gerenciamento de transporte (TMS): o TMS controla de forma integrada todas as movimentações da empresa, realizando melhorias na produtividade e na qualidade do processo de distribuição;
  • planejamento de recurso corporativo (ERP): essa tecnologia integra todos os dados da empresa em um único sistema, incluindo as áreas de logística, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas etc.

A tecnologia ainda tem grande relevância para os pequenos negócios, pois permite que eles também aproveitem a maior produtividade, a redução de custos, entre outros benefícios. Dessa forma, eles aumentam sua competitividade perante as empresas maiores no mercado.

É necessário reduzir os custos logísticos?

Logística é uma área complexa e que precisa ser muito bem planejada pelos gestores da empresa, já que ela envolve diferentes atividades que impactam a rotina do negócio e o seu desempenho financeiro. Algumas delas são:

  • movimentação de materiais;
  • estoque, armazenagem, ruptura (perda) e embalagens;
  • gestão documental;
  • aquisição de veículos e manutenção da frota;
  • contratação e treinamento de motoristas, entre outras.

Para que um gestor consiga administrar adequadamente os gastos com a logística, ele precisará estudar a estrutura de custos, fazer a separação em categorias e identificar qual será o impacto financeiro de cada um deles. Isso permitirá que a empresa entenda como pode minimizar as suas despesas e evitar os gastos desnecessários.

Como usar a logística como diferencial competitivo?

Nos tópicos a seguir, explicamos as melhores estratégias a serem aplicadas em relação à logística para conquistar vantagens de mercado, ou seja, para criar diferenciais competitivos para esse setor.

Mapeie seus fluxos

O primeiro passo para ter a logística como diferencial competitivo na organização é entender os processos, como funcionam, quais informações utilizam de outras áreas e quais resultados eles afetam.

É muito importante ter amplo conhecimento de todo o fluxo, pois, dessa forma, os gargalos poderão ser identificados e neutralizados. Além disso, os pontos fortes terão a possibilidade de serem reforçados e aplicados em outros departamentos.

Uma boa forma de mapear as atividades é com a aplicação da ferramenta Value Stream Mapping (VSM) ou mapeamento de fluxo de valor. O objetivo desse instrumento é, a partir de uma descrição detalhada de todos os fluxos, encontrar as atividades que mais agregam valor e reorganizar o fluxo de modo estruturado e alinhado com os objetivos e metas da empresa.

Conhecendo seu processo, será possível reduzir custos, aumentar a produtividade e, principalmente, munir de informações os tomadores de decisão. Estes vão entender como funciona o fluxo da empresa, além de terem mais fundamento e argumentos para decidir o que é melhor para a organização como um todo.

Utilize a tecnologia a seu favor

A logística vem adquirindo, a cada dia, novas tecnologias que ajudam no controle e na automatização dos processos, tornando-os mais confiáveis e reduzindo os procedimentos manuais — que, para uma atividade operacional, significa redução do nível de erros, aumento da confiança dos clientes, maior qualidade do serviço e atendimento, além de assegurar mais tempo para os colaboradores trabalharem em atividades estratégicas.

Um exemplo do bom aproveitamento da tecnologia na logística está na adoção de um sistema de gestão de frotas. Para empresas voltadas ao transporte, entregar uma carga sem atrasos e ter as informações de localização das entregas de forma rápida pode ser um grande diferencial no mercado.

A tecnologia trará benefícios para os clientes, que terão dados mais confiáveis e precisos sobre suas cargas. Já o prestador do serviço terá maior controle sobre sua frota, podendo monitorar a disponibilidade de veículos e reduzir custos sem utilizar muita mão de obra.

Aposte na terceirização

As operações logísticas trazem muitos gastos para as empresas, principalmente por conta da demanda de mão de obra e equipamentos de alto valor para cada atividade. Por esse motivo, contar com uma empresa terceirizada para desempenhar algumas atividades logísticas pode trazer benefícios e redução de custos para a contratante.

A decisão, porém, deve ser feita de forma cautelosa e bem fundamentada, principalmente se você já tem uma operação própria e quer migrar para uma terceirizada. Nesse caso, a solução pode ser terceirizar apenas uma parte da operação.

A empresa pode, por exemplo, optar por transferir a atividade de controle de estoques e armazenagem para um espaço físico alugado. Outra opção é contratar mão de obra terceirizada para trabalhar com atividades mais simples dentro do espaço da empresa, como é o caso do empacotamento.

O responsável por tomar a decisão deve colocar na balança todos os fatores relacionados ao nível de qualidade do serviço que deseja oferecer aos seus clientes, bem como o tamanho da redução que uma operação como essa pode trazer.

Optar pela terceirização da frota — mesmo que ela seja pequena — também é uma opção inteligente para que você consiga minimizar a burocracia e os custos do trabalho. Veja alguns dos benefícios dessa alternativa:

  • foco: os gestores poderão se concentrar mais nas suas atividades principais;
  • produtividade: aumenta o ritmo de trabalho;
  • economia: evita imobilização dos veículos;
  • qualidade: são garantidos veículos novos e equipados com tecnologia de ponta;
  • melhoria das finanças: aperfeiçoa o fluxo de caixa e libera recursos para capital de giro.

Planeje de forma preventiva

Pensar e planejar de forma preventiva pode ser um grande benefício para ter a logística como diferencial competitivo. Isso significa agir antes de algo acontecer ou das variações do mercado surgirem. Tomar uma atitude antes de seu concorrente, por exemplo, pode fazer grande diferença quando o objetivo é se diferenciar no mercado.

A prevenção também eliminará a necessidade de gastar uma quantia não prevista para corrigir erros causados por falta de planejamento. Ações preventivas podem ser aplicadas, por exemplo, no caso das manutenções de veículos da frota, que devem ser feitas de forma regular para trazer mais segurança a quem está utilizando o veículo.

Também podem ser adotadas na escolha da estratégia de estoques, a partir de um responsável que analise o histórico das demandas e as necessidades futuras dos clientes. A prevenção ainda pode ser empregada na definição da forma mais barata de transporte, principalmente para cargas internacionais, a fim de evitar fretes aéreos que são mais onerosos para o negócio.

Planejar e pensar em ações de forma preventiva faz com que a assertividade das operações aumente e o mercado confie mais na empresa. Também torna o negócio mais estável, mesmo com as grandes variações que o mercado do país vem apresentando.

Acompanhe indicadores de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs ou Key-performance indicator) são índices aplicados sobre os processos da empresa para saber se os resultados obtidos estão de acordo com o planejado ou não. Eles permitem que o gestor encontre gargalos ou falhas processuais e, a partir disso, tomem as medidas necessárias para solucioná-los.

Na prática, utiliza-se um sistema de gestão que coleta os dados da empresa automaticamente e prepara as informações. Há inúmeros KPIs que podem ser adotados em um negócio ou em determinado setor da empresa, mas os índices específicos e mais recomendados para serem aplicados na área logística são:

  • tempo de ressuprimento: trata do período de tempo necessário para repor o estoque, contando desde a aquisição da compra até o recebimento pela empresa;
  • índice de extravios: número de entregas que desaparecem;
  • índice de avarias: quantidade de produtos que sofrem danos na entrega;
  • nível de serviço de entregas: quantidade de mercadorias que são entregues dentro do prazo;
  • giro dos estoques: avalia quanto tempo é necessário para renovar o depósito da empresa.

O primeiro benefício de ter a logística como diferencial competitivo é que a empresa mostrará ao mercado que pode oferecer maior confiabilidade e segurança aos clientes, fazendo com que se sintam satisfeitos e possam ser mantidos como tal — afinal, manter clientes é tão importante quanto atrair novos.

A boa gestão da logística tornará os processos mais enxutos e melhorará o controle sobre eles, fazendo com que os resultados da empresa variem menos durante os períodos de oscilação da economia. Com essas dicas, você conseguirá utilizar a logística como diferencial competitivo e garantir a prosperidade da sua empresa.

Compartilhe já este conteúdo nas suas redes sociais mais usadas! Seus colegas e amigos também podem aproveitar o conteúdo e melhorar a gestão de seus setores de logística!

Posts relacionados

Deixe um comentário