fbpx
IPVA atrasado: o que acontece se não fizer o pagamento? IPVA atrasado: o que acontece se não fizer o pagamento?

Entenda mais sobre o perfil do condutor

6 minutos para ler

Uma empresa que tem um setor logístico ou opera com veículos precisa tomar as decisões corretas para minimizar quaisquer danos durante operações de transporte. A análise do perfil do condutor é um dos fatores mais relevantes para minimizar as chances de acidentes, atrasos, multas e outros prejuízos.

É fundamental que o gestor e o setor RH saibam como identificar o candidato com perfil mais apropriado, além de entender quais são as medidas necessárias para fazer com que o condutor mantenha um comportamento adequado durante sua trajetória na empresa.

Apresentamos este artigo que mostra a importância de fazer a análise, os perfis de condutor, os principais desafios encontrados na escolha do candidato e como a empresa deve intervir em seu comportamento. Boa leitura!

A importância de analisar o perfil do condutor

Normalmente, em um processo seletivo, os responsáveis se atentam principalmente à qualificação profissional do candidato, suas capacidades cognitivas e de trabalhar em grupo. Assim, acabam negligenciando o seu perfil de condutor.

Esse perfil consiste na atuação da pessoa no trânsito, incluindo reações diante de momentos de estresse, urgências e perigos de acidente; forma de condução do veículo e de se portar perante outros motoristas e transeuntes.

À primeira vista, essa análise pode não parecer relevante para o trabalho. Porém, impacta diretamente nas finanças da empresa, já que uma pessoa que não tem equilíbrio emocional para lidar com situações difíceis pode se envolver em acidentes, abalroamentos, multas, brigas e outros problemas.

Por essa razão, saber quais são os perfis dos condutores é um requisito também necessário para a contratação de bons profissionais na área e para manter a saúde financeira do negócio.

Os tipos de perfis e os mais recomendados para trabalhar na frota

Estressado e hostil

É um dos mais suscetíveis a se envolver em acidentes por subestimar os riscos e as consequências de suas atitudes, tornando-se imprudente na direção. Ele é intolerante, irrita-se com facilidade e pode se envolver em discussões e agressões, especialmente quando encontra uma pessoa com o mesmo perfil.

Calmo

Esses condutores não costumam ser afetados por estímulos negativos, já que tendem a manter a calma tanto no trânsito quanto na vida pessoal.

Como não avançam sinais e não cedem a brigas, a vantagem para as empresas que optam por esse perfil consiste no fato de que há menos chances de eles se envolverem em acidentes ou desperdiçar recursos.

Por outro lado, esses indivíduos não têm pressa para chegar aos lugares, portanto, preferem não acelerar (mesmo que seja pouco) para realizar as entregas atrasadas a tempo.

Confiante

O condutor confiante transmite uma imagem de uma pessoa segura em relação às suas habilidades na direção. Isso significa que dificilmente é intimidado por veículos difíceis de conduzir, por exemplo.

Mas o excesso de confiança também pode levá-lo a negligenciar procedimentos básicos de segurança, fazendo ultrapassagens perigosas, deixando de usar o cinto de segurança etc. Ele pode ser bom motorista, mas deve ser constantemente alertado sobre as normas de segurança da frota.

Responsável

A maior preocupação do condutor responsável está relacionada à segurança, tanto do veículo quanto dos demais ao seu redor. Ele apresenta baixos níveis de risco em relação a acidentes, multas e discussões em trânsito, tornando-se o perfil ideal para conduzir veículos difíceis ou cujas cargas são delicadas.

Esse perfil é similar ao calmo, mas tem uma preocupação maior com a segurança no trânsito. Assim, tende a verificar o estado do veículo (como seus freios e luzes) antes de sair do estabelecimento e a exercer uma direção defensiva.

Impulsivo

Uma pessoa impulsiva é a que mais tem probabilidade de se envolver em acidentes e de receber infrações de trânsito. A impulsividade é decorrente do fato de o indivíduo visualizar o carro como parte de sua personalidade e forma de autoafirmação.

Trata-se de um perfil mais propenso a responder insultos e provocações que envolvam suas habilidades ou o veículo, pois se trata de um assunto significativamente pessoal para ele. É fundamental que consiga manter a impulsividade sob controle durante a direção. Caso contrário, não é uma opção viável para trabalhar.

Os desafios da escolha do condutor ideal

O maior desafio encontrado pelos gestores ou pelo departamento de RH é identificar o perfil do condutor na contratação, já que as características intrínsecas de uma pessoa dificilmente são averiguadas em testes mais simplórios.

Por isso, é recomendável analisar aspectos como:

  • exame toxicológico: para averiguar se a pessoa ingere quantidades excessivas de bebidas alcoólicas;
  • histórico de acidentes e de infrações;
  • experiência e planos para a atuação na carreira;
  • outros fatores que indicam seu comportamento perante o trânsito ou a profissão.

Caso não seja possível identificar precisamente o perfil, tenha em mente que o importante é buscar a retenção de talentos que agregam valor ao negócio, ou seja, daqueles que contribuirão para o crescimento da empresa.

Outro entrave a ser superado é a mudança de comportamento do condutor ao longo do tempo. Pode ser, por exemplo, que o indivíduo passe a ter um perfil estressado devido ao excesso de trabalho, mudanças na sua vida pessoal, entre outros fatores.

É possível que poucos anos depois o condutor ideal não seja mais adequado ao cargo, mas existem intervenções que podem ser feitas pela empresa para mudar determinados comportamentos.

A importância de a empresa intervir no comportamento do condutor

Não é viável que a empresa passe por constantes processos seletivos de condutores e tenha que arcar com onerosos passivos trabalhistas decorrentes de suas dispensas. Também pode ser difícil que ela encontre outro condutor com o perfil ideal.

Por isso, é importante aplicar táticas que podem influenciar positivamente no comportamento do condutor, fazendo com que ele se dedique ao trabalho e se torne cada vez mais responsável. São elas:

  • valorização do profissional: consiste na aplicação de medidas que retenham condutores talentosos, como fornecimento de benefícios, prêmios por atingir metas e um bom plano de carreira;  
  • capacitação: investimentos na capacitação profissional do condutor, como a ampliação das categorias da carteira;
  • treinamentos: investimentos em cursos para que a pessoa aprimore suas habilidades no trânsito (curso de direção defensiva, por exemplo).

O perfil do condutor contratado gera reflexos diretos nas finanças e no desenvolvimento de qualquer empresa com setor logístico. Mas não basta identificar o candidato com o perfil ideal, é preciso investir na sua retenção e capacitação profissional.

Quer saber mais? Confira agora mesmo qual é a melhor estratégia para contratar motoristas para a sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário