fbpx

Aprenda a escolher a melhor empresa de terceirização de frotas

6 minutos para ler

Por possibilitar uma significativa economia de recursos, além permitir que organizações foquem completamente em seu core business, a terceirização de serviços tem se consolidado no mercado nos últimos anos.

O que antes era apenas uma tendência hoje já integra o cotidiano de muitos empreendimentos, sejam eles pequenos, médios ou de grande porte. Entretanto, a tarefa de escolher uma empresa de terceirização de frotas não é tão simples.

Para confiar um dos aspectos de maior importância da logística de seu negócio, é preciso conhecer a reputação e o histórico da prestadora de serviços, além de entender suas necessidades de demanda.

Quer saber mais sobre o assunto e acertar na decisão? Continue a leitura para conferir!

O que é frota terceirizada?

Uma empresa de terceirização de frotas dispensa o investimento na compra de veículos e a necessidade de assumir as responsabilidades logísticas de compra  o orçamento destinado à manutenção preventiva e serviços de reparos. Também permite eliminar custos com depreciação de equipamentos, combustível e documentação.

Obviamente, o fornecedor deve repassar essas despesas ao seu cliente, no entanto, em parcelas acessíveis e preestabelecidas, possibilitando, dessa forma, um controle orçamentário muito mais eficiente.

Diferentemente do que muitos pensam, a terceirização de frotas não tira o poder de tomar decisões estratégicas pertinentes à logística de seu negócio. Muito pelo contrário, quando se encontra parceiros com credibilidade no mercado e que respeitam as demandas de sua empresa, pode-se obter ótimos resultados.

Para isso, é claro, você precisa conhecer as melhores práticas para comparativo de diferentes serviços, a fim de tomar uma decisão.

Como escolher a melhor empresa de terceirização de frotas?

Avalie o histórico da prestadora de serviços

Como mencionamos na introdução deste artigo, conhecer a reputação da empresa que fará a terceirização da frota de seu negócio é um fator indispensável na hora de avaliar a qualidade e a variedade dos serviços.

Nesse quesito, é preciso fazer um levantamento de informações com outras empresas que já contrataram os serviços e avaliar aspectos relevantes, como:

  • a maneira como elas foram atendidas;
  • quais resultados foram alcançados;
  • se elas indicam a prestadora de serviços.

Além de outros dados que se mostrem necessários para sua operação.

Receber um feedback é uma das melhores formas de minimizar os riscos de uma relação comercial que pode durar anos, evitando dores de cabeça desnecessárias no futuro.

Portanto, procure apenas empresas bem qualificadas por seus clientes e com bom tempo de atuação e experiência no mercado. Também avalie o seu portfólio de empresas atendidas, já que essa será uma ótima fonte de referências sobre a qualidade dos serviços oferecidos.

Cheque a capacidade financeira da empresa para suportar suas demandas

É bastante conveniente checar se a empresa em questão tem capacidade financeira para arcar com o porte de sua operação e para atender suas demandas. Dessa maneira, se houverem imprevistos, ela terá que fornecer apoio sem que seu negócio seja desamparado.

Na terceirização de frotas, em específico, a capacidade financeira também permite avaliar se a empresa tem capacidade para arcar com a renovação da frota no tempo estabelecido no contrato.

Ou seja, se ela pode prover veículos reserva de acordo com suas necessidades e, ainda, se é capaz de manter a excelência do serviço durante toda a vigência do contrato.

Ao selecionar uma empresa de terceirização de frotas, é importante fazer a avaliação de algumas características específicas, como:

  • existência de um serviço de atendimento eficiente — poder contar com consultores dedicados e atendimento personalizado durante 24 horas, sem intermediários (call center ou chatbots);
  • cobertura oferecida pela malha de fornecedores;
  • pontualidade para cumprir com prazos para cada natureza de solicitação.

Vale lembrar, ainda, que uma prestadora de serviços terceirizados não deve ser encarada somente como uma solução para economizar recursos, mas também como uma parceria eficaz, produtiva e rentável para a sua empresa.

Certifique-se de que a empresa permite a personalização de serviços

Um dos pontos mais importantes a serem considerados nessa tarefa, certamente, é certificar-se de que a prestadora tem capacidade não apenas de entender o modo como sua empresa trabalha, mas também para atender suas necessidades de maneira personalizada, se for preciso.

É recomendável observar se há flexibilidade na personalização dos serviços, pois, além do próprio escopo de atuação, a empresa precisa expandir seus negócios para outros públicos.

Dado esse contexto, é fundamental que a locadora possa acompanhar seu negócio sem reduzir a qualidade dos serviços prestados. Ou seja, ela deve oferecer escalabilidade e atender eficientemente a todo tipo de contratante.

Considere, por exemplo, a situação em que os veículos de sua organização exigem alguma necessidade de customização, como a instalação de equipamentos operacionais.

A fornecedora de frota deve não apenas possibilitar esse tipo de adaptação, como também demonstrar experiência no modelo de serviço para garantir qualidade na entrega.

Escolha uma empresa preparada para suprir suas necessidades

Para finalizarmos, como foi dito no tópico anterior, conhecer o segmento de atuação do seu negócio é, essencialmente, um pré-requisito na hora de escolher a melhor empresa de terceirização de frotas.

É fundamental que ela compreenda as particularidades do seu setor para que, assim, possa oferecer soluções compatíveis com suas necessidades e atividades operacionais, de modo que tenha o papel de proporcionar suporte e otimizar seus serviços.

Quando se fala em terceirizar frotas, basicamente, estamos falando sobre destinar veículos adequados para tarefas críticas. O contrário disso pode gerar prejuízos que afetam o desempenho e a produtividade do contratante.

Por exemplo: automóveis que, apesar de terem tarifas menores, apresentam custos de propriedade total muito superiores (maior consumo, maior número de manutenções). Ou, ainda, veículos que não têm a estrutura adequada para atender diferentes tipos de demandas, como circulação em variados terrenos, transporte de cargas específicas etc.

Por isso, para garantir a segurança dos colaboradores, a pontualidade do prazo e a integridade dos serviços, é muito importante escolher a melhor empresa de terceirização de frotas, utilizando as dicas que abordamos ao longo deste conteúdo.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como escolher a melhor empresa de terceirização de frotas?

Posts relacionados

Deixe um comentário