fbpx
embreagem embreagem

4 dicas para aumentar a vida útil da embreagem do seu carro

3 minutos para ler

Mesmo quem não é um expert em carros já ouviu falar da embreagem. Essa peça conhecida, representada por um pedal e que costuma causar calafrios nos alunos das autoescolas, é um sistema responsável pela coordenação de trocas de marcha em um carro.

Basicamente, a embreagem é formada por um disco, platô, rolamento, câmbio e o pedal — sem falar em todos os cabos que conectam o sistema. Isso significa que, ao contrário do que muitos parecem acreditar, a embreagem não se resume a um pedal que você pode usar e abusar sem impactos. O mau uso da embreagem pode reduzir consideravelmente o tempo de vida útil da peça, que costuma durar, em média, 100 mil quilômetros.

Sendo assim, reunimos neste post 4 dicas para que você prolongue o tempo de vida útil da embreagem de seu carro. Confira!

1. Utilize o ponto morto

Muitos motoristas só se lembram do ponto morto na hora de desligar o carro. Mas se o seu objetivo é prolongar a vida útil da embreagem de seu carro, sempre que fizer uma parada longa, como nos semáforos, utilize o ponto morto e só engate novamente a marcha na hora de sair. Isso evita o desgaste desnecessário do conjunto.

2. Evite rodar com marcha muito alta

Uma economia mal feita pode fazer com que você gaste o dobro no futuro. Alguns motoristas, acreditando que estão economizando combustível, andam com a marcha mais alta para baixar a rotação do motor. O problema é que, ao engatar uma marcha que é incompatível com a velocidade do carro, você está forçando o sistema da embreagem — o conjunto é submetido a um torque elevado. 

O resultado é uma sobrecarga, tanto na transmissão quanto no motor, que pode começar a apresentar pré-ignição e sofrer avarias. Portanto, ao contrário do que o motorista pensa, essa prática não reduz o consumo, mas eleva significativamente.

3. Não dirija com o pé apoiado no pedal

Alguns motoristas têm o hábito, principalmente em estradas longas, de descansar o pé esquerdo em cima do pedal de embreagem. Essa prática, quando se torna recorrente, pode reduzir consideravelmente a vida útil do conjunto de embreagem.

Sempre que for mudar de marcha, tire o pé da embreagem de forma lenta, de acordo com a característica de seu carro. Se for passar um período longo com a mesma marcha, deixe o pé descansando ao lado do pedal.

4. Use o freio de mão na subida

Outra prática prejudicial, porém recorrente, é a de utilizar a embreagem para segurar o carro em ladeiras. basicamente, o que a pessoa está fazendo é usar a força do motor e do sistema da embreagem para segurar o carro, causando um atrito desnecessário no platô e volante do motor. Para evitar esse tipo de desgaste, opte sempre pelo freio de pedal ou, em paradas mais longas, o de mão.

Esperamos que este post possa ajudar a manter a vida útil da embreagem de seu carro, um conjunto de peças tão importante para quem gosta de ter controle total sobre o veículo. Um carro “saudável” custa menos no bolso e não te deixa na mão quando você mais precisa.

Gostou do post? Conte pra gente nos comentários o que você faz para aumentar a vida útil de seu carro.

Posts relacionados

Deixe um comentário