fbpx

Por que gestores devem optar pela terceirização de frota?

6 minutos para ler

A terceirização tem sido uma prática muito adotada no Brasil, sendo muito usada em outros países. A finalidade da terceirização é tornar o trabalho dos gestores menos pesado, considerando que diferentes tarefas serão delegadas a profissionais de uma empresa terceirizada.

No caso de transporte, que é uma das mais complexas fases da cadeia produtiva, a terceirização também pode ser praticada com sucesso.

Veja por que razão o gestor de logística deve optar pela terceirização de frotas!

A função do gestor

O que faz o gestor em uma empresa? Sua principal tarefa é garantir o desenvolvimento da empresa administrando devidamente as finanças e permitindo a geração sustentada de lucros. Isso vale para empresas de qualquer porte, incluindo médias, pequenas e microempresas, onde o gestor costuma ser o próprio dono da empresa.

Nas empresas menores, funções como direção, controle e coordenação se unificam, sendo necessário, muitas vezes, tomar decisões informalmente e com rapidez. O gestor ou diretor executivo tem a obrigação de gerar e vender receitas para garantir que a empresa seja sustentada.

Uma das finalidades em qualquer gestão é reduzir gastos, especialmente em épocas difíceis, quando a economia (nacional e/ou internacional) está abalada por diferentes problemas. Outros objetivos de uma boa gestão é aumentar a produtividade, melhorar a rentabilidade, otimizar o relacionamento com o cliente, favorecer o crescimento do negócio.

O transporte é apontado como um dos setores que mais oneram as empresas, sendo também de complexa administração.

A terceirização da frota

Uma solução para o gestor é a terceirização de frota. Terceirizar o transporte tem sido, já há muitos anos, uma forma de minimizar os impactos que essa etapa da cadeia produtiva exerce sobre a empresa.

Recorrer a frotas terceirizadas foi a solução mais econômica e eficiente que pequenas e médias empresas encontraram para fazer entregas a longa distância e se expandir.  Foi a partir dessa necessidade que nasceram as transportadoras, empresas dedicadas exclusivamente ao transporte de cargas. 

Vale lembrar que a carga pode ser tanto de produtos quanto de pessoas, como no caso de transporte coletivo ou para o transporte de funcionários dentro de uma empresa.

Os benefícios da terceirização

Veja os benefícios que terceirizar a frota trará ao seu negócio:

A redução de custos

A terceirização da frota ajuda a reduzir gastos na medida em que o empreendedor não precisa comprar veículos próprios, nem contratar funcionários e assumir seus salários e encargos trabalhistas, nem arcar diretamente com os custos associados ao transporte, como combustível, troca de pneus, manutenção periódica, depreciação, tecnologia de rastreamento/monitoramento, documentação e assim por diante.

Claro que, de alguma forma, esses custos estão embutidos nos valores cobrados pela empresa terceirizada, mas de forma equilibrada e mais bem distribuída entre os diferentes clientes que demandam o serviço. O custo-benefício certamente compensa, pois a empresa não somente reduz gastos como se livra de muitos procedimentos burocráticos, otimizando seu tempo.

Engana-se quem acha que os serviços terceirizados pecam pela baixa qualidade. Acontece exatamente o contrário — como a empresa terceirizada tem no transporte de cargas sua principal atividade, ela se esforça para manter um nível elevado de serviço, procura cumprir prazos e agradar da melhor maneira possível os clientes.

Sejam custos administrativos ou operacionais, a terceirização de frota tende a reduzi-los de maneira relevante.

A redução de capital imobilizado

Uma empresa que possui frota própria sofre com o capital imobilizado. Da mesma forma que um estoque sem movimento, uma frota parada significa “dinheiro parado”. A frota representa ativos de baixa liquidez, ou seja, caso a empresa necessite de uma determinada soma de dinheiro devido a um imprevisto, não será simples vender um ou mais veículos e transformá-los em dinheiro rapidamente.

O veículo só estará sendo produtivo enquanto estiver fazendo entregas e enquanto essas entregas ainda oferecerem lucro para cobrir os custos com ele.

Em épocas de poucas vendas, por exemplo, muitos veículos permanecem inativos, mas ainda exigem manutenção e cuidados para evitar maior depreciação. Trata-se, portanto, de um capital imobilizado que gera custos e, possivelmente, prejuízos.

O dilema das novas aquisições é abolido

Dessa forma, o gestor também se livra do velho dilema “é hora de comprar ou não um veículo novo?”. Para muitos gestores, o momento exato de comprar um veículo novo e passar adiante o velho ainda é motivo de preocupação e, quando essa decisão não é bem tomada, eles costumam ter prejuízos com compras muito antecipadas ou muito atrasadas.

Precificar o veículo mais velho na hora de revender também costuma criar problemas para a empresa. Nem sempre, a depreciação é bem calculada e o veículo acaba gerando prejuízos.

Quando o gestor deseja um valor muito acima de mercado, por exemplo, a revenda pode demorar muito, mas os custos com o veículo permanecem. Caso a empresa não esteja tão bem provida de recursos financeiros, ela pode revender por um preço muito baixo a fim de obter capital de giro para dar entrada no financiamento de outro veículo.

Capital de giro

A maior segurança e a maior eficiência

Ao delegar o transporte de carga a empresas especializadas nessa atividade, o empreendedor conta com um suporte de boa qualidade, que oferece maior segurança e eficiência.

Não é difícil entender esse ponto, já que os profissionais terceirizados costumam passar por treinamentos específicos e atualizações constantes na maior parte das empresas que terceirizam este tipo de serviço. Desse modo, eles dirigem com responsabilidade, evitando cometer infrações e acidentes, preservando ao máximo a carga de possíveis perigos e danos.

Boas empresas de transporte de carga também dispõem de tecnologia avançada e útil, como sistemas de rastreamento e monitoramento, que permitem acompanhar, em tempo real, cada passo do veículo na rota traçada e favorecem a comunicação com o motorista.

Os veículos passam por manutenção periódica e a empresa respeita seu tempo de vida útil, realizando substituições sempre que preciso e “aposentando” o veículo mais antigo.

A terceirização possibilita ao gestor contar quase sempre com veículos novos para efetuar o transporte de suas cargas. Quando não são novos, são seminovos. O que importa é que estarão sempre em boas condições de uso.

O que você pensa da terceirização de frota? Está precisando desse serviço? Aproveite para entrar em contato com a Lokamig Empresas e conhecer o serviço seguro e eficiente que ela oferece!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário