fbpx

Monitoramento de frota em tempo real: saiba mais sobre a tendência

6 minutos para ler

O monitoramento de frota em tempo real se tornou uma tendência no segmento logístico por ajudar a gestão a detectar as falhas que interferem no crescimento do negócio e tornar os processos ainda mais eficientes. Mas você sabe como esse sistema funciona e quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa? Continue a leitura deste post e confira todos os detalhes!

O que é?

Uma tecnologia com GPS para motos, carros e caminhões que permite acompanhar e monitorar ao vivo a localização dos veículos e gerenciar todas as suas atividades durante o dia.

Como funciona o monitoramento de frota em tempo real?

Um dispositivo leve, portátil e com bateria duradoura é instalado em cada veículo da frota. Com o auxílio de softwares e aplicativos, a empresa pode controlar todas as ações do carro e do motorista em tempo real por meio de smartphones, tablets e computadores. As informações também ficam registradas no sistema para que o gestor possa acessá-las e gerar relatórios.

Por que é tendência?

A tecnologia ajuda a otimizar e ampliar a eficiência da gestão de frotas e ainda tem impacto positivo na segurança da companhia e dos motoristas, já que é possível acompanhar em tempo real todas as ações realizadas com o veículo.

Quais são as vantagens?

São muitos os benefícios relacionados ao monitoramento: segurança, cálculo do tempo e distância da rota, verificação da velocidade e acidentes, informações sobre o desempenho dos veículos, identificar o melhor motorista, controle de abastecimento, visitas, entregas e despesas, aumento da produtividade e fidelização dos consumidores.

Veja mais detalhes a seguir!

Segurança

Com o monitoramento em tempo real, é possível identificar comportamentos inapropriados — o desvio de rota, por exemplo — e ter indícios de que algo está errado. Por meio dessa informação, a equipe pode ficar atenta e tomar ações preventivas, como o bloqueio do veículo. A maioria dos sistemas conta também com o apoio especializado em recuperação veicular com suporte aéreo e terrestre em todo o país.

Também é possível configurar alertas automáticos que avisam cada vez que um caminhão sai da rota planejada no sistema ou realiza a entrega em um determinado endereço.

Cálculo do tempo e distância da rota

Com o relatório de tempo e distância percorrida que as plataformas disponibilizam, fica mais fácil identificar se a rota traçada foi a melhor opção.

É possível comparar diferentes trajetos com a ajuda dos dados registrados no sistema. Com base nessa comparação, pode-se saber qual dos caminhos percorridos é o mais eficiente e quais pistas são menos esburacadas, configurando-se como menos prejudiciais aos automóveis. Isso deixa a gestão da frota mais simples, amplia o controle e ajuda a reduzir os gastos com a quilometragem rodada e a manutenção dos veículos.

Verificação da velocidade e acidentes

O sistema registra a velocidade média de cada veículo e todos os acidentes que acontecem durante o trajeto em que há envolvimento do motorista. Assim, é possível verificar se o problema aconteceu por uma má condução. Caso seja esse o motivo do acidente, é possível determinar as medidas necessárias para que isso não ocorra novamente.

Desempenho dos veículos

A ferramenta de monitoramento de veículos em tempo real permite ao gestor analisar quantos quilômetros um carro rodou com o tanque totalmente abastecido e sem gargalos, ter uma base da vida útil dos pneus, identificar quantas vezes o farol e o limpador de para-brisa foram usados, além da temperatura e a rotação do motor.

Algumas funções precisam de equipamentos extras para serem ativadas, por isso é muito importante sempre confirmar os serviços englobados antes da contratação.

Benchmarking de motoristas

Com esse sistema, é possível identificar quais motoristas tiveram o melhor desempenho durante o mês. São analisadas informações relacionadas ao tempo de frenagem, velocidade média e por trecho, direção, cumprimento da rota traçada, multas e irregularidades cometidas para gerar um ranking dos melhores e piores colaboradores.

A partir desse ranking, é possível incentivar os outros motoristas a terem um desempenho mais próximo do obtido pelo melhor colocado, aumentando a eficiência da frota como um todo.

Controle de abastecimento

Outra ferramenta disponível neste tipo de plataforma é o registro dos gastos com abastecimento. Ela apresenta um ranking dos veículos que promovem mais gastos para a companhia por meio do relatório de custos mensais com combustível.

Controle de visitas e entregas

É possível acompanhar em tempo real, por meio de um painel gerencial muito simples, todas as visitas e entregas que a equipe realiza: horário de chegada, horário de saída, duração total e ainda as paradas em locais desconhecidos e que não estavam planejados inicialmente na rota. Caso não haja tempo hábil para verificar esse processo no dia a dia, ao final de cada jornada fica disponível um relatório com todos estes dados.

Controle de despesas

Esse tipo de sistema possibilita o registro de multas, valores e quantidades de pedágios, estacionamento, sinistros, alimentação e outros gastos relacionados às atividades diárias da equipe externa de forma prática no sistema. Essa é uma forma simples de identificar os funcionários mais econômicos e os que geram mais despesas para a empresa.

Acompanhamento das manutenções

Um módulo automatizado alerta quando as manutenções preventivas devem ser realizadas. Fica disponível também um relatório detalhado de todos os serviços efetuados no veículo. A busca pode ser feita por um período específico ou diariamente. É um auxílio muito importante também para a decisão de manter a frota própria ou terceirizar.

Aumento da produtividade

A visibilidade da frota fornece informações valiosas, que permitem aumentar a produtividade, reduzir custos na operação de transporte, detectar falhas e tomar as ações corretivas necessárias para aumentar a eficiência da gestão de frotas.

Clientes mais confiantes

Para as empresas de logística, o monitoramento serve também para informar ao consumidor o status da entrega de um produto. Com a facilidade de realizar compras on-line, o cliente quer saber o andamento da transação para que possa ficar mais seguro quanto à sua aquisição. Se a empresa possui um sistema que forneça as informações do local onde a mercadoria se encontra e o tempo estimado de entrega, ela fideliza o consumidor e se destaca de concorrentes que não possuam a mesma tecnologia.

Agora você já sabe todas as vantagens do monitoramento de frota e pode avaliar se é uma boa opção para o seu negócio. Quer receber mais dicas para aperfeiçoar os processos operacionais da sua empresa? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Posts relacionados

Deixe um comentário