fbpx
turismo local na pandemia turismo local na pandemia

Turismo local: qual a importância de incentivá-lo durante a pandemia?

3 minutos para ler

O turismo local é feito em uma escala regional, que não envolve a saída do estado ou do país, porém, abrange como qualquer outra forma de turismo o deslocamento de pessoas. Ao mesmo tempo, ele também é responsável por proporcionar atividades de cunho econômico, cultural e social em uma região.

Digamos, por exemplo, que você é morador da capital mineira, Belo Horizonte. Em um ano regular, você viajaria para fora do país ou para o litoral. No entanto, em vez de fazê-lo, você decide visitar Ouro Preto, apreciar a história da cidade e a queima de fogos em um mirante com uma bela vista, acompanhado, é claro, de um bom vinho.

Por que incentivar o turismo local?

O turismo local é um importante ramo econômico e cultural de um país. Ele é capaz de transformar e impulsionar toda a dinâmica de uma cidade, de um lugar ou de uma região. Ele promove a inclusão social, gera oportunidades de emprego e de renda. Portanto, é uma estratégia e uma forma de lazer que traz melhoras significativas na qualidade de vida das pessoas.

Quais as vantagens para quem vai viajar?

As vantagens do turismo local para quem pretende viajar é o menor tempo de viagem e, por consequência, a redução do desgaste físico e, também, do veículo utilizado. Viagens curtas são menos dispendiosas e possibilitam que o tempo e o investimento feitos tenham um retorno melhor.

As viagens longas, ao contrário, duram um curto período, entre três e sete dias, como as de réveillon. Desses poucos dias, leva-se um para descansar e perde-se metade do último dia para retornar à terra natal ou ao destino de origem. Enfim, aproveita-se muito pouco da viagem.

Portanto, o turismo local garante preços mais atraentes, viagens mais simples de organizar e de realizar e, para completar, com destinos menos disputados ou cobiçados. Ou seja, economia, conforto e privacidade garantidas.

O turismo local é uma boa escolha?

Se você deseja viajar com conforto e tranquilidade, o turismo local, sem dúvidas, deve ser uma de suas opções. Sobretudo, em tempos de pandemia. Se seu objetivo é fugir do calor do verão, dê preferência para cachoeiras, serras e rios. Agora, se você está com aquela vontade de provar uma gastronomia diferente, procure por festivais gastronômicos em sua região. Esse são ricos em comidas e bebidas artesanais, as quais, aliás, são excelentes para saúde por serem menos processadas e produzidas em menor escala.

No entanto, se você faz parte das pessoas que gostam de conhecer a história e a cultura do lugar, procure por festivais de cinema, de música, teatro ou por cidades históricas. Essas têm patrimônios culturais surpreendentes e que podem datar de três a quatro séculos atrás. Portanto, vale a pena conhecer o turismo local.

Decidiu aonde ir, mas quer fazê-lo com mais segurança e conforto? A Lokamig pode ajudar você a encontrar e escolher o veículo ideal para sua viagem. Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário