fbpx
waze ou maps? waze ou maps?

Waze ou Google Maps? Qual escolher, afinal?

4 minutos para ler

Os aplicativos de mapas e GPS são essenciais não apenas para quem está dirigindo em um lugar desconhecido. Eles também podem ser usados por moradores locais, que conhecem os trajetos, mas querem informações em tempo real sobre congestionamentos, acidentes e interdições, obras e até a respeito dos locais especificamente.

Os apps mais populares nesse segmento são o Waze e o Google Maps, ambos pertencentes ao mesmo grupo empresarial, o Google, mas que trazem propostas de serviços diferentes, que influenciam na experiência dos usuários.

Quer conhecer esses dois aplicativos, suas características, seus prós e contras? Ao ler este post, você terá uma base para fazer a sua escolha entre Waze ou Google Maps. Confira!

O que é o Waze?

Um dos aplicativos pioneiros do segmento, o Waze foi lançado em 2006, em Israel, e se popularizou mundialmente a ponto de ser adquirido pelo Google, em 2013. O app pode ser considerado uma espécie de rede social de motoristas, que permite aos seus usuários compartilharem informações sobre o trânsito — onde estão bloqueios, acidentes, engarrafamentos e obras nas ruas e estradas, como mencionado.

Quando há um grande número de alertas sobre um determinado problema na via, com muitos usuários relatando, você recebe uma notificação sobre o ocorrido e o app faz um redirecionamento de rota, indicando um caminho alternativo para que você evite esse problema.

Além disso, o algoritmo do Waze foi desenvolvido para aprender os hábitos de cada motorista e, a partir deles, indicar os melhores caminhos e soluções. Por funcionar como uma rede sociais de mapas, o Waze facilita o rastreamento de seus amigos, ajudando na localização e permitindo que você calcule prazos de chegada, evitando desencontros.

Quais são os contras de utilizar o Waze? Podemos destacar a falta de mais detalhes sobre os locais, os anúncios na tela do telefone, o fato de ser um app muito útil apenas para motoristas e a necessidade de conexão de dados ativa.

O que é e como funciona o Google Maps?

O Google Maps é uma ferramenta que apresenta mais ferramentas gráficas que o Waze, sem os recursos sociais — em que os próprios usuários reportam os inconvenientes do trânsito e o app aprende o seu caminho diário.

Ao utilizar o Google Maps, o usuário tem a possibilidade de visualizar e calcular o tempo médio entre rotas e consultar informações sobre o tráfego, com base nas informações do Waze e nos dados dos órgãos oficiais, como os Centro de Engenharia de Tráfego das cidades.

Além disso, o usuário pode consultar informações a respeito de transporte público — rotas, horários, baldeações etc — ou caminhos mais rápidos para se deslocar andando. O Maps também pode ser utilizado como um guia por quem está em busca de hotéis, restaurantes, supermercados, bancos e outros estabelecimentos — além da localização, o cliente pode ver fotos e avaliações de outros usuários.

Outro grande diferencial desse app é o Street View — um recurso que coloca o usuário no local em que deseja, permitindo que ele “passeie” pelas ruas e identifique os detalhes dos lugares, antes mesmo de chegar.

Quais são os contras de se utilizar o Google Maps? Podemos destacar o excesso de recursos, que podem confundir alguns usuários mais leigos, e a falta de alertas para os usuários sobre problemas de trânsito.

E qual é o melhor app? Aquele que atender às suas necessidades, claro! Por exemplo, a automação do Waze pode se adequar melhor às pessoas que dirigem todos os dias para o mesmo destino, pois o app aprenderá o seu caminho e poderá fazer os alertas e redirecionamentos necessários.

Já o Google Maps é um app que não é restrito apenas aos motoristas, mas que pode ser utilizado por pedestres, usuários de transporte público e por pessoas que estão apenas em busca de informações sobre uma determinada região. Independentemente de qual você escolher, quando for viajar de carro, sempre planeje a rota com antecedência, para evitar contratempos.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre as características desses dois aplicativos? Já escolheu entre Waze ou Google Maps? Quer continuar recebendo informações valiosas como as apontadas aqui? Então assine agora mesmo a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário